Encontro Pedagógico – 31 de Agosto – Bauru – SP
Encontro Pedagógico em Bauru estimula a troca de experiências e o aprimoramento profissional
Para oferecer um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo, atento a uma realidade que se transforma a cada momento, o Sistema de Ensino Objetivo realiza periodicamente Encontros Pedagógicos. Em 31 de agosto, o evento foi realizado no campus Bauru da Universidade Paulista.
Destinado a professores e coordenadores de Bauru e região, os cursos contemplaram todos os níveis de ensino e proporcionaram aos participantes um dia de aprendizado e troca de experiências.
Aos educadores da Educação Infantil 1 e 2 interessados em ampliar os conhecimentos nas áreas de Códigos, Lógica, Natureza e Cultura e Movimento, foi oferecido o curso Criança pequena também pensa. Idealizada por Sandra Carulli, coordenadora da Educação Infantil e sua equipe, a atividade ministrada por Andrea Cristina da Silva abordou a postura do professor em atividades que contemplam a construção do conhecimento e a expressão livre do pensamento da criança.
Lana K. dos Santos Moreira, do Unicolégio Baby de Araçatuba (SP), gostou da proposta e diz que a troca de experiência entre as professoras chamou sua atenção. “O curso auxiliará muito no processo de ensino-aprendizagem e possibilitará o desenvolvimento de novas habilidades e ideias.”
Voltado aos docentes da Educação Infantil 3, o curso A Linguagem, a Matemática e a criança de 5 anos, apresentado por Cecília de Cassia Montanari, destacou as duas áreas do conhecimento, evidenciando a sequência didática como um caminho possível para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo da criança.
No curso de Língua Portuguesa Vamos confabular?, voltado aos docentes do 2º ao 5º ano, a professora Bruna Fabiani Carvalho Fonseca abordou a importância da fábula. “O curso provoca o reconhecimento do gênero, especialmente, por seu valor estético, observado nos recursos expressivos com os quais se produzem os sentidos de cada história. A partir desse olhar, foram apresentadas estratégias que permitem explorar as múltiplas habilidades dos alunos, como ouvir, ler, contar e escrever, de modo a conquistar, progressivamente, a autonomia de leitura e escrita da fábula”, explica Deborah Catarinacho, coordenadora de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano.
Para os professores de Ciências do 6º ao 9º ano foram ministrados dois cursos. No primeiro, sob o tema O ensino de Ciências através de dicas e toques, a professora Luana Cristina Silva Barros apresentou atividades práticas que favorecem a aprendizagem do aluno. Já na segunda parte, foi trabalhada uma atividade interdisciplinar em conjunto com os educadores de Geografia. No projeto nomeado Construções sustentáveis, foram apresentadas construções que utilizam energias renováveis e materiais que não prejudicam o meio ambiente.
A professora Silvana Botasso, do Preve Objetivo de Lins (SP), afirma que gostou muito da interação entre os cursos de Ciências. “As atividades de laboratório são sempre muito interessantes, prendem a atenção do aluno e proporcionam um aprendizado bem positivo.”
A sustentabilidade também foi tema de debate entre os professores do Ensino Médio. Em Lixo e seus contaminantes: uma realidade atemporal, ministrado pelos professores Mônica Segatini Bertoldo, Valnir Rogério Trava Airold e Carlos Alberto Pereira Domingues, foram integrados conceitos de Biologia, Física e Química. As discussões contextualizaram historicamente os problemas inerentes ao lixo, seus contaminantes e suas consequências no bem-estar social. “Excelente abordagem. Gostei muito da proposta interdisciplinar, já que ela está presente nos vestibulares e no Enem”, comenta a professora Viviane Cristina Silva Ramos, do Portal Sistema de Ensino, de Taquarituba (SP).
O professor José Michel Monassa, do Lumen Objetivo de Piraju (SP), também participou do curso e afirmou que o tema melhorará a abordagem dos conteúdos referentes à gestão de lixo, à reciclagem e à compostagem. “O curso foi muito bom, didático e interativo. Apresentou muitos fatos e detalhes atuais, com abordagem de elementos do cotidiano.”
A expansão da linguística, por meio de conceitos gramaticais direcionados a uma interpretação correta de textos inéditos em Inglês, foi o foco de estudo do curso Ampliando o vocabulário, ministrado aos educadores do Ensino Médio, pela especialista Viviani Xanthakos.
Já o curso direcionado aos coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi dividido em três módulos e ministrado pelas professoras Angela Xavier, Sonia R. Lara Bento e Marcia Pinheiro Carvalhinha. Seguindo uma sequência de prática, o módulo 1 Coordenador pedagógico, “bombeiro” não! apresentou as distorções e equívocos na formação e atuação dos coordenadores pedagógicos que levam os profissionais a assumirem diferentes tarefas em detrimento de suas principais funções. No módulo 2, abordou-se o tema Coordenador pedagógico, da prática à reflexão. Neste curso, os educadores refletiram sobre maneiras de desenvolver habilidades para exercer a formação continuada dos professores. Já no módulo 3, Um coordenador coordena!, discutiu-se o perfil de liderança dos profissionais e o fortalecimento dos desempenhos, a partir da análise de situações cotidianas.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 31 de agosto poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.