Encontro Pedagógico – 28 de fevereiro – São Paulo 1 – SP
Encontro Pedagógico comemora os 50 anos do Objetivo
A excelência na educação só pode ser conquistada com a dedicação e a qualidade dos profissionais que atuam em uma instituição de ensino. Buscar novas didáticas e aprimorar a prática pedagógica estão entre os principais desafios do educador. Focado nesses preceitos o Encontro Pedagógico, realizado em 28 de fevereiro, reuniu professores, coordenadores, diretores e mantenedores, em um dia de aprendizado e troca de experiências.
Na abertura do evento, os participantes conheceram a trajetória e o pioneirismo dos fundadores do Centro Educacional Objetivo, que em 2015 completa 50 anos de muitas conquistas. A ocasião celebrou o aniversário da instituição e promoveu uma singela homenagem aos educadores que estão na escola desde a fundação.
“Foi um momento muito envolvente. Contagiante. Me emocionei do começo ao fim. Me sinto muito feliz de poder fazer parte desta história”, comenta Patrícia Antunes, coordenadora do Educativo, de Tietê (SP).
A professora Eliana Maria Benassi De Santi diz que o Objetivo proporciona muitas alegrias em sua vida. “Novas descobertas, encantamentos, aprendizado e satisfação pessoal e profissional. Nossa escola é inovadora e, conhecendo mais do seu passado, entendemos que esse era o sonho e compromisso do criador da instituição.”
Realizado no campus Cidade Universitária da Unip, o Encontro Pedagógico promoveu 35 cursos com assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas.
Os professores de Linguagem Matemática, Natureza e Cultura da Educação Infantil (fase 1, 2 e 3) e 1º ano do Ensino Fundamental participaram da oficina Lapbook – uma estratégia diferenciada, com inúmeros recursos, ministrada por Aparecida F. Maia Pagliarin, Fernanda C. de Azevedo, Cecilia de Cássia Montanari, Regina C. I. R. de B.Gonçalves , Andréa Cristina da Silva , Kátia Ap. de Oliveira e Eliana Nunes Olivare . O curso, orientado por Sandra Carulli, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, ensinou como organizar um lapbook, livro de dobras que tem a mesma função de um portfólio. Foi apresentado mais um instrumento para ser utilizado em sala de aula, levando em consideração os conteúdos e propostas de cada disciplina.
Em Informática, os docentes da Educação Infantil e do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental aprofundaram os conhecimentos no curso Jogos digitais: uma ferramenta para a educação. Combinando o pensar, o fazer e o brincar, a aula apresentada pela coordenadora da área Mônica Valls Moreira em conjunto com a professora Nathaly Goulart Vales mostrou uma forma inovadora de ensinar o aluno a usar a lógica, o raciocínio e habilidades de organização para resolver problemas. O curso reforçou que aprender jogando é muito mais prazeroso para as crianças, pois os jogos fazem parte de seu cotidiano.
Aos educadores de Ciências do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental foi ministrado o curso A água, sua importância e a formação da consciência cidadã. Na ocasião,a coordenadora da disciplina Laís Lemes Costa, e as professoras Eliete Elena Arruda Geraldo, Fátima da C. Bezerra abordaram temas como a água, os efeitos diretos da crise hídrica no Brasil na degradação do meio e na qualidade de vida, bem como sua relação com a disponibilidade de energia elétrica.
Para os docentes de Português do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foi oferecido o curso (Re)interpretando as práticas do ensino de Língua Portuguesa, ministrado pelo coordenador Júlio César Michelato e pelos professores Andrea Castelaci Martins e Silvio Duarte. A proposta analisou a prática educativa e o intercâmbio de experiências. Na aula foram desenvolvidas também práticas diferenciadas que levam os alunos a novos patamares de desenvolvimento.
No curso O prazer de aprender Matemática, os educadores do 6º ao 9º do Ensino Fundamental da área viram como aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, discutindo sobre as diversas formas de se conduzir uma determinada atividade para atingir o produto final desejado. A aula apresentada pela coordenadora da disciplina Maria Ignez Gerotte e professoras Rosana Perleto dos Santos e Silvia Regina Keyassu Bovino teve o intuito de contribuir para a formação do professor de Matemática e gerar ambientes de socialização com experiências inovadoras para as aulas nos diferentes anos.
Aos docentes de História do Ensino Médio foi proposto o curso Da ciência da prosperidade à era da destruição: o mundo do final do século XIX ao século XX, apresentado porDaily de Matos Oliveira, coordenador da disciplina, e pelo professor Ricardo Felipe Di Carlo. A primeira parte mostrou como desenvolver o conteúdo programático e analisar as relações entre o progresso científico do final do século XIX e do século XX. O segundo momento contou com a participação dos profissionais de Física, Química e Biologia. Juntos, os educadores refletiram sobre como o desenvolvimento científico é mote que relaciona as disciplinas – passando por temas, como a Belle Époque, as grandes guerras mundiais e também a Guerra Fria. O curso ofereceu uma ampla análise e garantiu uma formação completa, de acordo com critérios do Enem.
Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos. O módulo 1 reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico e discutiram o tema Como ser um líder dentro das escolas. As professoras Norma Olinda G. Boacinin, Fabiana M. da C. A. Costa dissertaram sobre a importância de se ter na escola um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.
Um dos cursos apresentados aos coordenadores veteranos dos Encontros Pedagógicos foi Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica. Considerado o módulo 3, a aula foi indicada aos profissionais que já haviam cursado os módulos 1 e 2. Nela, a professora Camila Clemente Vieira abordou procedimentos metodológicos para desenvolver a tarefa de observar e agir em sala de aula, tendo em vista os cuidados ao propor, realizar, intervir e definir os caminhos que serão percorridos, para que os professores tenham a oportunidade de mudar fluxos de ação.
O curso Gestão e liderança na escola foi direcionado aos diretores e mantenedores das escolas. Ministrado pelas professoras Yvone Monteiro Restom e Mônica Cristina de Souza, o encontro abordou os desafios comuns a todos os sistemas de ensino na atualidade, delineados por um contexto social que se transforma de maneira dinâmica e global. Um foco de análise foi o papel da liderança e o acompanhamento das práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais de forma participativa.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 28 de fevereiro poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.
Confira abaixo alguns depoimentos de educadores que participaram do Encontro Pedagógico:
– Marise Campos Barbosa Bragheroli, professora da Educação Infantil 3 do Colégio Objetivo de Mogi das Cruzes (SP), participou do curso Lapbook – uma estratégia diferenciada, com inúmeros recursos:
“Ampliar os recursos para aprimorar os saberes dos nossos alunos é sempre importante. Nos encontros nos deparamos com novos conhecimentos, informações valiosas e muitas ideias criativas.”
– Lívia Carolina Alves Pudles, professora do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Brasil Jovem, de São Paulo (SP), participou do curso Jogos digitais: uma ferramenta para a educação:
“Todo conhecimento é sempre bem-vindo. É a segunda vez que participo de um curso da área e posso dizer que são sempre interessantes, pois trazem ideias e atividades pedagógicas que auxiliam bastante na prática em sala de aula. O conteúdo dele será muito útil.”
– Eliana Maria Benassi De Santi, professora do Colégio Objetivo Cantareira, de São Paulo (SP), participou do curso A água, sua importância e a formação da consciência cidadã:
“Um educador tem que estar constantemente em formação, atualizado e sempre aperfeiçoar seu trabalho. O tema água não serve somente para nossas aulas, mas também para a vida. É importante a reflexão sobre a crise hídrica e nossas atitudes diante da questão.”
– Ana Luísa Freitas Meira, professora de Língua Portuguesa do Colégio Objetivo Integrado de Mogi das Cruzes, de Mogi das Cruzes (SP), participou do curso (Re)interpretando as práticas do ensino de Língua Portuguesa:
“Foi maravilhoso. Tenho certeza que agreguei muitas ideias para a prática em sala de aula. O professor Júlio sempre tem ótimas sugestões.”
– Maria Inês Mimbu Osako, professora de Matemática do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da MHR Sociedade Educacional, de Piedade (SP), participou do curso O prazer de aprender matemática:
“É uma oportunidade para atualizar-se. Toda vez que compareço ao evento e participo dos cursos sinto a necessidade de estudar mais, me preparar melhor e renovar as metodologias.”
– Rafael Lozano Marzinkousiski, professor de História e Filosofia do Ensino Médio Insituto Educacional Piritubano, de Pirituba (SP), participou do curso Da ciência da prosperidade à era da destruição: o mundo do final do século XIX ao século XX:
“Muito bom, principalmente pelo fato de existir uma interação com profissionais de outras áreas da educação. O Objetivo é muito importante na minha carreira, pois aqui aprendi a ministrar aulas de forma mais ampla e transmitir um conteúdo abrangente em 50 minutos de aula.”
– Anna Maria Bernardini Barbosa, coordenadora do Centro Educacional Objetivo Praia Grande, de Praia Grande (SP), participou do curso Como ser um líder dentro das escolas:
“Os Encontros Pedagógicos são muito válidos. Nossa bagagem de conhecimento aumenta a cada troca de experiência. É o momento em que nos sentimos parte desse grande mundo que é o Objetivo. Vivemos e respiramos dentro da escola e de todo esse sistema. Amo meu trabalho, minha escola e visto, literalmente, a camisa do Objetivo.”
– Patrícia Antunes, coordenadora do Educativo, de Tietê (SP), participou do curso Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica:
“O Encontro Pedagógico proporciona momentos de troca de ideias, experiências, reflexão, conhecimento teórico e aprendizado que me ajudam e orientam minhas ações. Os assuntos discutidos no curso foram apresentados com clareza. Nele a teoria e a prática caminharam juntas. A didática foi extremamente apropriada.”
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.