Projeto Saúde e Nutrição orienta para uma alimentação saudável
Criar hábitos alimentares saudáveis em crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, mas estimular a ingestão de frutas e verduras e orientar quanto ao exagero no consumo de alguns alimentos são ações que ajudam na conscientização.
O Colégio Objetivo faz a sua parte estimulando iniciativas que visam informar sobre uma alimentação mais nutritiva. Ao longo do ano letivo, os alunos do 6º ao 9º ano participam de diferentes atividades promovidas pelo Projeto Saúde e Nutrição, que esclarecem sobre as vantagens de comer adequadamente.
No primeiro semestre, foi realizado o café da manhã e lanche da tarde comunitários, com o intuito de pôr em prática os conhecimentos sobre nutrição equilibrada, aprendidos nas aulas de Ciências. A proposta foi resultado da análise de uma pesquisa, que constatou que um número significativo de estudantes não faz regularmente a primeira refeição do dia e não consome frutas.
Uma aula especial, ministrada pela nutricionista Patrícia Neri Cavalcanti, no Objetivo Morumbi, esclareceu sobre possibilidades de aproveitamento integral dos alimentos. “Normalmente há preconceito quando se fala em aproveitar alimentos na sua totalidade, com talos, folhas e cascas. Mas no decorrer das discussões notei um grande interesse pelo assunto e também pelas receitas que foram mencionadas”, comenta.
Depois, os estudantes partiram para a prática: no Laboratório de Ciências, Patrícia ensinou como preparar algumas receitas naturais, tais como sucos, saladas de frutas e patês. “Eles apresentam opiniões formadas quanto ao que consomem, que nem sempre é saudável, mas buscamos orientá-los com boas opções, o que deve ser feito diversas vezes, para um melhor resultado”, explica Patrícia.
Festival de Receitas
Outra ação desenvolvida é o Festival de Receitas Saudáveis, direcionado ao 8º ano. Inicialmente, os estudantes são orientados pelos professores a pesquisar e elaborar receitas como sucos, lanches, saladas, sobremesas ou pratos quentes.
“As receitas não precisam ser necessariamente diet ou light, nem inéditas, mas devem evitar o uso exagerado de sal ou açúcar, como também a fritura”, esclarece José Alencar, coordenador de Ciências do 6º ao 9º ano.
Cada receita deve apresentar o número de calorias por porção e uma justificativa para a inclusão do prato em uma dieta equilibrada, além de informações tradicionais como ingredientes e modo de preparo.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.