Encontro Pedagógico – 28 de março – São Paulo 2 – SP

Encontro Pedagógico promove o aprimoramento e a troca de experiências entre educadores

Para oferecerem uma educação de qualidade, os educadores precisam estar em constante aprimoramento profissional. Em 28 de março, professores, coordenadores, diretores e mantenedores se reuniram no campus Cidade Universitária da Unip para mais um dia de aprendizado e troca de experiências.

O curso O saber e o pensar da criança de 3 anos, voltado aos docentes de Linguagem, Matemática, Natureza e Cultura da Educação Infantil 1 (fase 2), refletiu sobre o comportamento dos alunos nessa faixa etária diante de atividades relacionadas às disciplinas. Os trabalhos foram orientados por Sandra Carulli, coordenadora da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental e apresentados pelas professoras Monica Paiva Reys Munuera e Ana Paula Setembre Margoni.

Uma das aulas oferecidas aos educadores do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental foi Tem História e Geografia na literatura, na notícia e na paisagem. Ministrado por Luiza Nazário, coordenadora da área, com o apoio das professoras Cláudia Regina dos Santos e Maira Campos dos Santos Portal, o curso mostrou como desenvolver atividades que possibilitem uma leitura de mundo por meio do espaço, criando relações com o processo histórico.

Em Ciências, os professores do 2.º ao 5.º ano discutiram sobre o tema A água, sua importância e a formação da consciência cidadã.  O curso, proferido pela coordenadora da disciplina, Laís Lemes Costa, e professoras Eliete Elena Arruda Geraldo e Fátima da C. Bezerra, falou sobre o recurso e evidenciou os efeitos diretos da crise hídrica no Brasil na degradação do meio e na qualidade de vida, bem como sua relação com a disponibilidade de energia elétrica.

Sob o tema A new time has come! Let’s make the best of it,  a aula destinada aos docentes de Inglês do 6.º ao 9.º ano discutiu diferentes estratégias para melhor utilização do novo material didático. A apresentação oferecida pela coordenadora Elaine Perrone e professoras Marcia Cristina dos Santose Maria Cecilia Baptista Pereira focou em como desenvolver as quatro habilidades (reading, speaking, listening e writing) e otimizar o ensino do idioma.

O curso Ensino de Arte no Sistema Objetivo: reflexões, destinado aos professores do 6.º ao 9.º ano da área, também falou sobre as novidades do material didático. Ministrado pelo coordenador da disciplina, José Mineirini Neto, e pela professora Rose Pagotto, debateu questões atuais, possibilitando aprimorar compreensões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e a proposta triangular. A formulação de projetos de arte/educação complementou esse curso.

No curso de Matemática do Ensino Médio, Giusseppe Nobilioni, coordenador da área, e os docentes Antônio Fazoli e Marcelo da Silva Mello (Guará) falaram sobre Trigonometria. Foram destacadas formas de se apresentar a didática para uma visão geral das funções e relações na trigonometria e suas aplicações no cotidiano.

O professor Carlos Alberto P. Domingues (Carlão) apresentou aos docentes de Química o curso Propostas pedagógicas, que foi dividido em duas partes.  Na primeira, ele abordou as aulas práticas e os recursos da informação, visando à aplicação da disciplina em sala de aula. Já na segunda analisou, juntamente com a Física, a Biologia e a História, como o desenvolvimento científico inter-relacionou essas disciplinas – passando por temas como a Belle Époque, as grandes guerras mundiais e também a Guerra Fria. O curso foi criado com o intuito de favorecer uma reflexão ampla e garantir uma formação de acordo com a visão do Enem – promover ao historiador, por exemplo, conhecimento sobre o controle das epidemias e doenças, as ações dos gases ou ainda sobre como funcionavam as máquinas de destruição e os foguetes.

Aos coordenadores veteranos foi ministrado o curso Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica. A educadora Camila Clemente Vieira abordou procedimentos metodológicos para desenvolver a tarefa de observar e agir em sala de aula, tendo em vista os cuidados ao definir os caminhos que serão percorridos e possíveis mudanças nos fluxos de ação.

O tema Gestão e liderança na escola foi direcionado aos diretores e mantenedores das escolas. Ministrado pelas professoras Yvone Monteiro Restom e Mônica Cristina de Souza, o encontro abordou os desafios comuns aos sistemas de ensino na atualidade, delineados por um contexto social que se transforma de maneira dinâmica e global. Um foco de análise foi o papel da liderança e o acompanhamento das práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais de forma participativa.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 28 de março poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.

Confira abaixo alguns depoimentos de educadores que participaram do Encontro Pedagógico:
Reni da Costa Fernandes Ferminano, professora da Educação Infantil I (fase 2) da Escola Caminho Suave, participou do curso 01 – O saber e o pensar da criança de 3 anos.
“Esclareci algumas dúvidas que tinha e vi diferentes atividades que podem ser criadas, como os Lapbooks. Os Encontros Pedagógicos são muito importantes, pois além de trazerem novos conteúdos, temos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos e, com isso, ganhamos várias ideias.”
Margareth Francisco Silva, professora de Matemática e Ciências do 4.o e 5.o anos do Ensino Fundamental do Colégio Integrado de Osasco, participou do curso 09 A água, sua importância e a formação da consciência cidadã.
“Trocamos muitos conceitos interessantes e criamos a consciência de que não é impossível mudar o rumo das coisas. Os encontros nos ajudam a refletir e reformular conceitos, proporcionou a troca de experiências e o contato com diferentes pessoas. Toda vez que faço o curso com a equipe de Ciências, os profissionais demonstram o quanto gostam do que fazem e nos transmitem mais entusiasmo com a arte de educar.”
Flávio Pereira Cavalcante, coordenador do Liceu Camilo Castelo Branco, participou do curso 31 – módulo 3 – Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica.
“O curso atendeu as minhas expectativas. Nos Encontros Pedagógicos sempre temos a oportunidade de trocar ideias com outros coordenadores, obter novos conhecimentos.  Aprendemos como conduzir determinados assuntos, técnicas de organização e de possíveis pautas que podem ser discutidas com os docentes.”
Helena K. Ono Ogusuka, coordenadora geral do Objetivo São Caetano do Sul, participou do curso 35 – Gestão e liderança na escola.
“Fizemos um levantamento de problemas, refletimos sobre o papel do diretor diante do trabalho como gestor e educador. Participar do Encontro Pedagógico é motivador e superimportante; orienta meu trabalho.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.