Semana de Geociências e Meio Ambiente: degradação ambiental e sustentabilidade em debate no Objetivo

A degradação ambiental e seus impactos causados no ecossistema foi tema de estudo dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Semana de Geociências e Meio Ambiente do Colégio Objetivo. De 5 a 7 de junho, eles discutiram assuntos comuns às disciplinas de Ciências e Geografia, examinando e refletindo sobre questões que cercam o desequilíbrio do planeta, em busca de soluções sustentáveis.

Pesquisas, leituras complementares, elaboração de painéis e debates favoreceram os estudos e a compreensão. Para cada ano foram programadas atividades específicas a partir de um tema gerador. Os resultados das atividades foram apresentados aos educadores, amigos e familiares.

O 6º ano elaborou os trabalhos a partir do tema “Saúde do viajante”. Os grupos escolheram um país e pesquisaram diferentes aspectos da região escolhida, como clima, hábitos alimentares e culturais, risco de doenças ou necessidade de vacinação, documentação para embarque e muitas outras curiosidades. Também fez parte do trabalho a organização de uma mala contendo os itens necessários para uma viagem segura e saudável. O grupo da aluna Ana Laura Gonçalves pesquisou a Grécia. “Eu gostei muito de apresentar as características desse país tão diferente em relação ao Brasil. As pessoas ficaram muito interessadas”, afirma.

São consideras cidades sustentáveis aquelas que alinham planejamento e gestão urbana com desenvolvimento econômico, bem-estar social e conservação ambiental. A temática foi estudada pelos alunos do 7º ano. Cada grupo teve que pesquisar uma cidade e realizar uma apresentação. A aluna Laura Mie e seu grupo falaram sobre Viena. Laura comenta que a capital austríaca é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo. “O que faz Viena ser uma cidade sustentável é a organização do transporte público, a preocupação com coleta seletiva e maneiras de produzir energia. Um fato que chamou muito a minha atenção foi que o transporte público é gratuito e as pessoas normalmente optam por usar bicicleta, não carros.”

“Saúde em questão: epidemias, endemias e pandemias” foi o tema explorado pela turma do 8º ano. Peste negra, malária, gripe H1N1 e dengue foram algumas das doenças mencionadas nos trabalhos. Os alunos tiveram de produzir um vídeo para apresentar o resultado das pesquisas. “Montamos um telejornal com repórteres e apresentadores e falamos sobre a Gripe Espanhola. Gostei da Semana de Geociência porque aprendemos sobre várias questões ambientais de maneira dinâmica”, comenta a aluna Helena Paixão.

Os desastres ambientais nortearam os estudos do 9º ano. Os alunos lembraram as grandes tragédias, como Chernobyl, o acidente em Mariana, o assoreamento do Mar de Aral, o desastre ambiental em Brumadinho e muitos outros. A turma montou um podcast e apresentou ao vivo no palco para uma plateia bastante atenta. “O nome do nosso podcast foi Biocast. Falamos sobre o acidente radiológico de Goiânia com o Césio-137. Estudamos sobre os impactos das ações do homem no meio ambiente e esse caso chamou muito a atenção, uma vez que acabou prejudicando muitas pessoas”, afirma o aluno Victor Duarte.

Vídeos Relacionados

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.