Encontro Pedagógico estimula o aprendizado e a troca de experiências entre educadores

O Sistema de Ensino Objetivo promoveu, em 9 de abril de 2022, mais uma edição do Encontro Pedagógico online. O evento reuniu professores, coordenadores, diretores, mantenedores e colaboradores para uma manhã de aprimoramento profissional e troca de experiências.

Os especialistas que elaboram o material didático do Objetivo prepararam uma programação com mais de 30 cursos relacionados às diferentes áreas do conhecimento.

Em salas virtuais específicas para cada disciplina, os educadores receberam orientações sobre o planejamento e a condução das aulas, exploraram as possibilidades de uso do material didático e de avaliação do aprendizado do Sistema de Ensino Objetivo.

Um dos cursos propostos aos docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental foi Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo. Uma avaliação válida e rica é aquela que orienta o olhar do professor, para que acompanhe o desenvolvimento da criança nas suas múltiplas dimensões e para que saiba como, quando e onde intervir, bem como de que forma contribuir para sua evolução. Em salas virtuais específicas, de acordo com a faixa etária e nível escolar em que atuam, os educadores participaram das discussões.

O curso para professores da Educação Infantil — fase 1 foi apresentado pelas especialistas Monica de Paiva Reyes Munuera e Rejane Maria Tavares Nascimento. Patricia Durães da Silva, Cláudia Cristina de Moraes Moura e Eliana Nunes Olivare abordaram a temática com os docentes da fase 2. O curso com foco na Educação Infantil 2 foi conduzido por Katia Frigo e Mariana Helena da Costa. A aula com Cecilia Cássia Montanari e Aparecida Paglarin reuniu os docentes da Educação Infantil 3. Fernanda Carpena e Regina Celia Gonçalves ministraram a aula aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental.

No curso Artes – estratégias lúdicas de mediação, as educadoras Maria Luisa Ramirez Soares e Aline Oletto trouxeram experiências que enriqueceram os conhecimentos nas aulas de artes visuais da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

Na aula Tecnologias digitais e os recursos educacionais abertos, a coordenadora Monica Valls Indalêncio Moreira e as professoras Carmen Célia Arcelino de Oliveira e Daiene da Silva Mello discutiram o conceito de REA (Recursos Educacionais Abertos), a Lei de Direito Autoral no Brasil e a utilização de tecnologias digitais de forma consciente. As educadoras sugeriram plataformas de gamificação para a criação de conteúdo autoral.

Os docentes de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram do curso A tradição oral dos contos infantis: escuta, conversas e permanência. Na discussão, a coordenadora Deborah Cristina Catarinacho e as educadoras Silvia Wilmers Spoltore e Ilda Cristina Barbosa propuseram o (re)encontro com as experiências literárias e o reavivar do professor no papel de mediador no processo de formação de leitores.

O curso Música clássica em sala de aula – práticas e vivências do repertório erudito apresentou estratégias para abordar a temática em sala de aula por meio de atividades de apreciação, movimento e prática musical, trazendo biografias e obras de compositores de diferentes estilos e períodos. A aula foi ministrada pelos educadores Fernando Fernandes Antunes e Fernando Amaro.

A aula A Geografia e a relação da sociedade com a natureza: olhares sobre a Amazônia propôs aos docentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a reflexão sobre a importância da Educação Ambiental e como esse tema está incorporado às abordagens educacionais e às práticas pedagógicas. O curso foi apresentado pela coordenadora Ana Paula Campolongo e pelos professores Angelo Antonio Tonelli Távora e Igor Rafael de Paula.

Na área de Ciências, um dos cursos propostos foi Viagens: ciência, saúde, tecnologia e comportamento humano. O coordenador José Alencar Gomes da Silva e a professora Luana Cristina Silva Barros abordaram situações relacionadas com as exigências necessárias para a realização dos mais diversos tipos de viagens: vacinas, alimentação, meios de transporte e suas tecnologias, além de atitudes adequadas a cada situação.

No curso Concepções do ensino de Matemática e como trabalhar a Educação Financeira em sala de aula, as professoras Luciana Baia Lopes, Rosana Perleto dos Santos e Maria da Graça Camilo de Carvalho abordaram as diferenças entre Matemática Financeira e Educação Financeira e promoveram reflexões sobre as concepções do ensino da disciplina nos dias atuais.

O Bicentenário da Independência foi tema de discussão dos professores de História do Ensino Médio. Na ocasião, o coordenador Daily de Matos Oliveira e os professores Guilherme Garcia Osanai e Ricardo Felipe Di Carlo discutiram como o conteúdo pode ser abordado em sala de aula.

No curso Recursos online para o ensino de programação, robótica e modelagem 3D, o coordenador Esmeraldo Caniloi Junior e o professor João Roberto da Silva apresentaram orientações e sugestões para o enriquecimento pedagógico dos docentes que ministram as disciplinas de Laboratório de Programação e Robótica e Oficina Multidisciplinar.

Em quais pontos as questões relacionadas ao coronavírus encontram a Química do Ensino Médio nortearam as discussões do curso A Química e a pandemia. O coordenador Antonio Mario Salles e o professor Hamilton Marcel Bigatão sugeriram e contextualizaram possibilidades de enriquecimento das aulas em que a Química da escola se aproxima das atividades realizadas pelos cientistas envolvidos com pesquisas e situações cotidianas para a prevenção do desenvolvimento de infecções. Os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o material didático e sobre aulas dos Itinerários Formativos de 2022.

Um dos cursos oferecidos aos docentes do Ensino Médio foi A importância do trabalho das metodologias ativas e dos aprofundamentos na elaboração do Projeto de Vida. Os professores José Carlos Fuscella e Thiago Castro abordaram temas pertinentes ao Projeto de Vida da 1ª e 2ª séries, assim como a importância das metodologias ativas para promover a autonomia e o protagonismo dos alunos.

Com mediação das educadoras Cassia Barreto, Camila Clemente, Érica Pinhatari e Adriana Garcia, o curso Coordenação em foco trouxe uma visão geral do trabalho do coordenador no desenvolvimento escolar, discutindo a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem, de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional.

Aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil ao Ensino Médio também foi proposto o curso Foco atencional e interfaces na Educação e Orientação Educacional – conectando saberes. As educadoras Fabiana Costa, Florijane Sposito e Giseli Arizatti destacaram a essencialidade do foco atencional para os processos de aprendizagem e excelência das ações do homem no mundo.

O espaço escolar e suas relações estão cada vez mais dinâmicos, necessitando que a orientação educacional busque novas formas de compreensão e atuação. A proposta do curso Orientação Educacional – conectando saberes foi refletir sobre a dinâmica e as contribuições desse profissional, tendo como referência as habilidades socioemocionais previstas na BNCC e a possibilidade de realizar trabalhos com projetos integrados que visam à formação do aluno enquanto cidadão autônomo e protagonista de sua atuação no mundo como ser integral, ético, solidário e cooperador. A aula foi apresentada pelas professoras Monica Cristina Souza, Norma Olinda e Keila Sanches.

Os educadores também tiveram a oportunidade de participar das palestras A importância da captação de alunos para a sua escola neste novo momento e Somos todos um!, apresentadas pelos professores Leandro Mariano, Nara Cristina Lopes Silva e Silvia Helena Hernandes.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram desse encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou neste link.

Confira os depoimentos de alguns participantes:

“Momentos de muito aprendizado. Parabéns, professores.”
Alessandra Silva de Paula Marques, auxiliar, Ivaiporã (PR), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo, Educação Infantil, fase 1.

“Sempre é ótimo ter encontros e troca de experiências, cada um dizendo sobre sua rotina. Às vezes passamos por casos semelhantes e conhecemos ângulos diferentes. É importante para saber como resolver cada problema. Acabamos, às vezes, indo no automático, mas é necessário ter muita atenção, pois cada criança é diferente, e a avaliação é muito importante para termos um bom resultado do trabalho.”
Lilian Amorim Silva, professora, Santo André (SP), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo — Educação Infantil 2.

“Curso com conteúdo muito enriquecedor. Parabéns!”
Larissa Tais Pereira Alves, professora, Pouso Alegre (MG), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo — Educação Infantil 2.

“Curso maravilhoso e de muito aprendizado.”
Cicera Lima de Luna, professora, Juazeiro do Norte (CE), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo — Educação Infantil, fase 1.

“Grata por ter garantido mais aprendizagem, que estou levando para minha vida profissional, evoluindo meu conhecimento.”
Mariana Além de Oliveira, pedagoga, Nova Alvorada do Sul (MS), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo — Educação Infantil 2.

“Agregou muito conhecimento. Adorei. Muito produtiva nossa manhã.”
Kátia da Silva Pereira, professora, Quirinópolis (GO), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo — Educação Infantil 3.

“Abordagem bem pertinente sobre o olhar da avaliação, principalmente nessa fase do desenvolvimento da criança. Que privilégio podermos trabalhar dessa forma e ajudar os nossos pequeninos!”
Vaneide Bezerra, professora, Recife (PE), curso Avaliação – um olhar dinâmico e interpretativo — 1º ano do Ensino Fundamental.

“Curso maravilhoso. Ótimas dicas sobre como trabalhar brincadeiras com músicas diversas. Professor Renato está de parabéns.”
Elisângela Pereira dos Santos, professora do Ensino Fundamental, Mogi das Cruzes (SP), curso Jogos e brincadeiras musicais.

“Estou amando o curso! Está sendo um aprendizado novo.”
Roberta Soares de Souza dos Santos, auxiliar de professora, Niterói (RJ), curso Artes na Educação Infantil e 1º ano – estratégias lúdicas de mediação.

“Curso maravilhoso. Super dinâmico. Muito aprendizado e troca de experiência.”
Viviane Almeida da Silva, professora da Educação Infantil, Poços de Caldas (MG), curso Educação Física infantil – além dos circuitos.

“Momento maravilhoso. Parabéns a toda a equipe pela excelência do trabalho realizado.”
Meirelane Aparecida Fonseca Franco, professora, Belo Horizonte (MG), curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?

“Gostei das atividades e do tema! Ótima proposta! Que venham outras como essa!”
Débora Cristina, professora de Música, Belo Horizonte (MG), curso Música clássica em sala de aula – práticas e vivências do repertório erudito.

“Muito válido o curso, pois necessitamos sempre ter acesso a novas possibilidades para melhorar o ensino em todas as modalidades.”
Leila de Aguiar Mendonça, professora auxiliar, Jussara (GO), curso O centenário da Semana de 22 e o Modernismo no Brasil.

“Adorei as oficinas e a palestra. Muito conhecimento adquirido. Obrigada!”
Leticia da Silva Barros, professora do 2º ano do Ensino Fundamental, Bataguassu (MS), curso O centenário da Semana de 22 e o Modernismo no Brasil.

“Uma experiência inspiradora! Sempre bom conhecer outros recursos e trocar com colegas mais experientes!”
Michelle Nascimento Pinto, professora, Niterói (RJ), curso A prática de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: criatividade e inovação.

“Excelente encontro, com discussões muito pertinentes sobre como trabalhar o bicentenário da Independência. Agradeço muito pelos materiais disponibilizados, e, como sempre, pelo ótimo trabalho da equipe!”
Milena Maria de Sá Silva, professora de História, Jabaquara (SP), curso Oficina de História: 1822-1922-2022 – o conhecimento histórico e a produção da memória e celebrações.

“A didática do curso foi muito agradável e leve. Os palestrantes trouxeram muitas informações novas para o grupo. Parabéns.”
Camilla Ferreira Gouveia Flabis, professora de Geografia do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Araguari (MG), curso A Geografia e a relação da sociedade com a natureza: olhares sobre a Amazônia.

“Excelente palestra com várias dicas que, com certeza, usarei em minhas aulas! Thank you very much!
Daiane Paim, professora de Inglês, São Sebastião do Paraíso (MG), curso Different kinds of Reading Strategies. We all deserve to know the truth. In details.

“Excelente discussão sobre as temáticas abordadas, uma visão diferenciada sobre os temas e orientações sobre vários aspectos a serem seguidos em sala de aula.”
Raianara Andrade dos Santos, professora de Geografia, Balsas (MA), curso As fronteiras na era da globalização.

“Gostei muito. Além das contribuições e dicas, superinteressante, nem deu para perceber o tempo. Muito bom.”
Ivana Bellucco, professora de História do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, Piraju (SP), curso Bicentenário da Independência: como podemos explorar suas potencialidades em sala de aula.

“O encontro foi muito esclarecedor, com várias contribuições e distribuição de fontes históricas relevantes.”
Mariana Miranda Salles, professora, Santa Cruz do Rio Pardo (SP), curso Bicentenário da Independência: como podemos explorar suas potencialidades em sala de aula.

“Como sempre, um encontro com informações atuais e relevantes. Ótimas discussões e profissionais extremamente capacitados.”
Herbert Bezerra Arrais, professor, Juazeiro do Norte (CE), curso A Química e a pandemia: em quais pontos os problemas e as soluções relacionados ao coronavírus encontram a Química do Ensino Médio.

“Muito bacana a reunião! Tive muitas ideias para utilizar em sala de aula, principalmente sobre energia nuclear.”
Pedro Humberto de Carvalho Gonçalves, professor de Física, Mogi Guaçu (SP), curso Itinerário de Física como forma de ensino em espiral. Energia nuclear, solução para o presente ou riscos para o futuro?

“Sempre agregando novos conhecimentos e possibilidades. Parabéns ao Sistema de Ensino Objetivo.”
Maria Izabel, professora, Fronteira (MG), curso Aprofundamento de vocábulos em língua inglesa.

“Adoro as aulas do professor Mazzucco. Ele é excepcional! Uma fala de fácil entendimento e uma calma ao palestrar que nos fazem passear pelo assunto.”
Patricia Nora da Silva Pereira, professora, Barra do Piraí (RJ), curso O Homem, quem é ele.

“Que curso maravilhoso. Estou muito grata. Tanta coisa para transformar minha equipe neste período, que precisamos olhar com empatia de forma geral.”
Vanessa Maria de Azevedo Aquino, coordenação, Vila Guilhermina (SP) – SABER, curso Foco atencional e interfaces na Educação.

“Sempre bastante gratificante.”
Stella Balmante dos Anjos, coordenadora, Nova Alvorada do Sul (MS), curso Foco atencional e interfaces na Educação.

“A escolha do tema foi excelente, e as educadoras, Fabiana e Flori, mostraram-se muito competentes e seguras na exposição das ideias. Conseguiram nos deixar focadas nas colocações. Foi uma ótima manhã de aprendizagem. Obrigada.”
Maria Elisa Guessi Móvio, coordenadora do Ensino Fundamental, Bebedouro (SP), curso Coordenação em foco.

“Excelente o Encontro Pedagógico. Professoras realmente de parabéns pelos tópicos abordados. Demonstraram segurança e principalmente conhecimento na transmissão e socialização conosco. Muito obrigado por me fazer conhecer ainda mais sobre as novas inovações dentro do sistema e que posso utilizar em meu ambiente de trabalho.”
Jaimerson da Conceição Tapajós, coordenador pedagógico, Altamira (PA), curso Coordenação em foco.

“Excelente. Vou colocar em prática muitas dicas riquíssimas.”
Ivoneide Baia de Oliveira, auxiliar de coordenação, Valparaíso de Goiás (GO), curso Coordenação em foco.

“Foi de grande aprendizado. Parabéns!”
Wendilla Ribeiro de Oliveira Melo, coordenadora pedagógica, Porangatu (GO), curso Coordenação – Orientação Educacional – conectando saberes.

“Adorei. Momento de muita aprendizagem.”
Elzirene Rodrigues de Passos, coordenadora pedagógica, São Raimundo das Mangabeiras (MA), curso Coordenação – Orientação Educacional – conectando saberes.

“Excelente explanação.”
Elisângila Bezerra da Silva, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, Catolé do Rocha (PB), curso Coordenação – Orientação Educacional – conectando saberes.

“Palestra bastante esclarecedora; orientações que ajudam a nortear nosso trabalho em relação à captação de alunos; sugestões e trocas de experiências muito importantes!”
Sandra Aparecida Peres Perina Massaro, coordenadora, Aguaí (SP), palestra A importância da captação de alunos para a sua escola neste novo momento.

“As palestras são sempre muito positivas e produtivas, uma vez que nos fazem refletir sobre nós e sobre o outro, buscando novos e melhores caminhos para o convívio mútuo, seja no ambiente profissional ou no pessoal.”
Janaina de Andrade Ninô, professora, São Paulo (SP), palestra Somos todos um!

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.