Encontro Pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo reúne educadores de todo o Brasil

O constante aprimoramento dos educadores é condição imprescindível para uma educação de qualidade. Tendo isso como meta, o Sistema de Ensino Objetivo promoveu, em 28 de maio, mais uma edição do Encontro PedagógicoOn-line. O evento reuniu professores, coordenadores, diretores, mantenedores e colaboradores para uma manhã de troca de experiências.

Em salas virtuais específicas para cada disciplina, o Encontro reuniu profissionais de todo o Brasil. Os especialistas que elaboram o material didático do Objetivo prepararam uma programação com mais de 35 cursos relacionados às diferentes áreas do conhecimento.

Os educadores receberam orientações sobre planejamento e condução das aulas e exploraram as possibilidades de uso do material didático e de avaliação do aprendizado.

Um dos cursos desenvolvidos para os docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental foi Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo. Em salas virtuais específicas, organizadas de acordo com a faixa etária e o nível escolar em que atuam, os docentes participaram das discussões. Para os professores da Educação Infantil – Fase 1, o curso foi apresentado pelas especialistas Graziela Pires Aquino e Rejane Maria Tavares Nascimento. Patrícia Durães da Silva e Eliana Nunes Olivare abordaram a temática com os professores da Fase 2. Com foco na Educação Infantil 2, o curso foi conduzido por Katia Frigo e Mariana Helena da Costa. A aula com Cecilia Cássia Montanari e Aparecida Paglarin reuniu os docentes da Educação Infantil 3. Fernanda Carpena e Cláudia Cristina de Moraes ministraram a aula aos educadores do 1º ano do Ensino Fundamental.

Em um outro curso, com foco nas aulas de Música, os professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental vivenciaram, com os educadores Renato Cardoso e Silvia Spochiado, possibilidades de atividades em sala de aula explorando os jogos e as brincadeiras.

Ministrada pelos professores José Lucimério Leite da Silva e Bianca Zorzan Camargo Raschka, o curso Educação Física infantil – Além dos circuitos ampliou as possibilidades de aulas na Educação Física infantil, oferecendo aos docentes novos elementos, atividades e brincadeiras que ajudam a desenvolver as habilidades motoras, cognitivas e sociais das crianças.

Para promover a reflexão e interação dos educadores de Matemática do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi organizado o curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital. Entre as discussões pautadas pelas educadoras Vanessa Gervásio e Claudia Maciel, foram correlacionadas as Unidades Temáticas (BNCC, 2017) e as ideias fundamentais da área. Na temática Números (Naturais e Racionais), o destaque foi para os sistemas, as operações, as propriedades e os porquês das técnicas ou dos procedimentos próprios.

O curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?, ministrado aos docentes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, destacou conceitos de História e de Geografia pelo prisma da literatura. A coordenadora Cláudia Regina dos Santos e as professoras Ana Paula Guglielmo e Vânia Warwar Moreira apresentaram uma análise transdisciplinar que possibilita a prática na interpretação textual e a ampliação do vocabulário, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos.

Alfabetização científica – Um processo contínuo na formação de estudantes conscientes da realidade foi o tema do curso desenvolvido pela coordenadora Lais Lemes Costa e pelas professoras Larissa Diamantino Cunha e Maíra Campos Uvo, com foco nos educadores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A alfabetização científica tem como objetivo formar indivíduos capazes de compreender as questões que vivenciam em seu dia a dia e de estabelecer relações entre Ciências e sociedade, ampliando a visão de mundo e o poder de transformar a realidade em seu entorno.

O centenário da Semana de 1922 e o Modernismo no Brasil foi tema de discussão dos professores de Arte do Ensino Fundamental. Apresentado pela coordenadora Beth Sennes e pelas educadoras Grace Ribeiro e Bruna Aparecida Cândido, o curso associou a Semana de Arte Moderna de 1922 com a inauguração do Modernismo no Brasil, destacando sua influência.

Por meio de jogos multidisciplinares, a Educação Física do Sistema de Ensino Objetivo possibilita o aprendizado de conteúdos relacionados a outras disciplinas, potencializando a assimilação do conhecimento e o engajamento dos alunos. Apresentado pelos coordenadores Giorgio Falco e José Paulo de Moraes Junior e pelo educador Renan Carrasco, o curso Jogos multidisciplinares reuniu os professores do 2º ao 9º ano Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O curso A prática de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: criatividade e inovação discutiu a concepção de linguagem adotada no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (anos finais), bem como propôs uma reflexão sobre as condições do trabalho de produção textual na escola e a prática das orientações didáticas. A aula foi ministrada pelo coordenador Júlio Michelato e pelas professoras Isabela Garcia, Marcia Hermelina do Nascimento e Daniela Carvalho.

O curso Oficina de História: 1822-1922-2022 – O conhecimento histórico e a produção da memória e celebrações abordou o marco fundador da história da nação brasileira e seus 200 anos: a Independência. A coordenadora Maria Teresa Van Acker e os professores Fernando Henrique D. Lourenço e Thiago Azevedo revisitaram o tema a partir de diversas fontes documentais, com propostas de atividades que permitiram a contextualização, a identificação e a interpretação dos processos históricos, bem como o reconhecimento da produção da memória e/ou do esquecimento que o envolvem, especialmente em 1922 e 2022.

O mundo globalizado oferece uma gama infinita de informações por meio das mais diferentes formas de leitura. O bom leitor precisa conhecer diferentes estratégias para identificar textos bons e, acima de tudo, confiáveis. Essa temática norteou as discussões da coordenadora Elaine Perrone e da professora Maria Cecília Pereira no curso Different Kinds of Reading Strategies. We All Deserve to Know the Truth. In Details!, desenvolvido para os docentes que ministram aulas de Língua Inglesa.

Um dos cursos oferecidos aos docentes do Ensino Médio foi Itinerários Formativos de Língua Portuguesa: adaptações, flexibilidade e desenvolvimento contínuo. A aula, ministrada pelas professoras Paula Nogueira e Thaís Marassi Prado, apresentou as propostas de Itinerários Formativos para a 1ª e 2ª séries.

O curso As fronteiras na era da globalização, oferecido pela coordenadora Vera Lúcia da Costa Antunes e pelos professores Sergio Roberto Nunes e Eduardo de Souza Britto da Silva, abordou mudanças de compreensão do espaço geográfico. As novas tecnologias trazidas pela era da informação impuseram uma nova visão de delimitação do espaço, dada a fluidez econômica e informacional. Os conflitos mundiais também estabeleceram novos muros e fronteiras, como a questão da Palestina, a expansão da Primavera Árabe, o posicionamento da Coreia do Norte e a Guerra da Ucrânia, assuntos discutidos na aula.

Com foco nos professores de Biologia do Ensino Médio foi proposto o curso Itinerário Formativo/Aprofundamento: Alzheimer. A aula, realizada pelo coordenador Luis Belinello e pelas educadoras Monica Leal Coutinho e Mônica Bertoldo, aprofundou a discussão sobre um dos temas propostos no Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio: o Alzheimer. Foram destacados conceitos de neurobiologia e suas bases genéticas e epigenéticas a fim de preparar os docentes para abordar o assunto em sala de aula.

Com mediação das educadoras Cassia Barreto, Camila Clemente, Érica Pinhatari e Adriana Garcia, o curso Coordenação em foco trouxe uma visão geral do trabalho do coordenador no desenvolvimento escolar, discutindo a importância da rotina, das atividades formativas e do projeto de gestão da aprendizagem, de forma ativa, dinâmica e atualizada, considerando o novo contexto educacional.

Aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil ao Ensino Médio também foi proposto o curso Foco atencional e interfaces na Educação e Orientação Educacional – Conectando saberes. As educadoras Fabiana Costa, Flori Jane Spósito e Adriana Garcia destacaram a essencialidade do foco atencional para os processos de aprendizagem e excelência das ações do homem no mundo.

O curso Orientação educacional – Conectando saberes refletiu sobre a dinâmica e as contribuições do orientador educacional, tendo como referência as habilidades socioemocionais previstas na BNCC e a possibilidade de realização de trabalhos com projetos integrados que visem à formação do aluno enquanto cidadão autônomo e protagonista de suas ações no mundo como ser integral, ético, solidário e cooperador. A aula foi apresentada pelas professoras Monica Cristina Souza, Norma Olinda e Keila Sanches.

Os educadores também tiveram a oportunidade de participar das palestras A importância da captação de alunos para a sua escola neste novo momento e Somos todos um!, ministradas pelos professores Leandro Mariano, Nara Cristina Lopes Silva e Silvia Helena Hernandes.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, outros Encontros Pedagógicos ocorrerão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram deste Encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia Convênios, no Portal Objetivo, ou neste link.

Confira a seguir depoimentos de alguns participantes:

“O curso foi muito proveitoso. Estou no meu primeiro ano como professora regente da sala e obtive muitas dicas e orientações sobre como olhar e preparar uma avaliação proveitosa. Vocês estão de parabéns!”
Andria Andrade, professora, Arthur Nogueira (SP), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, Educação Infantil, fase 1.

“Os cursos são sempre cheios de ensinamentos. Cada experiência vivida é muito válida. Obrigada pela oportunidade de poder participar de um Encontro repleto de aprendizagem.”
Raquel Paes Camargo, professora, Tietê (SP), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, Educação Infantil, fase 1.

“O curso foi ótimo, muito esclarecedor em relação a algumas dúvidas que tinha. Gratidão.”
Laura Aparecida da Silva Nascimento, professora, Barra do Garças (MT), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, Educação Infantil, fase 2.

“Ótima abordagem; ensinamentos claros e dinâmicos.”
Luana dos Santos de Jesus, auxiliar de sala, Valparaíso de Goiás (GO), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, Educação Infantil, fase 2.

“Excelentes conteúdos, ideias e novos conhecimentos. É sempre muito bom estar com vocês!”
Franciele de Melo, professora, Lages (SC), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, Educação Infantil, fase 3.

“As palestrantes são maravilhosas. Conseguem transmitir tudo de forma clara.”
Emily Caroline de Oliveira Pinheiro, professora, Rio de Janeiro (RJ), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, 1º ano do Ensino Fundamental.

“Os cursos oferecidos pelo Sistema Objetivo são muito ricos e inovadores. Nunca são iguais, cada curso de que participo me capacita com novos aprendizados. Todos estão de parabéns!”
Rosane da Silva Bezerra Brandão, professora, São Paulo (SP), curso Avaliação – Um olhar dinâmico e interpretativo, 1º ano do Ensino Fundamental.

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Estão todos de parabéns.”
Elaine Cristina das Neves Lima, serviços gerais e auxiliar de sala, Dourados (MS), curso Jogos e brincadeiras musicais.

“Obrigada por compartilhar conhecimentos e lembrar algumas brincadeiras também. Essa troca é muito importante para todos.”
Rubia Joras de Almeida Costa, professora, Taquarituba (SP), curso Jogos e brincadeiras musicais.

“Foi um curso que prendeu minha atenção.”
Angélica Calixto Rafael, professora, Taboão da Serra (SP), curso Artes na Educação Infantil e 1º ano – Estratégias lúdicas de mediação.

“Foram de grande valia todos os conteúdos abordados, principalmente para o dia a dia em sala de aula e para a melhoria do desenvolvimento das atividades voltadas à disciplina frisada! Agradeço pela oportunidade e a todos os envolvidos.”
Micheli de Oliveira Santana, professora, fase 1, Penápolis (SP), curso Artes na Educação Infantil e 1º ano – Estratégias lúdicas de mediação.

“Gostei principalmente da troca de informações.”
Aline Alves de Souza, professora de Educação Física, Olímpia (SP), curso Educação Física infantil – Além dos circuitos.

“Parabéns pelo curso; obrigada por toda a experiência transmitida. Foi muito produtivo, vai me ajudar muito.”
Izaine, professora de Educação Infantil, Arinos (MG), curso Educação Física infantil – Além dos circuitos.

“Eu amo fazer esse curso! Além da troca de experiências e novas ideias para incrementar a aula, vejo que tenho infinitamente mais acertos do que erros no processo de ensino e fico imensamente feliz por isso! Educar é um processo lindo e podemos compartilhar e aprender muito, muito mais! Obrigada por tudo!”
Tatiana Rossato Lamas Teixeira, professora de Educação Física (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1) e de Balé Clássico Infantil, São João Clímaco (SP), curso Educação Física infantil – Além dos circuitos.

“Amei participar de mais um Encontro Pedagógico. Foi muito enriquecedor.”
Alícia Queiróz Rezende, professora de Inglês, Barra do Garças (MT), curso Tecnologias digitais e os recursos educacionais abertos.

“Parabéns! Maravilhoso o curso. Amei!”
Joédina Castro de Oliveira Pereira, professora de Matemática, Pouso Alegre (MG), curso Tecnologias digitais e os recursos educacionais abertos.

“Curso ótimo para que o professor possa atualizar seus conhecimentos de acordo com o cenário informatizado atual ou, como é o meu caso, que estou começando na área da Educação, obter novos conhecimentos.”
Laís da Costa Santos, professora auxiliar de Inglês, Niterói (RJ), curso Tecnologias digitais e os recursos educacionais abertos.

“Contribuições de muito aprendizado. Satisfação.”
Ilsivanete Alencar Correia, professora, Paço do Lumiar (MA), curso A tradição oral dos contos infantis: escuta, conversas e permanência.

“Gostei muito da formação. Foi muito produtiva e recheada de grandes conhecimentos.”
Keila Ribeiro Leite, professora, Barra do Garças (MT), curso A tradição oral dos contos infantis: escuta, conversas e permanência.

“Ótimo curso. Muito conhecimento agregado.”
Maria do Carmo Rodrigues Gonçalves, professora, Arinos (MG), curso A tradição oral dos contos infantis: escuta, conversas e permanência.

“Curso dinâmico.”
Andréa Pereira dos Santos Ribeiro, professora, Brasília (DF), curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital.

“Estão de parabéns! O Encontro, como sempre, foi muito produtivo.”
Kauane Cristina Francisqueti, professora do Ensino Fundamental (1º e 2º anos), Sumaré e Santa Barbara d’Oeste (SP), curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital.

“Obrigada por mais um curso. Aprendo muito com vocês, excelentes profissionais!”
Laudelina Paula Lopes Cardoso Dias, professora de Matemática, Barra do Piraí (RJ), curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital.

“Amei! As palestras (cursos) são sempre muito dinâmicas e possibilitam uma interação muito bacana entre o palestrante e o ouvinte!”
Laura Naves da Cunha, professora de Matemática, Três Pontas (MG), curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital.

“Maravilhoso!”
Marnia Soares Landim Macêdo, professora, Juazeiro do Norte (CE), curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital.

“Incrível abordagem, pedagogas profissionais que passam o seu conhecimento com muita sabedoria e habilidade!”
Sandra de Jesus Freitas Mendes, professora, Valparaíso de Goiás (GO), curso Desenvolvimento eficiente requer alunos envolvidos com a Matemática de maneira conceitual e visual: em salas de aulas produtivas e/ou com recursos de uma plataforma digital.

“Tema muito pertinente e importante para a nossa formação, gostei bastante.”
Alex Lourenço dos Santos, professor, Fronteira (MG), curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?

“Adorei o evento on-line. Bastante enriquecedor para minhas práticas. Muito obrigado.”
Denis Jarcem, professor do 5º ano do Ensino Fundamental, Rio Brilhante (MS), curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?

 “Tema maravilhoso: leitura no contexto histórico e geográfico. As palestrantes conduziram com muita competência e contextualizaram.”
Eva Rodrigues da Silva, professora, 3º ano do Ensino Fundamental, Paraná, curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?

“Como sempre, só tenho a agradecer! Manhã enriquecedora!”
Tarita Malta dos Santos, professora, Aparecida do Taboado (MS), curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?

“Parabéns pelo curso e pelas dicas maravilhosas.”
Uberlândia Marques Carneiro Barbosa, professora, Juazeiro do Norte (CE), curso A História e a Geografia: “veredas” pela literatura?

“Amei o Encontro Pedagógico, aprendi muito e com certeza irei colocar em prática tudo que aprendi nesta manhã.”
Carmem Julianna Bertoldo de Lima, professora, Esperança (PB), curso Alfabetização científica – Um processo contínuo na formação de estudantes conscientes da realidade.

“Gostaria de parabenizar as professoras pela clareza de ideias e pela facilidade para passar os conteúdos. Obrigada!”
Roseli Carvalho dos Reis, professora de Ciências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Fronteira (MG), curso Alfabetização científica – Um processo contínuo na formação de estudantes conscientes da realidade.

“Melhor curso oferecido até hoje! Parabéns pelo tema que está sendo abordado e pela forma como estão sendo transmitidos os conhecimentos.”
Douglas Pirota, professor de Música, Tupi Paulista (SP), curso Música clássica em sala de aula – Práticas e vivências do repertório erudito.

“O curso me proporcionou grandes ideias para abrilhantar minhas aulas.”
Karinne Barbosa Oliveira dos Santos, professora de Arte, Itabira (MG), curso O centenário da Semana de 1922 e o Modernismo no Brasil.

“Muito bom, bastante enriquecedor.”
Carlos Roberio de Oliveira, professor, Juazeiro do Norte (CE), curso Jogos multidisciplinares.

“O Encontro foi bastante produtivo e instrutivo. As ferramentas sinalizadas e orientadas para uso em sala são muito condizentes com a atualidade e fáceis de serem manuseadas pelos alunos e por nós, professores. Parabéns! Sem dúvida alguma irei agregá-las à minha prática. Foi um momento de grande partilha, riquíssimo e que gerou grandes frutos.”
Clemente Roberto da Silva Neto, professor de Literatura, João Câmara (RN), curso A prática de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: criatividade e inovação.

“Excelente capacitação, excelente oportunidade! É sempre uma motivação para reinventarmos a nossa prática com o objetivo de atingir nossos alunos. Que venham novos encontros. Muito obrigada a todos. Amei!”
Maria Clara Borssank Paschoareli, professora, Tupi Paulista (SP), curso A prática de produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: criatividade e inovação.

“Encontro muito bem planejado. Parabéns à equipe!”
Cecília Aparecida Godoi, professora, Muzambinho (MG), curso Oficina de História: 1822-1922-2022 – O conhecimento histórico e a produção da memória e celebrações.

“Parabéns! Encontro maravilhoso, com pessoas supertalentosas e criativas. Foi muito prazeroso esse momento de troca. Obrigada!”
Missandra Cristina Vilela Mendonça, professora de Ciências, Paço do Lumiar (MA), curso Viagens: ciência, saúde, tecnologia e comportamento humano.

“Adorei ouvir ideias alternativas para apresentar o conteúdo aos alunos. Dou aula para alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio e é importante ter estratégias diferentes para lidar com perfis diferentes.”
Alessandra Gordiano dos Santos, professora, Muzambinho (MG), curso Different Kinds of Reading Strategies. We All Deserve to Know the Truth. In Details!

“Esses encontros são de grande importância para um constante aprimoramento das práticas pedagógicas no nosso dia a dia.”
Guilherme Barbosa Gama, professor, Catolé do Rocha (PB), curso Different Kinds of Reading Strategies. We All Deserve to Know the Truth. In Details!

“Excelente palestra, ideal para os profissionais da Educação ficarem mais atentos em relação ao ensino da Língua Inglesa.”
Lucas Costa Soares, professor, Ourilândia do Norte (PA),curso Different Kinds of Reading Strategies. We All Deserve to Know the Truth. In Details!

“O curso foi maravilhoso. A cada curso a gente aprende e renova os conhecimentos para, assim, transmiti-los aos nossos alunos. Amo aprender e a equipe que ministrou as palestras foi muito dinâmica e facilitadora. Muito obrigada!”
Maria Marta Pereira Silva, professora, Juazeiro do Norte (CE), curso Estética: a filosofia da arte.

“Excelente! Palestrantes bem preparados e conteúdo muito rico!”
Alberto Paulino Júnior, professor de Matemática, Valparaíso de Goiás (GO), curso Análise combinatória – Uma visão geral.

“Curso bem elaborado, com informações claras e objetivas, possibilitando uma compreensão geral a respeito do tema.”
Valéria Ferreira da Silva Florentino, professora, Sorriso (MT), curso As fronteiras na era da globalização.

“Os professores coordenadores da disciplina dominam o conteúdo, possuem habilidade e competência. A disciplina de História é bem representada no Colégio Objetivo.”
Antonio Carlos Lima Gomes, professor de História, Paço do Lumiar (MA), curso Bicentenário da Independência: como podemos explorar suas potencialidades em sala de aula.

“Como sempre, encontros bem proveitosos. Pode-se tirar dúvidas e compartilhar experiências. Parabéns por mais esse Encontro.”
Hailton Cesar Palmeira, professor, Taquarituba (SP), curso Energia nuclear, solução para o presente ou riscos para o futuro?

“Curso fantástico! Aguardando o próximo evento.”
Smylle Machado Prestes, professor de Física, Sorriso (MT), curso Energia nuclear, solução para o presente ou riscos para o futuro?

“Esse Encontro foi proveitoso, com troca de experiências, sugestões sobre o proceder didático em sala de aula, motivação ao professor, enfim, foi muito bom.”
Rosely de Moura Lima, professora, São Raimundo das Mangabeiras (MA), curso A importância do trabalho das metodologias ativas e dos aprofundamentos na elaboração do Projeto de Vida.

“Sempre que converso com nossa assessora, a Cíntia, falo da satisfação em participar desses momentos. O coordenador é muito solitário, pois seu trabalho abarca várias funções. Anotei tudo o que ouvi hoje e não percebi o tempo passar, pois a competência das palestrantes, sua segurança, as possibilidades apresentadas e a garantia de que não estamos sozinhos trazem suporte técnico e teórico. Fabiana e Flori, vocês fazem a diferença! Deus as abençoe! Continuem nos ajudando! Excelente, momento maravilhoso! E como mostraram empatia, se colocaram no nosso lugar! Parabéns!”
Cláudia Emília Fittipaldi Ramos de Oliveira Alves, coordenadora pedagógica do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, São Paulo (SP), curso Foco atencional e interfaces na Educação.

“Uma oportunidade valiosa para repensar nossa prática, para ressignificar nosso papel, nossa função, nos livrando também da ilusão de ter o controle de tudo, de tudo estar debaixo das nossas asas, trazendo, assim, mais leveza para nosso dia a dia, mas não menos responsabilidades.”
Gislaine Aparecida Martinez Vanni, coordenadora pedagógica, Perus (SP), curso Coordenação em foco.

“Vocês sempre agregando conhecimentos! Mais uma vez sou grata pelo conhecimento que adquiri com esse curso.”
Leonora Takis Atta, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1, Valparaíso de Goiás (GO), curso Coordenação em foco.

“Sou uma fã do Sistema Objetivo e estou inserida em todos os cursos, porque sempre são de muito aprendizado, sem falar nas palestrantes, que são sempre um show à parte. Muita gratidão por tanto conhecimento. Obrigada!”
Claubéia Feitosa Kawauchi, diretora pedagógica – Einstein, Jabaquara (SP), curso Orientação educacional – Conectando saberes.

“Que sempre haja esses cursos de formação! Maravilhosos!
Lúcia Batista, coordenadora, Natal (RN), curso Orientação educacional – Conectando saberes.

“Segunda vez que participo desta palestra. O professor sempre traz ideias importantes que, nós que estamos dentro da nossa rotina, deixamos passar sem perceber. Obrigada!”
Kathia Donizeti Soldati, diretora do Coala Kids, Jardim das Vertentes (SP), palestra A importância da captação de alunos para a sua escola neste novo momento.

“Quero somente agradecer por todo o conhecimento transmitido.”
Bruna Piobelo Ribeiro Freitas, coordenadora pedagógica, Brasília (DF), palestra A importância da captação de alunos para a sua escola neste novo momento.

“A professora Silvia esteve, como sempre, espetacular, fora de série! Parabéns!”
Helena Ono Ogusuka, coordenadora pedagógica, São Caetano do Sul (SP), palestra Somos todos um

“Palestra motivadora e abordagem totalmente coerente com a realidade.”
Inaiá Oliveira de Freitas da Silva, professora do Ensino Fundamental 1 da EEI Pássaro Azul, Jardim Monte Kemel (SP), palestra Somos todos um!

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.