Molibdênio, tricampeã no Brasil, está entre as top 3 do planeta e tem a melhor programação do mundo


A TRICAMPEÃ BRASILEIRA, MOLIBDÊNIO 42, DO COLÉGIO OBJETIVO, ESTÁ ENTRE AS TOP 3 DO PLANETA E TEM A MELHOR PROGRAMAÇÃO DE ROBÔS DO MUNDO

A equipe Molibdênio 42, formada por alunas e alunos do Colégio Objetivo de São Paulo é Tricampeã (2017, 2018 e 2019) na RoboCup Junior Brasil - também conhecida como Competição Latino-americana de Robótica (LARC), na modalidade OnStage Advanced (Ensino Médio). Nessa modalidade, robôs e humanos interagem entre si ao dançar, representar, contar uma história. A plateia, quase sempre boquiaberta, não se cala diante da demonstração do talento, da criatividade e da beleza.

Em 2020, a RoboCup Junior, que reúne os campeões de dezenas países, dos ensinos Fundamental e Médio, foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. Como nas olimpíadas esportivas, os atletas da ciência participam de diferentes modalidades.

Em 2021, organizada pela França, a competição mundial ocorreu de forma on-line. Entre os 18 países participantes da modalidade OnStage, a equipe Molibdênio 42, tricampeã brasileira em 2019, conquistou o título de estar no TOP 3 do mundo. Os organizadores optaram por não premiar em medalhas de ouro, prata e bronze. Isso significa que apenas três equipes, de três países, alcançaram o patamar de TOP do planeta.

Além disso, na mesma competição de 2021, a Molibdênio 42 conquistou o prêmio de Best Software Solution, portanto tem a Melhor Programação de Robôs do planeta.

CURIOSIDADE

O trabalho TOP 3 dos melhores programadores, estudantes do Objetivo, foi criado antes de novembro de 2019. Inspirado nos filmes Missão Impossível e Homem-aranha, o cientista, utilizando inteligência artificial, realidade aumentada e mão robótica, tinha de salvar o mundo de uma... pandemia.

HISTÓRICO DE MEDALHAS E PRÊMIOS DA MOLIBDÊNIO 42 NA ROBOCUP JUNIOR

Em 2016, na RoboCup Junior Brasil (ou LARC), a Molibdênio 42, inspirada nos filmes Ghostbusters (Os Caça-fantasmas), eliminou da face da Terra qualquer ameaça do outro mundo.

Em 2018, campeã brasileira de 2017, a equipe conquistou a medalha de PRATA e o prêmio de Best Programming na RoboCup Junior realizada no Canadá. Os Vice-campeões Mundiais e Melhores Programadores de Robôs do planeta levaram a saga de Star Wars (Guerra nas Estrelas). Munidos do sabre de luz, venceram Darth Vader. Sim, a Força estava com eles.

Em 2019, bicampeã brasileira em 2018, a Molibdênio 42 viajou de volta ao futuro, para a RoboCup Junior internacional, na Austrália. Inspirado no filme De Volta para o Futuro II, o robô Marty McFly, a bordo do carro De Lorean, não via o tempo passar para enfrentar e vencer ameaça terrorista.

Em 2021, na RoboCup Junior internacional, como já dissemos, a equipe conquistou o título de TOP 3 e o prêmio de Melhor Programação do mundo.

ROBOCUP JUNIOR BRASIL (OU LARC)
ON STAGE SECONDARY OU ADVANCED - MOLIBDÊNIO 42 - COLÉGIO OBJETIVO
2016
RECIFE/PE
2017
CURITIBA/PR
2018
JOÃO PESSOA/PB
2019
RIO GRANDE/RS
2020
(não ocorreu)
2021
-------
PRATA OURO OURO OURO PANDEMIA (ainda não se realizou)
ROBOCUP JUNIOR INTERNACIONAL
ON STAGE SECONDARY - MOLIBDÊNIO 42 - COLÉGIO OBJETIVO
2018
MONTREAL
CANADÁ
2019
SYDNEY
AUSTRÁLIA
2020
FRANÇA
(ocorreu em 2021)
2021
FRANÇA (VIRTUAL)
PRATA
E MELHOR PROGRAMAÇÃO
PARTICIPAÇÃO PANDEMIA TOP 3
E MELHOR PROGRAMAÇÃO

TRÊS EQUIPES DO OBJETIVO PARTICIPARAM DA ROBOCUP JUNIOR, NA AUSTRÁLIA, EM 2019

Além da Molibdênio 42, mais duas equipes do Colégio Objetivo foram à Austrália, em 2019: Robo Brain e Aperture.

Na modalidade Rescue Line, em que robôs resgatam vítimas do perigo iminente, os alunos do Colégio Objetivo de São Paulo conquistaram a vaga para o mundial por terem se tornado Campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em 2018. Naquele ano, o Robo Brain completou (gabaritou), com louvor, todas as fases do percurso, no menor tempo.

Robo Brain, que tantos títulos recebeu na OBR, desde que seus criadores eram do Ensino Fundamental do Objetivo, recebeu na RoboCup Junior, na Austrália, o prêmio de Best Hardware Solution. Brain, o robô mais bonito do mundo, tinha na roupagem peças de impressora 3D, pedacinhos de sucata e apurados sensores tecnológicos.

A equipe Aperture participou da RoboCup Junior da Austrália, por ter sido vice-campeã brasileira em 2018, na modalidade Soccer Light Weight, que é o futebol entre robôs.

2019, O ANO QUE AINDA NÃO TERMINOU. DUAS EQUIPES DO OBJETIVO SÃO AS ATUAIS CAMPEÃS DA ROBOCUP JUNIOR BRASIL

Além da medalha de Ouro para a Molibdênio 42, na RoboCup Junior Brasil de 2019, a equipe Aperture tornou-se Campeã, com o futebol dos robôs. Atacantes e goleiros se enfrentaram, a duras peças. E os gritos de gol ecoaram pelos ginásios.

A RoboCup Junior Brasil, que não se realizou em 2020, ainda não aconteceu em 2021.

ROBOCUP JUNIOR BRASIL (OU LARC)
Soccer Light Weight – APERTURE - COLÉGIO OBJETIVO
2017
CURITIBA/PR
2018
JOÃO PESSOA/PB
2019
RIO GRANDE/RS
2020
-------
2021
-------
PRATA
PRATA
OURO PANDEMIA PARTICIPAÇÃO
ROBO BRAIN
RESGATE
2018
OBR BRASIL
2018
ROBOCUP JR BRASIL
JOÃO PESSOA/PB
2019
ROBOCUP JR
SIDNEY
AUSTRÁLIA
OURO OURO
GABARITADOR, EM MENOR
TEMPO
BEST DESIGN

NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, O BRILHO DO OBJETIVO NA ROBOCUP JUNIOR

O fato é que, nas últimas quatro edições da RoboCup Junior (2017, 2018, 2019, 2021), alunas e alunos do Colégio Objetivo têm demonstrado muita garra, de robótica e de perseverança.

Outra equipe que tem se destacado na RoboCup Junior Brasil, na modalidade On Stage Preliminary (Ensino Fundamental), faz parte do Colégio Objetivo de Juazeiro, na Bahia, que adota o Sistema de Ensino Objetivo. Fica lindo de ver robôs, alunas e alunos, tocando e dançando, inspirados na colorida alegria brasileira.

Isso para não falar de edições mais antigas, em que medalhas e prêmios também foram conquistados pelos alunos do Colégio Objetivo na RoboCup Junior. Mas aí seria viajar para algum lugar do passado...

Sandra Miessa

Vídeos Relacionados