Encontro Pedagógico – 23 de março – São Paulo (2) – SP

Encontro Pedagógico apresenta técnicas para aperfeiçoar o aprendizado

Professores, coordenadores e mantenedores de escolas conveniadas tiveram a oportunidade de compartilhar boas experiências, reforçar e vivenciar novas possibilidades de atuação em sala de aula. O Encontro Pedagógico, realizado em 23 de março, no campus Cidade Universitária da UNIP, reuniu cursos de todas as disciplinas do currículo escolar, contemplando da Educação Infantil ao Ensino Médio, que proporcionou aos participantes um dia dedicado ao aprendizado.

O curso destinado aos coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foi dividido em três módulos. Seguindo uma sequência de prática, o módulo 1, Coordenador pedagógico, “bombeiro” não!, apresentou as distorções e equívocos na formação e atuação dos coordenadores pedagógicos que levam os profissionais a assumirem diferentes tarefas em detrimento de suas principais funções. No módulo 2, abordou-se o tema Coordenador pedagógico, da prática à reflexão. Neste curso, os educadores refletiram sobre maneiras de desenvolver habilidades para exercer a formação continuada dos professores. Já no módulo 3, Um coordenador coordena!, discutiu-se o perfil de liderança dos profissionais e o fortalecimento dos desempenhos, a partir da análise de situações cotidianas.

Entre os cursos oferecidos aos docentes da Educação Infantil, propostos pela coordenadora Sandra Carulli, foi abordada a temática A Linguagem, a Matemática e a criança de 5 anos, ministrada pelas professoras Cecília Cássia Montanari e Miriangela Cândido de Moura. Explorando as duas áreas do conhecimento, evidenciou-se a sequência didática como um caminho possível para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.

No curso Web 2.0 e as possibilidades de seu uso na educação – apresentado pelos coordenadores Esmeraldo Caniloi Júnior e Mônica Valls Moreira e professores João Roberto Moreira e Nathaly Goulart Vales os profissionais da área de Informática da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio discutiram as ferramentas online que podem expandir as opções de projetos desenvolvidos em aula.

A importância da água e Esqueleto humano foram os temas dos cursos realizados com os docentes de Ciências do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No primeiro bloco, discutiu-se A história da água na Terra 2013: Ano Internacional da Cooperação pela Água. A coordenadora Laís Lemes Costa e as professoras Eliete Elena Arruda Geraldo e Eliana de Fátima Meira Feitoza exploraram amplamente as capacidades dos profissionais presentes por meio de vivências, incluindo dinâmicas que trabalharam a conscientização a respeito da importância do recurso e do uso racional. O segundo bloco de atividades abordou O esqueleto humano como produtor de células sanguíneas e sustentação do corpo. As atividades exploraram a importância do esqueleto para a locomoção e manutenção do formato do corpo e circulação sanguínea.

Destinado aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, no curso O teatro a serviço do ensino da História foi discutido como a dramaturgia enriquece e facilita a aprendizagem da leitura, compreensão e análise dos fatos históricos. A atividade foi ministrada pela coordenadora Maria Tereza Van Acker e pelo professor Pedro Luiz Garcia. Segundo Maria Tereza, a dramatização de situações históricas pelos alunos são ocasiões importantes para a avaliação da aprendizagem dos conceitos fundamentais no ensino da disciplina. Também foi abordado o teatro de costumes, presente no Ocidente desde a Antiguidade Clássica, como uma fonte para a história cultural por evidenciar valores e condições concretas da vida cotidiana das sociedades passadas. 
“O exercício dramático favorece a construção de narrativas e a representação de conceitos abstratos próprios do ensino de História: temporalidade, configurações sociais e conflitos político-ideológicos”, comenta Maria Tereza.

O curso possibilitou, ainda, a realização de um trabalho interdisciplinar com Português. A leitura do livro paradidático Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena, que explora esse mesmo momento histórico, serviu de base para os trabalhos. A proposta tratou da construção dramática de personagens e de situações sociais e políticas, em cenários que representaram valores e características da sociedade.

No curso de Comunicação e Arte (C.A.), voltado aos educadores do Ensino Médio, discutiu-se o abstracionismo. Segundo o coordenador Dany Ribeiro, foi mostrado, de forma lírica,  o dinamismo da arte abstrata nas escolas, explorando cores, texturas e colagens. “O abstracionismo refere-se às formas de arte não figurativas, ou seja, não representa objetos próprios da realidade concreta, mas, ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies”, explica.

A expansão da linguística, por meio de conceitos gramaticais direcionados a uma interpretação correta de textos inéditos em inglês, foi o foco de estudo do curso Ampliando o vocabulário, ministrado aos educadores de Inglês do Ensino Médio, pelo especialista Antonio Claudio R. Marques. Nas atividades, sugeridas pela coordenadora Maria Cristina Vidal Armaganijan, foram apresentadas técnicas para motivação do aluno no aprendizado do idioma. A aula explorou também conceitos interdisciplinares e apresentou aos professores textos e situações que podem aparecer no Enem envolvendo, por exemplo, conhecimentos de Geografia.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 23 de março poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.

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