Encontro Pedagógico – 28 de maio – São José do Rio Preto

São José do Rio Preto sedia Encontro Pedagógico de educadores

O Sistema Objetivo de Ensino realizou, em 28 de maio, o Encontro Pedagógico para professores, coordenadores e mantenedores das escolas de São José do Rio Preto e região. Cursos e oficinas em diversas áreas promoveram uma valiosa troca de experiências e disseminaram novas possibilidades de utilização do material didático. O evento foi sediado no campus São José do Rio Preto da Universidade Paulista (UNIP).

Os professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram de atividades práticas, experimentações e trabalhos diversificados, construindo juntos conceitos atualizados que poderão ser aplicados em sala de aula.

Um dos temas abordados para educadores da Educação Infantil foi a musicalização. O curso mostrou como estimular a sensibilização e a ampliação dos conhecimentos musicais na criança de maneira intuitiva. “Musicalizar é tornar a criança sensível e receptiva aos sons. É promover o contato com o mundo musical que já existe dentro dela. Daí sua importância para a Educação Infantil”, diz a coordenadora Sandra Regina Carulli.

Já o curso A criatividade na Educação Infantil tratou de atividades que exploram a imaginação da criança. “Desenhar, brincar, manchar, riscar, construir e encantar-se. Crianças fazem de conta que um rabisco ou um objeto transforma-se em outro”, explica Carulli.

Professores de Geografia do 6º ao 9º ano aprofundaram o conhecimento sobre os fenômenos naturais (vulcões, terremotos, tsunamis, entre outros), a história da Terra e o desenvolvimento da vida nas eras geológicas no curso Terra: sua dinâmica, sua história.  “Apresentamos o conteúdo usando imagens e vídeos, abrimos para discussão e depois os docentes produziram uma maquete relacionando a divisão das placas tectônicas com os locais onde os terremotos acontecem. A ideia é que, a partir do nosso curso, surjam novas possibilidades para as aulas”, esclarece Ana Paula Campolongo, coordenadora da área.

Escrita ortográfica: objeto de aprendizagem significativo possibilitou aos participantes refletir sobre o ensino desse tópico e como construir estratégias que auxiliem na aprendizagem de conteúdos específicos. “A ortografia pressupõe o desenvolvimento de um ensino pautado na reflexão e na existência de um sujeito ativo, que seja parte do processo de aquisição. Assim, esta oficina propõe-se a inspirar a elaboração de estratégias que estimulem a aprendizagem, considerando as regularidades e irregularidades de nosso sistema”, explica Deborah Cristina Catarinacho, coordenadora de Português do 2º ao 5º ano.

Já Contos, lendas e mitos: resgatando o folclore na sala de aula, curso de História do Ensino Médio, apresentou um panorama geral sobre o folclore de várias culturas, destacando a brasileira.

O curso O universo sonoro-musical: uma via de acesso ao ensino de língua inglesa proporcionou mais uma forma de trabalhar novos conteúdos e também fixá-los. A música favorece a criatividade, o senso ritmo, a concentração, a imaginação e a memorização – características que a tornam um método de ensino extremamente eficaz.

Mostrar novos caminhos para a aquisição da língua inglesa foi o intuito de Construindo Spelling Bee. Proposto aos educadores do 2º ao 5º ano pela coordenadora de Inglês, Verônica Candida Neves, a oficina desvendou as peculiaridades do campeonato de soletração: estrutura do torneio, escolha de palavras, apresentação de listas, organização de torcida e premiação.

Opinião de quem participou
Luiz Carlos Pedrosa Júnior, professor do Colégio Rui Barbosa, localizado em Andradina, participou de Educação Física infantil e escolar: alternativas para aulas diferenciadas para os diversos níveis. “O curso abrange outras áreas, criando uma interdisciplinaridade, o que resulta em importante apoio na metodologia das aulas.”

Fernando Pires Alvarez Patti Jabella, professor do Objetivo Rio Preto que participou do curso Geografia social: qualidade de vida, ambiente e sociedade, destacou a organização e a qualidade das informações apresentadas. “Gostei muito, pois foi um momento importante para trocar experiências, renovar ideias e conversar com o autor do material didático que utilizamos. Também foi uma oportunidade para conhecer mais sobre os recursos do Portal”, diz.

Os cursos e oficinas são realizados durante todo o ano letivo. Os interessados em participar devem conferir a programação no Portal do Objetivo. É possível ter acesso aos procedimentos para a inscrição na guia “Convênios” ou clicando aqui.

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