Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC): descobrir, interagir e aprender


Descobrir como é possível fazer música com um tubo de material de construção. Pinceladas no ateliê de arte que despertam a curiosidade. Despertar a curiosidade em conhecer a história da família por meio da árvore genealógica. Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza. A brincadeira de faz de conta que desenvolve o raciocínio e o conhecimento corporal.

Proporcionar às crianças novas descobertas e consequentemente ampliar a compreensão de si e do mundo que a cerca é a proposta das Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC). A programação diversificada voltada às crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo estimula o raciocínio lógico, a imaginação, as habilidades motoras, o pensamento crítico, a consciência ecológica e a curiosidade pela natureza e suas infinitas possibilidades, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional.

“O ARC tem duração de quatro meses e todos professores se envolvem nas atividades. A possibilidade de se trabalhar a interdisciplinaridade é fundamental para a interação da criança”, explica Aparecida Maia Paglarin, professora do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Teodoro.

Temáticas diversificadas serviram de inspiração para a produção dos trabalhos. Os pais conferiram o resultado final em apresentações realizadas nas unidades Alphaville, Cantareira, Granja Viana, Paz e Teodoro.

Luzes, câmera e imaginação...A atividade no Objetivo Cantareira proporcionou uma lúdica descoberta sobre o mundo encantado de personagens que levam a criança a refletir sobre o real e o imaginário.  Leituras na aula de Língua Portuguesa, peça teatral criada nas aulas de Artes, apresentação de fantoches com vocabulário em inglês e um circuito baseado no clássico João e Maria, desenvolvido nas aulas de Educação Física, fizeram parte da programação.

A artista plástica Yayoki Kusama foi a inspiração para uma das atividades desenvolvidas com as crianças do Objetivo Teodoro. “Os alunos trabalharam com os círculos, fizeram colagens, pinturas em paredes, entre outras atividades. Eles vivenciaram toda essa experiência com a arte; é uma proposta que possibilita inúmeras maneiras de olhar e compreender um trabalho artístico”, afirma Olívia Orsoline, coordenadora da Educação Infantil do Objetivo Teodoro.   

Leonardo da Vinci e o seu supercérebro, tema trabalhado pelo 1º ano do Objetivo Granja Viana, surgiu em uma roda de conversa em sala de aula sobre os elementos da natureza. “Uma das crianças do grupo comentou que adoraria inventar algo que a levasse à Lua. Outra logo disse que queria fazer uma invenção para ver tudo lá de cima, igual a um passarinho. Foi quando me lembrei de Leonardo da Vinci, que nasceu com um dom maravilhoso: ele observava para criar, para inventar”, explica a professora Erika Machado.

Abordar e discutir assuntos relacionados ao meio ambiente, despertar a curiosidade pela natureza e suas infinitas possibilidades foi um dos temas da atividade Curiosos por Natureza, desenvolvida com a Educação Infantil do Objetivo Alphaville. Fizeram parte dos trabalhos realizados na aula de Culinária docinhos em forma de insetos e o famoso bolo formigueiro.

Esquema corporal e órgãos dos sentidos foi um dos assuntos apresentados pelas crianças do Objetivo Paz. A proposta da atividade foi incentivar o reconhecimento do próprio corpo e dos cinco sentidos, por meio do jogo das sensações, da degustação de alimentos de olhos vendados e olfação de diversos aromas.

Todas as crianças, com os temas desenvolvidos, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios, como também adquirir e descobrir muitas coisas de maneira significativa que contribuirão para a visão de mundo e da realidade que as cercam.