Tskaltubo – Geórgia: Luiza Akemi participa de Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas (EGMO)

Luiza Akemi Bidoia de Freitas parte para mais um desafio em olimpíadas científicas, desta vez em solo internacional. A aluna representará o Brasil na Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas (EGMO), que ocorrerá de 11 a 17 de abril 2024, em Tskaltubo, na Geórgia.

Tskaltubo – Geórgia: Luiza Akemi participa de Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas (EGMO)

“É minha primeira competição internacional. Tenho grandes expectativas sobre como será a experiência de representar o Brasil e espero um desafio ainda maior quanto ao nível das provas. As aulas oferecidas pelo Objetivo tiveram grande importância no meu caminho até aqui, tanto pelo conteúdo preparado pelo professor Edson Abe, quanto pelo apoio e acolhimento de todos”, afirma.

Sobre a preparação, a estudante participou do treinamento intensivo no Colégio Objetivo durante a semana e aos sábados. “Luiza é uma aluna brilhante, muito dedicada e está sempre procurando aprender novos assuntos. Ela está sempre se destacando nas olimpíadas de que participa. Devido à sua grande dedicação e talento, ela participou de várias seletivas para olimpíadas internacionais”, comenta Edson Abe, professor das aulas especiais do Colégio Objetivo para olimpíadas de Matemática.

A EGMO é uma competição de Matemática similar à Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Foi criada em 2012, no Reino Unido, com o intuito de estimular a participação de meninas em olimpíadas estudantis de Matemática. Em 2023, o mundial contou com a participação de mais de 200 estudantes de 56 países.

Para chegar à internacional…

Após conquistar medalha de prata no Torneio Meninas na Matemática (TM²) 2023, Luiza participou de duas provas seletivas, garantindo a vaga para o mundial. “Foram alguns meses com foco apenas na seletiva. Acredito que uma das dificuldades de querer fazer parte de uma olimpíada internacional é a pressão presente nas seletivas, dada a pequena quantidade de vagas e a grande concorrência. Portanto, além dos estudos, um ponto importante para fazer a prova é ter confiança em si mesmo”, afirma.

Confiança, esforço, disciplina, curiosidade pelo novo e muito talento. Luiza é conhecida por todos pelo seu interesse e dedicação aos estudos. A estudante saiu das salas de aula do Colégio Objetivo Paz para a USP, onde atualmente cursa o primeiro semestre do bacharelado em Matemática.

Luiza conta que seu interesse por competições do conhecimento começou em 2022, ano em que ingressou no Objetivo. Para ela as olimpíadas são uma grande oportunidade de ganhar prestígio, tanto pelos prêmios e medalhas como pelo conhecimento e pelos desafios que elas proporcionam.

O foco de Luiza sempre foram as olimpíadas de Matemática, mas ela também participou de olimpíadas de Física, Astronomia e Ciências. Hoje suas conquistas somam cerca de 20 premiações, entre medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa. “Os principais pontos que me levaram a gostar de Matemática, e provavelmente que levam muitos matemáticos a gostarem dessa disciplina, é a criatividade com a qual são resolvidos os problemas e a beleza que encontramos nessas demonstrações e teoremas”, comenta.

Parabéns, Luiza, pela sua dedicação e talento! Estamos na torcida!

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.