Sistema Circulatório
O coração é um dos principais órgãos do sistema circulatório. Além dele, e com a mesma importância, aparecem também os vasos sanguíneos, que incluem artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares. Tanta perfeição não seria possível sem a atuação do sangue.
Ele tem função essencial em todos os sistemas do nosso organismo e atinge todas as nossas células, alimentando-as e eliminando o que elas rejeitam. Para que isso aconteça, o sangue tem necessidade de circular em nosso corpo, e os canais por onde ele circula são os vasos sanguíneos.
O sangue é constituído de plasma, uma espécie de líquido amarelado onde estão presentes proteínas, glicídios, lipídios, hormônios e outras substâncias, e dos elementos figurados formados por hemácias, que são os chamados glóbulos vermelhos, leucócitos ou glóbulos brancos, e plaquetas.
Coração…
É considerado um músculo que realiza atividades de contração e descontração: abre e fecha, abre e fecha. Localiza-se no tórax e divide-se em quatro cavidades: dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo).
O sistema circulatório funciona assim: com os movimentos de contração, o coração age como uma espécie de bomba que impulsiona o sangue por vasos sanguíneos. Por sua vez, o sangue, rico em gás carbônico (CO2) que vem dos órgãos, chega à parte direita do coração pelas veias cavas, passando do átrio para o ventrículo e, por contração, é carregado até os pulmões pelas artérias pulmonares.
Nos pulmões ocorre a troca gasosa: o CO2 é eliminado e o O2 (oxigênio) é absorvido pelas hemácias. Então, o sangue, agora rico em O2 , sai dos pulmões e chega à parte esquerda do coração pelas veias pulmonares. Em seguida, passa do átrio para o ventrículo e, por contração, é impulsionado para a artéria aorta, que distribui o sangue rico em oxigênio para todo o organismo.
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.