São Paulo, 464 anos!

São Paulo. Essa metrópole nascida de um pequeno povoado tornou-se a cidade das multidões, dos mil e um contrastes e oportunidades. A capital paulista é grande em todos os aspectos: em seus 1.521 Km2 abriga mais de 12 milhões de habitantes e, por isso mesmo, é considerada a cidade mais populosa do Brasil.

Mas não é somente em seu aspecto populacional que a cidade de São Paulo é superlativa. Apesar dos grandes e inúmeros problemas de uma metrópole, é, entre outros segmentos, a cidade dos negócios, da educação, da saúde, dos esportes, da cultura, dos transportes, da habitação, do turismo, do lazer, da tecnologia, da produção e do maior mercado consumidor do país. 

Quer ter apenas uma ideia? São cerca de 150 bibliotecas, 109 parques e áreas verdes, 11 estádios de futebol, 333 centros de lazer, 140 teatros, 115 centros culturais e 158 museus. São Paulo tem 53 shoppings centers e 59 ruas de comércio especializado.

Na gastronomia, são mais de 20 mil restaurantes e 52 tipos de variedades de cozinha, 30 mil bares, 500 churrascarias. São Paulo contabiliza 410 hotéis, 3 terminais rodoviários, 57 milhões de carros, 1.384 linhas de ônibus com 8 milhões de pessoas transportadas ao dia, 67 estações de metrô e 92 estações de trens, 3 aeroportos (incluindo a Grande SP) com 41 cidades nacionais atendidas com voos diretos e 45 internacionais, além de 53 companhias aéreas. São Paulo conta com 1,9 mil agências bancárias, mais de 50 mil indústrias e 4,4 milhões de m² em espaços para realização de eventos. São Paulo tem 8.920 eleitores, 2.029 locais de votação e 58 zonas eleitorais.

Quem diria! A capital nasceu pequenininha, em 1554, nos Campos de Piratininga – atual centro da cidade, onde está localizado o Pátio do Colégio –, com a fundação pelos jesuítas, Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, de uma escola para índios. Nóbrega, que tinha especial devoção pelo apóstolo Paulo, escolheu o dia 25 de janeiro (data de aniversário desse santo) para fundar o povoado, que recebeu o nome de São Paulo de Piratininga.

Em 1560, o povoado foi considerado vila e, em 1711, passou a ser cidade. O desenvolvimento de São Paulo passou a ser mais rápido a partir do fim do século XIX, e isso aconteceu graças ao cultivo do café no interior do Estado e às indústrias instaladas na capital. Ela recebeu milhares de trabalhadores, entre eles, imigrantes da Europa, do Oriente Médio e Extremo Oriente, além de migrantes de outros estados e municípios.

São Paulo, o Colégio Objetivo deseja parabéns a você.

 

Fontes consultadas: Prefeitura do Município de São Paulo; Biblioteca Virtual de SP; Visite SP; Observatório do Turismo e Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.