Ouro, prata e bronze: 11 alunos do Objetivo são premiados na OQSP

Parabéns, Alexandre, Diogo, Felipe, Fernanda, Gustavo Almeida, Gustavo Oda, Isabela, Letícia, Luciano, Pedro e Rafael, alunos do Colégio Objetivo e do Colégio Objetivo Integrado premiados na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP). No total, 11 medalhas foram conquistadas: 3 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze.

“Mais uma vez nossos alunos e alunas se destacaram na etapa paulista da olimpíada de Química. O ótimo desempenho deles se deve ao esforço e comprometimento com os estudos, bem como ao envolvimento nas aulas de aprofundamento. São estudantes brilhantes que merecem nossos parabéns”, afirma Carlos Domingues, professor orientador do Colégio Objetivo para olimpíadas de Química.

Rafael Joaquim Parra, medalhista de ouro na OQSP, classificou-se entre os três melhores estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

“Foi marcante demais o meu resultado, apesar de confiante na minha prova, o nervosismo de pensar como os demais participantes haviam se saído durou até o último instante. Mas, ao final, superei minhas expectativas e consegui o terceiro lugar geral, que me rendeu a medalha de ouro, que eu tanto desejava, e uma premiação em dinheiro”, afirma Rafael.

Outro destaque foi o aluno Alexandre Andrade de Almeida, medalhista de ouro por três anos consecutivos na competição. Esse resultado soma a seu currículo, que já conta com mais de 90 condecorações científicas nacionais e internacionais, mais uma importante conquista. “As olimpíadas científicas representam não só uma forma de avaliar o meu desempenho como também um estímulo para continuar estudando mais e mais. Elas incentivam o aprofundamento do saber”, comentou Alexandre na ocasião de uma de suas conquistas na OQSP.

Também medalha de ouro nas edições de 2023 e 2024 da OQSP, Gustavo Jun Anraku Oda, aluno da 2ª série do Ensino Médio, comenta sua evolução na Química e a importância das olimpíadas na motivação do seu aprendizado. “Um dos objetivos primordiais dessa prova é oferecer um desafio aos participantes, o que permite uma autoavaliação essencial no desenvolvimento pessoal e intelectual. Isso tudo independentemente do ganho simbólico da medalha ou do seu uso prático para as vagas olímpicas oferecidas atualmente por diversas universidades, como a USP e a Unicamp”, explica.

Dia repleto de atividades na USP

Antes da divulgação dos premiados, os finalistas da OQSP tiveram um dia repleto de atividades na USP. Eles participaram de provas de conhecimento e raciocínio, demonstração de experimentos e visitaram os laboratórios.

“A OQSP é uma olimpíada única que, além da competição, possui atividades que apresentam a Química para além dos livros e provas, divertindo e convidando os alunos a se aprofundar e seguir carreira nesta área, como aconteceu comigo”, comenta Rafael.

Pelo excelente desempenho, os alunos premiados do Objetivo foram classificados para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que seleciona para a Olimpíada Internacional de Química (IChO) e para a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ). A OQSP visa incentivar os estudantes do ensino básico a se dedicar ao estudo da disciplina. Participam da competição alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP)

OURO
Alexandre Andrade de Almeida
Gustavo Jun Anraku Oda
Rafael Joaquim Parra

PRATA
Diogo Noboru Maehara
Gustavo Silva Bastos de Almeida

BRONZE
Felipe Minelli Cruz
Fernanda Toyama Barbieri Afonso
Isabela Jimenez Lin
Letícia Muniz Moreira
Luciano Fontalva Bulgarelli
Pedro Medeiros Guimarães

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.