Novo Ensino Médio: Encontro Pedagógico expõe as mudanças para 2021


A reforma do Ensino Médio, definida pela Lei nº 13.415/2017, significa para o Sistema de Ensino Objetivo uma oportunidade de reafirmar o compromisso com uma educação de qualidade, vigente nos seus mais de 50 anos de presença no panorama educacional brasileiro.

Para auxiliar a implantação do Novo Ensino Médio em sua rede de escolas conveniadas, o Sistema de Ensino Objetivo promoveu o Encontro Pedagógico On-line, no dia 14 de novembro. O encontro ofereceu a oportunidade de aprimoramento das práticas pedagógicas que serão conduzidas em sala de aula a partir de 2021.

No evento, foram oferecidos 12 cursos pertinentes a todas as disciplinas curriculares: Biologia, Filosofia e Sociologia, Física, Geografia, História Geral e História da Arte, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Oficina de Arte, Projeto de Vida, Química e Tecnologias e Mídias Digitais.

Na área de Linguagens e suas Tecnologias, o estudo da Língua Portuguesa e suas manifestações literárias tem como ponto fundamental levar o aluno a incorporar a competência linguística que possibilite não só o entendimento do discurso como também a análise crítica da realidade. Essa postura pedagógica — fundamento do ensino no Curso e no Colégio Objetivo — foi reforçada no encontro.

Os educadores discutiram os itinerários formativos na área. Na proposta, o professor mediará o protagonismo do aluno em atividades lúdicas. Foram apresentadas sugestões de práticas de atuações pedagógicas que podem ser implantadas em sala de aula. Em Literatura, por exemplo, serão encenados contos de Machado de Assis. No que se refere ao estudo da Língua Portuguesa, haverá a elaboração de jogos sobre figuras de linguagem.

No curso de Matemática, um dos destaques abordados foi a implantação da disciplina de Educação Financeira como itinerário formativo. Os educadores tiveram acesso aos eixos estruturantes desenvolvidos nos textos e exercícios propostos para esse itinerário no caderno do primeiro bimestre de 2021. Também foram discutidas práticas didáticas ligadas às matérias Grandezas proporcionais, Regra de três e Porcentagens, assuntos que serão basilares ao conteúdo das aulas de Educação Financeira.

Os professores que participaram do curso Projeto de Vida conheceram detalhes da proposta planejada pelo Sistema de Ensino Objetivo para a área. A ideia é oferecer ao aluno um espaço para que possa ter mais clareza dos seus reais valores, potenciais e sonhos, ajudando-o na construção de sua identidade e no desenvolvimento do autoconhecimento, para que ele possa melhor organizar seus planos para o futuro e exercer o pleno protagonismo em sua vida.

A disciplina de Geografia apresentou a nova proposta prevista para a 1ª e 2ª séries. Entre outros assuntos, transcorreram discussões sobre itinerários formativos que serão desenvolvidos em quatro bimestres e que são fundamentais para ajudar o aluno escolher o seu Projeto de Vida. No curso, também foi ministrada uma aula sobre o tema Cidades Inteligentes, com demonstração de uso do material aos participantes.

Saber expressar-se digitalmente é uma necessidade que tem se tornado cada vez mais importante no mundo contemporâneo. O curso Tecnologias e Mídias Digitais enfatizou habilidades que os estudantes precisam desenvolver para dominar os diversos tipos de criações digitais. Na ocasião, foram apresentadas a programação prevista para as turmas da 1ª série do Ensino Médio e propostas de conteúdos para a 2ª série.

Um dos pontos esclarecidos no curso de História Geral e História da Arte é que a nova legislação permite que 20% das aulas possam ser ministradas em EaD. As escolas podem optar por oferecer a matéria de História da Arte na modalidade a distância. No curso, foram apresentados aos educadores fragmentos de como seriam essas aulas no regime de EaD e de como foi o envolvimento da área no processo de implantação da BNCC no conteúdo da 1ª série.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos acontecem ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram da versão on-line realizada no dia 14 de novembro poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Em breve, serão divulgadas novas datas. Os procedimentos encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo.

Confira o depoimento de alguns participantes:

Luciana de Souza Roque, professora de Informática do Dinâmica Colégio de Nova Granada, Nova Granada (SP)
“O curso foi excelente e bem produtivo! Os professores Caniloi e Roberto foram superatenciosos com todos.”

Carmen Oliveira, professora do Colégio Objetivo Morumbi, São Paulo (SP)
“A oficina foi ótima. O Caniloi e o Roberto são muito atenciosos, sempre atentos aos detalhes, e trouxeram uma ferramenta útil e interessante para atender o momento que estamos vivendo agora. Parabéns. Obrigada.”

Fábio Vitor de Sá, professor do Colégio Objetivo Tatuapé, São Paulo (SP)
“Abordagem excelente. Tivemos várias possibilidades de adaptação, tanto de programas quanto de projetos, de acordo com a atividade proposta.”

Fernanda de Castro da Silva, professora do Colégio Tobias de Aguiar, São Paulo (SP)
“Muito boas todas as questões apresentadas e a interação dos colegas para ampliar e nos dar base para o que teremos a partir do próximo ano.”

Adilson Modesto Alves, professor de Arte do Colégio Peq Kids, Biritiba Mirim (SP)
“Parabéns, excelente palestra que acrescentou muito ao meu aprendizado.”

Patricia Pereira, professora de Arte do Colégio Cidade de Itatiba, Itatiba (SP)
“Parabéns a todos envolvidos nesse evento. É muito importante ter esse apoio e disponibilidade de vocês para que nosso trabalho passe pelas mudanças da melhor forma possível. Muito obrigada, sempre.”

Francisco Joaquim da Silva, professor de Arte do Colégio Interação Modelo, São Paulo (SP)
“Gostaria de parabenizar a todos pela experiência superpositiva. Só tenho que agradecer por fazer parte desse grupo.”

Simone Cândido Ferreira Souto, professora de Arte do Centro Educacional Galileu Galilei, Campina Verde (MG)
“Gostei muito. Uma troca de ideias na qual vimos que nossas dificuldades e aspirações são as mesmas. Nossa arte tem que ser valorizada.”

Simone Cristina Espinosa Nery, professora do Colégio Objetivo de Piedade, Piedade (SP)
“Muito bem colocadas e exemplificadas as estratégias e alterações. Parabéns aos organizadores.”

Cintia Nunes da Silva, professora do Colégio Apollo, Itaquaquecetuba (SP)
“Foi excelente e fundamental essa formação. É claro que muitas dúvidas ainda permanecem, mas acredito que na prática iremos saber lidar melhor com essa nova Base.”

Maria Izabel Nascimento, professora do Colégio Destaque, Fronteira (MG)
“Como sempre, estes encontros sempre acrescentam muito na formação dos professores, muita informação e sugestões superpertinentes. Parabéns a todos os envolvidos na elaboração.”

Ana Paula Madalosso, professora da Escola Pequeno Príncipe - Sistema Objetivo, Alto Araguaia (MT)
“Foi de grande valia para nós professores. Foi bem instrutiva e detalhada, pois sanou muitas dúvidas que eu tinha. Muito obrigada.”

Gilberto Pedro de Andrade, professor de Língua Inglesa da Cooperativa Regional de Ensino Colégio Ruy Barbosa - Objetivo Jales, Jales (SP)
“Encontro pedagógico muito bem organizado com profissionais muito bem preparados e experientes. Parabéns!”

Eller Rafael da Silva, professor de Espanhol do Colégio Vencer - Objetivo, Carmo do Rio Claro (MG)
“Superinteressantes as ponderações e as discussões realizadas. Bastante esclarecedoras as questões apontadas. A interação dos professores com os palestrantes foi de suma importância para um encontro produtivo e eficiente. Parabéns!”

Nalva Barros de Andrade Ribeiro, professora do Colégio Porto Marchesano, Itapevi (SP)
“O formato desses encontros é fantástico, podemos ver o quanto nosso país apresenta diversidades educacionais. Neste encontro, retomamos pontos específicos nas mudanças da BNCC e pontuamos angústias frente a essa transformação. Alguns aspectos ficaram mais visíveis e outros foram esclarecedores. Obrigada.”

Elmar Santoro, professor de Filosofia do Colégio Objetivo Ivaiporã, Ivaiporã (PR)
“O encontro trouxe inúmeras novidades na área de Filosofia e Sociologia, bem como dicas para ministrar aulas, como atualizar um conteúdo. Foi muito importante ouvir os professores a respeito da reformulação das apostilas e novas sugestões.”

Segismundo Siqueira Filho, professor do Colégio Objetivo Boraceia II, Bertioga (SP)
“Encontro proveitoso, com esclarecimentos, pontuações e liberdade para manifestação dos participantes. Creio que alguns questionamentos importantes foram levantados e até demandariam um maior debate.”

Mariana Beolchi Jódas Roversi, professora de Língua Portuguesa e Projeto de Vida do Colégio Abrahão Naime - COOPEM Objetivo Mirassol, Mirassol (SP)
“Foi um momento de troca muito importante e bem pontuado. Espero que tenhamos, em breve, mais momentos como esse, com profissionais maravilhosos como os que ministraram o curso.”

Sandra Maria Bezerra de Lima Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Evolução - Vila Caju, São Paulo (SP)
“Todos os professores foram maravilhosos. Todos passaram com muita excelência o conteúdo Projeto de Vida. Parabéns a todos! Muito agradecida.”

Alexandre Aparecido Alves Lima, professor de Educação Física do Colégio Escalada Objetivo - Francisco Morato, Francisco Morato (SP)
“A palestra forneceu os assuntos necessários para alinhar o conceito da nova estrutura para o Ensino Médio. Parabéns aos envolvidos!”

Paula Antônia de Pádua Baião Silva, orientadora educacional do Colégio Objetivo NHN, São Sebastião do Paraíso (MG)
“O curso foi muito bom, auxiliou na formação de conceitos e práticas para o novo Ensino Médio.”

Fernanda Almeida de Souza Rincon, diretora do Instituto Educare de Prado, Prado (BA)
“Curso excelente. A proposta está maravilhosa. Já estou ansiosa para começar o novo ano letivo. Parabéns Objetivo.”

Camila Rodrigues de Lollo, professora da Escola Iang Tao - Objetivo, São Joaquim da Barra (SP)
“Muito bons os esclarecimentos. Gostei bastante de participar. Obrigada!”

Rafael Ribeiro dos Santos, professor do Colégio Preve Objetivo, Bauru (SP)
“Ótima discussão com informações para nos organizarmos para o planejamento futuro.”

Flávia Paula Campos Teles, professora de Arte do Colégio Objetivo Caraguatatuba, Caraguatatuba (SP)
“Todas as informações propostas nesta palestra me foram úteis. Isso é muito importante na minha formação acadêmica.”

Leda Maria Zanetti Machado, professora de Gramática e Redação do Colégio Limeirense - Objetivo, Limeira (SP)
“O Encontro Pedagógico é sempre uma ótima oportunidade para troca de experiências e, no de hoje, especificamente, foi muito esclarecedor em relação às dúvidas sobre o Novo Ensino Médio.”

Samuel Moreira Machado, coordenador e professor de Língua Portuguesa do Colégio São Francisco - Objetivo, Guararema (SP)
“Eu gostei bastante da explanação que vocês realizaram, de forma bem didática, clara, objetiva. Sabemos que as mudanças deixam as pessoas preocupadas, mas precisamos estar dispostos à mudança. Foi de grande valia as sugestões, as diversas leituras realizadas durante esse EP. Sei que vamos ter o respaldo de vocês e que vamos passar por essa mudança, juntos! Precisamos ter novos desafios, deixar as negatividades de lado e procurar olhar para uma construção positiva. Parabéns! Gostei!”

Luciano Sant"Ana, professor de Língua Portuguesa no Colégio Objetivo Suzano, Suzano (SP)
“Parabéns pelo evento e pelo empenho dos organizadores. Alta qualidade!”

Maurício Agostini Rey, professor de Literatura e Redação no Colégio Vencer, Carmo do Rio Claro (MG)
“Parabéns pelo Encontro Pedagógico! As informações ficaram mais claras!”

Cláudia Regina Paglioni Moura, professora de Redação no Colégio Abrahão Naime, Mirassol (SP)
“Gosto muito deste novo formato do curso. Adorei o encontro, muito proveitoso. Por favor, verifiquem a possibilidade de mais encontros como esse.”

Antonio Wellington Araújo Costa, professor de Matemática do Sistema Educacional Master, São Luís (MA)
“Evento excelente e bastante esclarecedor. Parabéns a todos os envolvidos.”

Ricardo Augusto Guimarães Romeiro, professor de Matemática do Objetivo da Vinci e Objetivo de Cachoeira Paulista, Lorena (SP) e Cachoeira Paulista (SP)
“A proposta do Objetivo quanto à BNCC ficou muito boa. É de grande importância para a formação do cidadão a Educação Financeira.”

Nádia Bianco Peron, professora da Escola Iang Tao - Objetivo, São Joaquim da Barra (SP)
“Apaixonada pelo Prof. Giuseppe. Foi um grande prazer participar. Muito inspirador para que possamos melhorar cada vez mais nossas aulas. Muito obrigada.”

Fabiano Manfrim, professor do Colégio Objetivo José Bonifácio, José Bonifácio (SP)
“É sempre uma honra participar desses encontros proporcionados pelo Objetivo. A cada nova reunião agregamos às nossas profissões novas experiências e isso tem se tornado um aprendizado constante. Parabéns.”

Gerson de Sá Lucena, professor de Matemática do Colégio Técnico Dom Vital - Instituto de Educação Frei Marcelino de Santana, Catolé do Rocha (PB)
“Ótima explanação, mudanças necessárias para uma melhoria no processo de aprendizagem.”

Rodolfo Gonçalves Oliveira Rocha, professor do Colégio Peq - Centro Educacional Ensino Fundamental e Médio, Biritiba Mirim (SP)
“Só tenho a agradecer a todo suporte prestado pela equipe do Objetivo, assim como os excelentes cursos.”

Karina Abranches de Faria Berti, professora do Colégio XIX de Março, Itajubá (MG)
“Muito bom, esclarecedor, e foi base fantástica para apaziguar uma ansiedade quanto ao novo caderno que virá!”

Thais Barros de Paula Capel, professora de Biologia e Ciências do Colégio Criando e Rindo (Pedacinho do Céu), São Paulo (SP)
“Adorei a nova estrutura que possibilitará a inclusão de aulas práticas em tempos próprios para isso.”

Nayara Micarelli de Arruda, professora do Colégio Lumen Objetivo, Piraju (SP)
“Incrível! As ideias, propostas, material, interatividade e a dinâmica de colocar o aluno no centro, estimulando o senso crítico, habilidades, conhecimento, interesse. Muito bom mesmo, ainda mais para os alunos da 1ª série, que vêm do Fundamental ainda um pouco imaturos. Essas atividades vão manter o interesse deles para interagirem, buscarem conhecimento, etc.!”

Mariana Nunes dos Santos Sismeiro, professora de Biologia do Colégio Objetivo, Ivaiporã (PR)
“Formações pedagógicas excelentes; estou muito orgulhosa de fazer parte do Sistema Objetivo. Agradeço a oportunidade.”

Everton Fioramonte Guerrsa, professor do Colégio Objetivo, Leme (SP)
“Ótimo curso e conteúdo extremamente relevante para a proposta do Novo Ensino Médio.”

Marcela Sétte da Silva, professora de Química do Objetivo Boituva, Boituva (SP)
“Belo trabalho realizado pela equipe formativa, parabéns!”

Pedro Lúcio Bonifácio, professor de Química do Colégio Objetivo NHN, São Sebastião do Paraíso (MG)
“O professor Salles, além de conduzir o curso com muito conhecimento dos Itinerários, nos deu uma senhora aula.”

Juliana Cristina de Faria Pires, professora do Colégio Domus Vivendi - Objetivo Itaquera, São Paulo (SP)
“Ótimo curso. Houve vários esclarecimentos de coisas que eu não estava sabendo. Obrigada!”

Sérgio Henrique de Paiva, professor de Física do Colégio Junqueira, Andradas (MG)
“Muito boa a proposta de Astronomia como Itinerário. Geralmente, os alunos têm muita curiosidade sobre esse tema.”

Diego Anísio Modesto, professor de Física do Colégio Objetivo Boiçucanga, São Sebastião (SP)
“Gostaria de parabenizá-los a respeito do material que vocês estão desenvolvendo para o próximo ano. Acho muito válida toda essa elaboração para a construção do pensamento científico. Eu, também como pesquisador acadêmico, vejo que estimular essa visão no Ensino Médio faz uma diferença gigantesca lá na frente, quando os calouros fazem iniciação científica, por exemplo. Isso fará uma diferença muito grande na formação do aluno e facilitará quando ele entrar na universidade. Novamente, parabéns!”

Kaynan Ferreira da Silva, professor do Colégio Objetivo de Riolândia, Riolândia (SP)
“A apresentação do material foi fantástica. O material ficou maravilhoso.”

Nadja de Fátima Messias, professora de Física do Colégio Porto Marchesano, Itapevi (SP)
“Gostaria de ter mais cursos para aprimorar meus conhecimentos. O curso de hoje foi maravilhoso.”

Ana Paula Campolongo, professora e coordenadora do Colégio Objetivo, São Paulo (SP)
“Só tenho a agradecer aos professores Brito e Felipe e à professora Vera pela excelente exposição. Tenho muito orgulho de conhecê-los e acompanhar esse belíssimo trabalho. Muito obrigada.”

Grace Kelly Fernandes Pedo, professora do Colégio Porto Marchesano, Itapevi (SP)
“Excelente! Os professores são pontuais e atenciosos, dominam demais o conteúdo. Aprendo cada vez mais.”

Gabriel de Paula Barbosa Landim, professor de Geografia do Centro Educacional Miretta Baronto (CEMIBA), Barra do Piraí (RJ)
“Modo prático e consistente de explicar novas normas e material didático. Agradeço a oportunidade.”

Plínio Marcos Dainezi, professor de Geografia do Colégio Objetivo Santa Rita, Santa Rita do Passa Quatro (SP)
“Ótimo curso, instrutivo, elucidativo e pragmático. Parabéns aos palestrantes.”

Maxwel de Souza Rodrigues, professor de Geografia do Colégio Castelo Branco,         Mirassol D’Oeste (MT)
“O curso foi muito bem ministrado, trazendo prévias dos materiais e questionamentos sobre os acontecimentos atuais. Material didático muito interativo e ilustrativo, Parabéns!”