Encontro Pedagógico – 30 de junho – Brasília (DF)

Encontro Pedagógico em Brasília promove a troca de experiências entre educadores

Discutir sobre temas atuais, compartilhar informações sobre a prática pedagógica e aprender novas formas de trabalhar o material didático do Sistema de Ensino Objetivo foram algumas das propostas do Encontro Pedagógico realizado em Brasília (DF). O evento aconteceu no Colégio Objetivo – JK Shopping, em 30 de junho, e motivou professores, coordenadores, diretores e mantenedores.

Os docentes da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental participaram do curso Oralidade e escrita: como a exploração da linguagem oral pode contribuir para o trabalho de letramento e desenvolvimento da alfabetização. A educadora Cecília de Cássia Montanari apresentou aos professores possibilidades de trabalho para que as crianças adquiram a habilidade de escrever e alcancem um bom desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor.

O curso Aprendizagem significativa – como proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento?, apresentado pela professora Vanessa Gervásio Martin, discutiu a temática com os professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O curso proporcionou situações que favoreçam a reflexão sobre o papel do docente de oferecer condições para a construção do conhecimento pelos alunos a partir de suas experiências e de situações desafiadoras.

A aula Metodologias ativas de aprendizagem – experiências e possibilidades foi ministrada por Sonia Bercito, coordenadora da produção do material didático do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Sistema Objetivo. No curso foram discutidos métodos ativos e criativos centrados no aluno, com o uso ou não de tecnologias digitais. Além disso, foram apresentadas vivências que se caracterizam pelo aspecto participativo e colaborativo, ressaltam o protagonismo dos alunos, o desenvolvimento dopensamento crítico, a autonomia e a autoria.

O curso Relacionamento interpessoal no Ensino Médio: um desafio no espaço escolar foi o tema da discussão com os docentes desse nível. Ministrado pelo educador Fernando de Paiva Santos, o curso discutiu as formas de se manter uma comunicação e mostrou como relacionamentos interpessoais positivos podem mudar o rumo do processo educativo. “Não é só a troca de experiências que contribui para isso. Reavaliar e refletir sobre a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro da escola também são atitudes fundamentais”, explica Paiva.

Os coordenadores refletiram sobre a prática da profissão no curso A gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico, orientados pela educadora Edméa B. Nunes. A educadora mostrou como gerenciar situações que fazem parte da profissão, organizando uma rotina funcional.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram desse Encontro poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou podem ser acessados clicando aqui!

Confira os depoimentos:

Wilfara Gomes, diretora do Colégio Rio Branco – Objetivo, de Valparaíso (GO).
“Momento de compartilhar, aprender, mudar, inovar, crescer, tendo o foco aprendizagem do aluno.”

Neide Suzuki Naito, diretora pedagógica do Colégio Império Educacional, de Paracatu (MG).
“Foi de grande importância para nós que estamos iniciando uma escola nova. Todas as informações foram positivas. O curso trouxe várias informações e experiências do dia a dia de outras escolas.”

Angélica Camarço, professora de 4.a e 5.a séries do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Águas Claras, de Águas Claras (DF).
“Foi bastante gratificante participar do curso, dinâmico e com grande importância para minha vida profissional e social.”

Patrícia Araujo dos S. Souza, professora de Língua Portuguesa do 6.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental.
“Os pontos positivos do Encontro foram a inovação da tecnologia apresentada e recursos para inovar as nossas aulas.”

Samuel Santos de Souza, do Objetivo Brasília (DF)
“Achei formidável o conteúdo e a forma na qual o professor abordou os temas e a condução da aula de forma geral.”

Aurélio Venturelli, professor do Ensino Médio do Colégio Objetivo JK, Brasília (DF).
“O curso é bastante atrativo no que remete à reflexão sobre perfis de professores, que são variados. Também é importante no sentido de verificar questões que podem auxiliar nas intervenções em sala da aula.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.