Encontro Pedagógico – 26 de abril – Sinop

Encontro Pedagógico em Sinop estimula o aprimoramento profissional e a troca de experiências

O Sistema de Ensino Objetivo promove, periodicamente, cursos de aprimoramento profissional. No dia 26 de abril, educadores da cidade de Sinop (MT) e região participaram do Encontro Pedagógico. Realizado no Colégio Objetivo Sabin, o evento ofereceu cursos destinados a professores e coordenadores das escolas conveniadas e explorou assuntos pertinentes a todos os níveis de ensino e disciplinas curriculares.

Aos professores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a professora Cecília de Cássia Montanari propôs uma reflexão pedagógica sobre o saber e o pensar da criança de 2 a 6 anos, em todas as áreas de ensino. Na aula, a professora abordou os princípios e as estratégias formativas da concepção de educação do Sistema de Ensino Objetivo.

No curso de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, destinado aos educadores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a professora Vanessa Gervásio Martin propôs a interação entre docentes e alunos na ampliação e construção de conhecimentos interdisciplinares. Um dos tópicos abordados em Língua Portuguesa pela educadora foi a construção de sequências didáticas que objetivam evidenciar os gêneros como instrumentos centrais para o desenvolvimento das capacidades individuais e do grupo nas dimensões de leitura e escrita.

A docente Bárbara Raquel Backes, do Colégio Piaget, de Nova Mutum (MT), comenta que o curso foi produtivo e esclarecedor. “A professora apresentou novas ideias e formas de trabalhar os conteúdos, possibilitando aulas mais dinâmicas e interessantes.”

Para os professores de Arte, Ciências, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a educadora Kelly A. Trindade promoveu uma reflexão sobre as condições necessárias para que a sala de aula seja um ambiente propício para uma aprendizagem mais significativa. No curso, a professora apresentou estratégias que contribuem para a ação do docente e tornam a aprendizagem mais atraente, prazerosa e expressiva ao aluno.

A professora do Colégio Objetivo Albert Sabin, Rosemeri Hensing Weber, gostou da proposta apresentada pela educadora Kelly. “Ela abordou muitas formas de desenvolver as atividades em sala de aula e mostrou como motivar e envolver os alunos.” Fabiola Nogueira Silva de Oliveira, docente do Colégio Piaget, de Nova Mutum (MT), diz que os textos e imagens chamaram sua atenção. “São elementos que tornam a aula mais interessante, fugindo da monotonia.”

Os educadores do Ensino Médio de Arte, Biologia, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia exploraram, com a professora Ivete Ramirez, a questão interdisciplinar, ao contextualizarem, de acordo com a proposta do Enem, os conteúdos programáticos das disciplinas. A aula tratou dos saberes científicos como um importante subsídio para outros conhecimentos. “O curso foi enriquecedor. A professora explorou a importância do planejamento e sistematização do plano de aula. O tema servirá como instrumento para a melhoria da didática e dinamizará as aulas, enriquecendo-as com as novas dinâmicas,” comenta Adriane Maria de Santana, professora da Escola de Piaget de Diamantino, de Diamantino (MT).

Já os coordenadores refletiram sobre a prática da profissão e viram como desenvolver as habilidades para exercerem a formação continuada de seus professores. Ministrado pela professora Márcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento de Apoio Pedagógico, o curso explorou também algumas estratégias formativas.

Para Olívia Coldebella, vice-diretora do Centro de Educação Básica São José, de Sorriso (MT), a aula abordou a reflexão, com exemplos do cotidiano do educador. “Foi muito enriquecedor e evidenciou a importância do papel do coordenador na prática pedagógica.” A diretora Maria Geny Bess, do Centro Educacional Piaget, de Lucas do Rio Verde (MT), acrescenta que a aula reforçou a importância de um planejamento bem definido e mostrou como instigar os professores a buscarem crescimento profissional. “A professora fez observações muito pertinentes e discorreu sobre a estrutura necessária para oferecer o aprofundamento dos conteúdos nos processos de aprendizagem do aluno”, ressalta.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 26 de abril poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.

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