Encontro Pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo expõe mudanças no Ensino Médio

A reforma do Ensino Médio a ser implantada pelo Sistema de Ensino Objetivo a partir de 2021, em atendimento à Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, foi o tema de mais uma edição do Encontro Pedagógico On-Line. Realizado no dia 26 de setembro, o evento contou com a participação de coordenadores, diretores e mantenedores.

A reforma tem como meta aproximar as escolas da realidade dos alunos, considerando as novas demandas do mundo do trabalho e a complexidade da vida social contemporânea. A medida visa colocar os jovens como protagonistas e promover o engajamento e a participação mais ativa na vida escolar.  

Para o Sistema de Ensino Objetivo, a reforma do Ensino Médio significa uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a educação de qualidade. Seu projeto contempla a flexibilidade curricular pretendida pela legislação, bem como preserva sua tradição educacional, que conduz com sucesso jovens para o Ensino Superior há mais de 50 anos.

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes poderão se aprofundar em áreas que mais se relacionam com seus interesses e talentos — os chamados itinerários formativos. Os alunos passam a contar também com disciplinas eletivas, em caráter opcional, que têm por finalidade ampliar conhecimentos em áreas de interesse.

Outra mudança é que agora os alunos podem ter aulas regulares em EaD. As turmas do período diurno podem utilizar 20% da carga horária e as turmas do período noturno 30%. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para todos os conveniados do Sistema de Ensino Objetivo.

O Novo Ensino Médio também prevê o desenvolvimento obrigatório de um “Projeto de Vida” para os estudantes em todas as escolas. A BNCC declara que “a escola acolhe as juventudes e assume o compromisso com a formação integral, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida”.

Em termos gerais, o “Projeto de Vida” no Objetivo foi planejado tomando como base a consciência, a autonomia e o protagonismo do aluno. São propostas, por exemplo, aulas menos expositivas e com maior participação dos alunos, Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (atividades culturais), possibilidades de trabalho voluntário não obrigatório e projetos de pesquisa que envolvam a comunidade na resolução de problemas.

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