Encontro Pedagógico – 6 de setembro – São José do Rio Preto

Educadores de São José do Rio Preto participam de Encontro Pedagógico

Visando a uma educação de qualidade, o Sistema de Ensino Objetivo promove periodicamente cursos de aprimoramento profissional. Em 6 de setembro, educadores e coordenadores de escolas conveniadas de São José do Rio Preto (SP) participaram do Encontro Pedagógico e conferiram cursos e atividades que contemplaram todos os níveis de ensino.

Realizado na UNIP de São José do Rio Preto, o evento recebeu 60 escolas e mais de 1000 educadores em busca de aprendizado e novos conhecimentos.

Destinada a professores da Educação Infantil, o curso A perspectiva da criança como “ser” e não como “projeto” mostrou como acompanhar o desenvolvimento da criança em seu processo de crescimento e aprendizado. Ministrada pela professora Ana Paula Setembre Margoni, mostrou ainda a importância do papel do adulto para que a criança enfrente desafios e resolva situações-problema.

“Foi bastante dinâmico e produtivo. Foram abordados vários temas que ajudarão no planejamento de aulas mais diversificadas. As atividades me chamaram a atenção por possibilitarem a interação da sala, tornando o estudo mais prazeroso”, comenta a professora Fabrícia B. Rodrigues da Solva, do Colégio Dr. Aimone Salerno, de Taquaritinga (SP).

Em Tools for teaching – streamline the learning process, a professora Danielle Ramos Costa Padilha compartilhou com os professores de Inglês do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental experiências que dialogaram sobre os quatro pilares do ensino de língua inglesa: listening, speaking, reading e writing.

No curso Ação e interação nas aulas de Português: caminhos para uma aprendizagem mais significativa, ministrado pelo professor Sílvio Duarte, os professores de Português do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental refletiram sobre técnicas para obter uma aprendizagem mais significativa, e ter a participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Para Sandra Helena Garcia, professora do Centro Educacional “Pingo de Gente” – Objetivo, de Estrela d’Oeste (SP), o curso foi excelente e ofereceu estímulos para o educador buscar recursos mais atualizados. “O professor foi ao encontro da realidade do aluno, por meio de recursos, como imagens, vídeos, músicas, e textos. Com essa diversidade de soluções, além de transformar o ambiente escolar, atraímos ainda mais a atenção do estudante.”

Os professores de Matemática do Ensino Médio participaram do curso Complexos e Analítica. Na aula, o professor Marcelo da Silva Mello mostrou como otimizar as aulas e facilitar a compreensão de assuntos como números complexos e Geometria Analítica, o plano cartesiano e o plano complexo, formas de representar pontos utilizando números reais e aplicações.

Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos.

O módulo 1 reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico, com o tema Como ser um líder dentro das escolas?! a professora Edméa B. Nunesmostrou a abrangente importância de se ter um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.
Alessandra Gonçalves Leite Saraiva, coordenadora geral do Colégio Objetivo Ituverava, gostou muito da diversidade de cursos e atualidade dos temas abordados. “A busca por novas didáticas e conhecimentos é fundamental para a escola que deseja oferecer boa qualidade de ensino. O 1º módulo é bem interessante, desmistificou o papel do coordenador e sua atuação como líder de aprendizagem e agente responsável pela formação continuada dos professores.”

Aos veteranos de Encontro Pedagógico, uma das apresentações foi Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica. Considerado o 3º módulo, ministrado pela professora Cláudia Gerbin Maciel, reforçou a importância da observação em sala de aula e discutiu as estratégias e procedimentos metodológicos que mais possibilitam a aproximação entre coordenadores pedagógicos e docentes.

A mantenedora Gisele Dias de Moraes Martins Games, do Colégio IA, de Bebedouro (SP), reforça a importância do evento na formação dos professores e diz que a aula abordou um tema atual do cotidiano das coordenadoras. “Foi uma troca de experiências muito rica. O material é constantemente atualizado e os educadores precisam acompanhar essa evolução. Os Encontros Pedagógicos são oportunidades para os profissionais compartilharem experiências e enriquecerem-se com novos conhecimentos.”

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 06 de setembro poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.

Outros depoimentos

Patrícia Nunes Guimarães Simões de Lima, professora de Inglês e Espanhol da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, de Catanduva (SP).
“É sempre bom se reciclar e trocar experiência com outros profissionais. Eventos como esse nos oferecem a possibilidade de deixar as aulas mais atraentes e diferenciadas.”

Adriana N. Queiroz, professora de Artes da escola Cachinhos Dourados, de Fronteira (MG).
“Muito bom. O Encontro Pedagógico nos incentivou a buscar recursos para elaborarmos aulas diferentes e criativas.”

Patrícia Renata Andréia Alves Crevalaro, professora de Português do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Arco- Íris Objetivo, de Osvaldo Cruz (SP).
“Curso muito bom, com ótimas dicas para trabalharmos alguns assuntos com os alunos. A aula trouxe conteúdos interessantes que aprimoraram o conhecimento dos professores. Foram abordados temas didáticos e atuais, que ajudarão os educadores a desenvolverem melhor as aulas.”

Edson Baioni, diretor pedagógico do COOPEN-n, de Novo Horizonte (SP) – participou do curso 1º módulo – Como ser um líder Pedagógico.
“O curso foi muito produtivo. A atualização permanente está entre as obrigações dos docentes, e os Encontros Pedagógicos são feitos para refletirmos sobre as práticas pedagógicas.”

Leila M. Nassa Bautista, diretora pedagógica da Fundação Educacional Tanabi, de Tanabi (SP) – participou do curso 2º módulo – Quando perguntar não basta!
“Foi muito bem elaborado e reuniu textos pertinentes. As discussões acaloradas possibilitaram a troca de experiências. Os Encontros Pedagógicos levam os professores a uma reflexão sobre a prática pedagógica, o que leva ao aperfeiçoamento profissional.”

Vera Regina Salbag Moretti, diretora do Colégio Joaquim Murtinho, de Presidente Prudente (SP) – participou do curso 2º módulo – Quando perguntar não basta!
“O tema foi bem claro e nos levou a pensar sobre propostas que enriquecem o trabalho escolar para melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.”

Moysés Chama de Carvalho, professor e coordenador da Escola Recanto, de Aparecida do Taboado (MS) – participou do curso 2º módulo – Quando perguntar não basta!
“O curso foi ótimo. Além da atualização corriqueira, o Encontro Pedagógico proporcionou mais uma vez a aprendizagem coletiva, trabalhando o material didático do sistema educacional. Com a troca de saberes temos uma visão ampla dos desafios das escolas e como podemos lidar com eles.”

Sérgio Butinhão Júnior, do Colégio Objetivo, de Barretos (SP), participou do curso 3º módulo – Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica.
“O Encontro Pedagógico ofereceu uma boa diversidade de cursos e abordou temas atuais. É um evento que promove a atualização profissional e permite o intercâmbio de experiências com professores de outras escolas.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.