Encontro Pedagógico – 28 de setembro – Campo Grande – MS

Encontro Pedagógico: aperfeiçoando a didática por meio da renovação do conhecimento

O universo educacional está em constante transformação e, por essa razão, é tão importante que os profissionais da área estejam atentos às mudanças e tendências. Periodicamente, o Sistema de Ensino Objetivo oferece aos educadores de escolas conveniadas cursos que visam o constante aprimoramento profissional.

Encerrando o ciclo de cursos e oficinas de 2013, o Encontro Pedagógico de Campo Grande (MS), realizado em 28 de setembro, na Faculdade Mato Grosso do Sul (Facsul), campus Afonso Pena, reuniu professores, coordenadores e mantenedores das escolas da região, que trocaram experiências e compartilharam informações em busca da excelência na educação.

Para os professores da Educação Infantil e 1º ano, a professora Kátia Aparecida de Oliveira falou sobre Os desafios do universo infantil. O curso abordou diferentes didáticas para a construção do conhecimento e a expressão do pensamento da criança.

Em Vamos confabular?, voltado aos docentes de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano, a professora Bruna F. C. Fonseca abordou a importância da fábula. “O curso provoca o reconhecimento do gênero, especialmente, por seu valor estético observado nos recursos expressivos com os quais se produzem os sentidos de cada história. A partir desse olhar, foram apresentadas estratégias que exploram as múltiplas habilidades dos alunos, como ouvir, ler, contar e escrever, de modo a conquistar, progressivamente, a autonomia de leitura e escrita do gênero”, explica Deborah Catarinacho, coordenadora da disciplina e idealizadora do curso.

Aos professores de Ciências, Matemática e Arte, do 6º ao 9º ano, a professora Rosana Perleto dos Santos ministrou o curso Ciência da Natureza e Matemática: discussão da teoria e da prática. A proposta associou a teoria e a prática e demonstrou que os elementos do ensino caminham juntos.

A sustentabilidade foi um dos temas debatidos entre os professores do Ensino Médio. Em Lixo e seus contaminantes: uma realidade atemporal, apresentado por Carlos Alberto Domingues, foram integrados conceitos de Biologia, Física e Química. As discussões contextualizaram historicamente os problemas inerentes ao lixo, seus contaminantes e suas consequências no bem-estar social. 

Aos coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a professora Marcia Carvalinhaapresentou Coordenador pedagógico, “bombeiro” não!, O curso abordou as distorções e equívocos na formação e atuação dos coordenadores pedagógicos que levam os profissionais a assumirem diferentes tarefas em detrimento de suas principais funções.  

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros continuarão acontecendo em 2014 e os cursos e oficinas trarão novas propostas para a prática pedagógica. Para mais informações acesse a guia “Convênios”, ou clicando aqui.

Confira abaixo alguns depoimentos de educadores que participaram do Encontro Pedagógico em Campo Grande (MS):

Tatiana Lieko Duran Moreno, professora da Educação Infantil da Unidade Educacional de Três Lagoas (Unitrês Objetivo), de Três Lagoas (MS), participou do curso Os desafios do universo infantil.
“Muito proveitoso. A palestrante nos auxiliou bastante ao mostrar como lidar com problemas do cotidiano escolar, procurando respeitar os limites de cada aluno e o tempo de aprendizagem.”

Belisaria Aparecida do Carmo Sampaio Leoni, professora do 3º ano da Sociedade de Educação de Rio Brilhante (Serb) de Rio Brilhante (MS), participou do curso Vamos confabular?.
“Muito bom. A professora tinha clareza e o domínio sobre o assunto e ressaltou a importância da revisão de texto, indicando formas adequadas de correção e sugestões de atividade.. O tema abordado me auxiliará na prática de revisão textual, na sequência didática e nas atividades desenvolvidas no cotidiano.”

Edimara Ribeiro Silva, professora do 3º ano do Objetivo, do Instituto Baruki de Educação e Cultura (IBEC) de Corumbá (MS), participou do curso Vamos confabular?.
“O curso apresentou uma ótima proposta que enriqueceu a nossa prática pedagógica. A professora explicou o tema com muita clareza e apresentou diversos textos que poderão ser usados como suporte para o desenvolvimento das aulas.”

Rosana Parolisi Lima Fanelli, professora de Matemática do Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA) de Bataguassu (MS), participou do curso Ciências da Natureza e Matemática: discussão da teoria e da prática.
“Esses encontros são extremamente importantes, pois aprendemos diferentes maneiras de abordar conteúdos. Trocamos experiências e aumentamos nossos conhecimentos.”

Dalto Luiz Gonçalves, professor de Matemática e Física, do 7º ao 9º ano do Ensino Médio no Instituto Baruki de Educação e Cultura (IBEC) de Corumbá (MS), participou do curso Ciências da Natureza e Matemática: discussão da teoria e da prática.
“Foi um ótimo curso, que proporcionou a integração e a troca de experiências entre os participantes. O tema explorado reafirmou o que já trabalhamos em sala de aula e ganhou mais engenhosidade. O evento fortalece e valoriza a nossa profissão.”

Eliane Feitosa Padovam, professora de História do 6º e 7º anos do Centro Educacional Juventude do Amanhã (CEJA)  de Bataguassu (MS), participou do curso Da leitura da palavra à leitura do mundo: estratégias para a boa compreensão textual.
“Todo o tema abordado deve levar os professores a uma análise de como podemos ministrar nossos conteúdos de maneira mais produtiva. Fazer o aluno aprender é o nosso maior desafio. E o Encontro Pedagógico nos ajuda a rever nossos próprios conceitos, sempre no sentido de avançar positivamente no processo de ensino-aprendizagem.”

Ramona de Fátima E. de Mattos, coordenadora da Associação de Pais e Mestres da Escola Magsul Júnior de Ponta Porã (MS).
“O Encontro Pedagógico é importante, principalmente, pela formação continuada e troca de experiências com outros profissionais. Também nos auxilia a avaliar se o trabalho da escola está sendo desenvolvido corretamente, e se a utilização do material segue a orientação do planejamento do sistema de ensino.”

Terezinha Baruki, diretora financeira do Instituto Baruki de Educação e Cultura (IBEC) de Corumbá (MS).
“A diversidade de cursos dá oportunidade a todos os níveis de ensino. É um importante momento de reflexão, entrosamento e orientação pedagógica. Agradecemos a oportunidade e cumprimentamos a instituição pela organização e excelência dos professores-orientadores.”

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