Jornada Objetivo reúne mais de 500 mantenedores de escolas conveniadas

“Di Genio falava aos alunos. E os ouvia. Assim, a cada escuta sobre os sonhos dos jovens, conduziu pesquisas sobre ciência, tecnologia, meio ambiente, arte. Como resultado, passou a oferecer uma educação inovadora já naquelas primeiras salas de aula. O Colégio Objetivo veio, naturalmente, seguindo o seu curso. Di Genio queria oferecer um espaço para muito estudo, sim, mas também para o encantamento. Ele próprio extremamente inteligente, criativo, irreverente, sabia da importância de ceder lugar ao talento – tanto ao visível, expressivo, como àquele manifestado em silêncio.”
Sandra Miessa Di Genio

Jornada é palavra de significado amplo: pode ser uma trajetória, um caminho percorrido. Numa analogia, se para esses sinônimos o modelo a se considerar for o Sistema de Ensino Objetivo, a jornada é perene, longa, inovadora e sem fim.

O dia 22 de abril de 2024 comprovou essa afirmação e soube trazer a lembrança marcante da fundação do Objetivo, em 1965, associando-a a um presente que promete, com todas as letras, permanecer na vanguarda do ensino nacional. Na data, foi realizada a Jornada Objetivo, atividade voltada aos mantenedores das escolas conveniadas ao Sistema de Ensino, que foi lançado, em 1975, com a primeira escola parceira na cidade de Bauru (SP).

Com mais de 500 convidados no Teatro da UNIP Paraíso, a atividade teve início com Sandra Miessa Di Genio, diretora-presidente do Objetivo e reitora da Universidade Paulista – UNIP. Miessa apresentou a escola por meio de vídeos de sua autoria, inicialmente homenageando o fundador, Prof. Dr. João Carlos Di Genio, e na sequência o Festival Interno do Colégio Objetivo (FICO) – único espetáculo musical estudantil que se mantém vivo a quase meio século de existência –, e uma explicação do significado da logomarca do Objetivo, cuja arte representa a formação global, que nunca tem fim, do indivíduo.

“Todos me chamam de Logo, Logo do Objetivo. Eu deveria ser redondinho como um ponto final. A seta é a parte que ainda não se completou em mim. Eu represento o indivíduo. Você precisa sempre acompanhar a evolução de uma criança, de alguém jovem, para ficar inteiro. Eu simbolizo a educação, a leitura. Os estudos são um ponto de apoio para a pessoa que poderá transformar o amanhã. Ao se formar, ela criará outros pontos de vista. Até lá, poderá carregar indagações, encontrar reticências, chegar a conclusões. Por isso, a parte ainda não se completou em mim…”, diz um trecho do vídeo.

Representantes de empresas multinacionais parceiras de longa data do Grupo UNIP-Objetivo também contribuíram para a sensação de inovação e de modernidade, marca registrada da escola e da universidade. Fernando Cruz, diretor de Educação da Microsoft Brasil, falou sobre “Os desafios éticos da Inteligência Artificial na Educação”, assunto que se associa à nova plataforma do Objetivo que será implantada em 2025 e que proporá a interação dos estudantes com o conhecimento por meio de uma interface interativa e integrada. Rafael Hirata, coordenador de Inovação Digital da Xerox Corporation, abordou “A importância da sustentabilidade nas práticas empresariais e educacionais”.

O assunto foi oportuno, já que uma das diretrizes do Grupo é respeitar o meio ambiente. Para isso, adquiriu para a Editora Sol – que pertence ao Grupo –, uma solução tecnológica para impressão que reduz o desperdício de papel, equaliza tiragens e diminui o uso de produtos químicos. A Editora detém um volume de impressão de 800 milhões de páginas, no formato A4, ao ano; são 4 milhões de cadernos que consomem anualmente 3 mil toneladas de papel. A aquisição proporcionou a reengenharia total do parque gráfico, gerando maior produtividade, redução e maior controle de estoques.

Marcello Vannini, diretor de Tecnologia do grupo, trouxe detalhes sobre a nova plataforma do Sistema de Ensino Objetivo. Trata-se, segundo Vannini, de uma abordagem diferenciada que vem potencializar o processo educacional e o material didático do Objetivo, já amplamente consolidado como o melhor do mercado.

De fato, é do Curso e do Colégio Objetivo, por exemplo, o mérito de serem as instituições preferidas e mais conhecidas da população paulistana em pesquisas realizadas pelo Datafolha para o especial “O Melhor de SP”, editado pelo jornal Folha de S.Paulo: o Curso é por sete anos consecutivos o vencedor na categoria Serviços, enquanto o Colégio acumula cinco anos de seguidas vitórias. Os títulos têm sido conquistados desde que os dois segmentos passaram a ser pesquisados pelo Datafolha.

Toda a popularidade e o desempenho do Objetivo refletem-se também na conquista das mais de 14 mil medalhas em olimpíadas científicas do conhecimento, no Brasil e no exterior. Todo esse sentimento pairava na Jornada Objetivo.

Mas há mais: entre uma palestra e outra não faltaram depoimentos de ex-alunos aprovados em renomadas universidades; muitos deles em duas, três instituições; outros, contando sobre a experiência de como é estudar em um Colégio que consegue perceber e valorizar o potencial de cada um, individualmente, sem prescindir de dar toda atenção ao coletivo; e outros, ainda, revelando como é ter a oportunidade de se instruir a ponto de ser selecionado por uma instituição de Ensino Superior estrangeira. Por unanimidade: nas várias situações apresentadas, os alunos demonstraram a satisfação com a escola, a gratidão aos professores e as boas lembranças que do Objetivo levam. Uma jornada e tanto…

“Por tudo isso e por muito mais, o Objetivo dá uma grande prova de eficiência. Com a nova plataforma, vamos embarcar nas mais modernas tecnologias por meio do que é chamado de Learning Experience Platform (LXP)”, que se volta exclusivamente para a experiência do aluno no centro do processo de aprendizagem”, explica Vannini.

“Condições para o sucesso” foi tema de abordagem da vice-reitora de Graduação da UNIP, Profa. Dra. Marília Ancona-Lopez. Psicóloga por formação, mestre e doutora em Psicologia Clínica, Marília é dona de uma carreira ilustre, que referenda o tema de sua apresentação.

De forma didática, com naturalidade e experiência profissional e acadêmica, a doutora explicou que o conhecimento e o autoconhecimento, a coragem, a responsabilidade, a liderança e a criatividade são pontos decisivos para o sucesso pessoal e profissional. “Esses quesitos podem ser desenvolvidos e não tem limites. Aliados à inteligência, intuição e sorte são condições para alcançar aquilo a que nos propomos”, destacou.

Mas como se comportam as pessoas de sucesso? Associando sua resposta à nova administração, a vice-reitora foi categórica ao afirmar que “antes de decidir, pessoas de sucesso observam, perguntam, fazem contatos, buscam conhecimento, analisam, consideram alternativas e efeitos. Sempre sob vários ângulos, sem preconceitos e respeitando o próprio ritmo de decisão. E, após decidirem, agem com conhecimento, coragem, liderança e responsabilidade.”

Fechando a palestra, Marília enfatizou a importância do respeito à mulher, seja no universo pessoal seja no profissional. Citou a trajetória de Sandra Miessa no Objetivo e na UNIP, atuando sempre de maneira discreta, adquirindo vivências e experiências que hoje lhe facultam estar na linha de frente do maior grupo educacional do Brasil.

Com imagens, Ancona mostrou como, no início de cada tarefa, de cada jornada, podemos nos sentir pequenos diante dos desafios, mas, disciplinando-se em uma postura de aprendizado, podemos vencer os obstáculos, fazendo com que o que antes era tímido passe a se tornar gigante.

Como não poderia ser diferente, diante de tantas informações compartilhadas nas palestras e apresentações, a satisfação dos mantenedores e dos demais educadores presentes foi unânime, traduzindo-se em comunicações incessantes às assessoras do Departamento de Programação Geral de Convênios (DPG) – profissionais que atendem de forma personalizada os conveniados.

Para a Profa. Marcia Carvalhinha, diretora do DPG, a Jornada aprimorou o relacionamento entre as escolas conveniadas e todos os setores que os atendem, como o DPG, a Editora Sol e toda a Diretoria do Objetivo. “Foi muito bom observar a reação dos nossos conveniados a tudo aquilo que foi apresentado, e ímpar perceber a sensação de felicidade e segurança ao conhecerem nossa diretora Sandra Miessa, todas as nossas propostas tecnológicas e toda a grandiosidade do nosso Sistema. Saber que a nossa plataforma

pedagógica está em andamento trouxe aos participantes um sentimento de respeito e credibilidade. Não deu outra: a resposta veio imediata com mensagens de contentamento”, destaca.

O encerramento foi marcado por uma ação criativa: promotores caracterizados como jornaleiros da década de 1930 adentraram no Teatro distribuindo uma edição especial do jornal da Jornada Objetivo, com fotos e notícias do próprio evento. O gesto simbólico uniu o passado ao presente, refletindo como a história do Objetivo continua forte e transformadora.

A Jornada reafirmou o compromisso do Grupo UNIP-Objetivo com a excelência e a inovação educacional, colocando em evidência que a capacitação de seus mestres e colaboradores; que o respeito ao meio ambiente, ao aluno e suas singularidades; que os investimentos em tecnologia, em capital humano, em estrutura formam uma base sólida para avanços contínuos e são pilares para uma educação de qualidade.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.