Encontro Pedagógico – 22 de março – São Paulo 1

Encontro Pedagógico reúne cursos para o aprimoramento profissional e promove a troca de experiências

Palestras, dinâmicas de grupo, atividades práticas e discussões sobre a qualidade da prática pedagógica favoreceram a troca de experiências no Encontro Pedagógico, realizado em 22 de março, pelo Sistema de Ensino Objetivo. O evento reuniu cursos com assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas curriculares.

Um dos cursos oferecidos aos educadores da Educação Infantil 1 foi A perspectiva da criança como “ser” e não como projeto, focado na disciplina de Códigos, Lógica, Natureza e Cultura, Movimento. No curso desenvolvido pela coordenadora pedagógica Sandra Carulli e pelas professoras Ana Paula Setembre Mangione e Eliana Nunes S. Olivare refletiu-se a respeito da criança em desenvolvimento autônomo durante o processo de crescimento e aprendizado, contando com o apoio do adulto para enfrentar desafios e resolver situações-problema.

Daiana Ferreira Quirino, do Colégio João e Maria, de Almenara (MG), participou do curso e achou a proposta excelente. “Enriqueci os meus conhecimentos. Aprendi como é importante trabalhar as vivências e de que forma a criança raciocina e transmite suas ideias nos desenhos. A aula me incentivou a buscar soluções criativas para ajudar os alunos nos momentos de dificuldade e também serviu para que eu fique mais atenta às atividades deles.”

Já os docentes de Educação Física da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio exploraram o tema Jogo Coletivo? Como trazer para a escola a prática de um coletivo real em seus aspectos físicos e sociais, desenvolvendo nos alunos competência para a cidadania. Ministrado por Giorgio Falco, coordenador da disciplina, com o auxílio dos professores Marcos Fernando Larizzatti e José Paulo de Moraes Júnior, o curso apresentou formas de se trabalhar os jogos coletivos e a competitividade sem que valores como a cooperação, ética e cidadania sejam esquecidos. Os educadores viram ainda como lidar com cada realidade escolar e aprenderam a criar e/ou modificar as estratégias de aula para elaborar jogos com várias equipes, tornando a educação física mais motivante.

José Geraldo Lodi, professor do Ensino Médio do Objetivo Leme (SP), esteve no curso e elogiou a didática. “O curso foi muito bom. O Encontro Pedagógico é extremamente importante para o professor, a aula que tivemos mostrou como explorar a inclusão, a interdisciplinaridade e estimular o desenvolvimento dos alunos, por meio de novos jogos”, comenta.

Em Matemática, os docentes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental viram formas de se contribuir para o aprimoramento de processos e estratégias que favoreçam o saber do aluno. Ministrado por Meiri Aparecida Rezende Magalhães, coordenadora da disciplina, em conjunto com as professoras Adail Von Gal Zupo e Vanessa Gervásio Martin, o curso Desenvolvendo conteúdos de Matemática em um currículo operativo durante a resolução de situações-problema apresentou como a adoção de um currículo operativo significa favorecer o desenvolvimento da capacidade de interpretar e formular textos numéricos. A aula proporcionou formas de relacionar conteúdos, integrar raciocínios diferentes, bem como corrigir erros e superar obstáculos.

“Foi ótimo. Conheci melhor os materiais didáticos do Sistema Objetivo e isso vai me auxiliar na elaboração das aulas”, comenta Karla Cristina Santos Coelho Flório, professora do Colégio Objetivo Boituva. A docente afirma que o curso foi uma boa oportunidade para troca de informações.

A coordenadora de História do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Maria Teresa Vianna Van Acker, e os professores Helena Maria de Castro Gonçalves Cruz e Pedro Luiz Garcia trabalharam com os educadores da disciplina o tema Leituras e apropriação da narrativa histórica pelos alunos – 1964/ditaduras e 1914/ geopolítica e imperialismo. Na aula discutiu-se a respeito de estratégias preparatórias, por meio da leitura de diferentes temas, o debate e a construção de argumentos, com foco tanto nos agentes quanto no processo histórico.

A educadora Bethânia Laranjeira Pignatari Garcia, do Objetivo Alphaville, diz que a aula foi muito válida e apresentou novas abordagens para o ensino de História. “Discutimos sobre temas atuais, como os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Compartilhamos experiências e como trabalhar o assunto com os alunos.”

O curso destinado aos docentes de Ciências do 6º ao 9º ano, ministrado pelo coordenador da disciplina, José Alencar Gomes Silva, e professoras Luana Cristina Silva Barros e Maria Lúcia Catalani, foi dividido em duas partes. A primeira, denominada Alguns mitos brasileiros e suas relações com o meio ambiente,apresentou a proposta da Programação Avançada (P.A.), que relacionou figuras da mitologia brasileira, tais como saci, iara, mula sem cabeça, entre outros. Já a segunda, intitulada Desenvolvendo experiências científicas, selecionou experimentos científicos, cuja finalidade principal é facilitar o entendimento dos diversos conteúdos.

Os educadores de Biologia do Ensino Médio participaram do curso Polímeros: estruturando a vida, ministrado pelos professores Mônica Segantini Bertoldo e Fernando de Paiva Santos. O estudo integrou as disciplinas Biologia, Química e Física, e forneceu elementos de aplicação tecnológica sobre polímeros. Na aula discutiu-se também os aspectos bioquímicos e conceitos que podem ser utilizados durante as práticas educacionais. 

O professor Rodolfo Gonçalves de Souza Oliveira achou o curso dinâmico e de grande auxílio para suprir as dúvidas referentes à metodologia. “As propostas apresentadas estão atualizadas e foram bem elaboradas. Ampliaram os nossos conhecimentos e nos deixaram mais bem preparados para sanar as dúvidas dos alunos.”

Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos. O módulo 1 reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico. A aula organizada pelas professoras Angela T. Mosna Mattei, Edmea Bruderhausen, Norma Olinda G. Boacim e Yvone Monteiro Restom abordou o tema Como ser um líder dentro das escolas?!  eapresentou a abrangente importância de se ter um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.

Aos coordenadores veteranos de Encontros Pedagógicos, um dos cursos oferecidos foi o Quando perguntar não basta!. Considerado o módulo 2,  a aula foi indicada aos profissionais que já haviam cursado o módulo intitulado Coordenador pedagógico, “bombeiro não”!, promovido em outras edições do evento. Elaborado pelas professoras Cássia R. M. Barreto,  Mercia Montoro Flaith e Yvone Monteiro Restom, apresentou a problematização como um dos procedimentos metodológicos mais importantes e principal ferramenta de gestão ao formar professores, visando a elevar padrões de qualidade de atendimento aos alunos na escola.

Para Maria Socorro Pereira Gomes, coordenadora do Objetivo de Juazeiro do Norte (CE), os cursos aprimoraram a aptidão de formador, ajudando o professor no processo de construção e avaliação da prática pedagógica. “A participação dos docentes em eventos como esse é de suma importância, pois permite que eles avaliem prática e postura diante das problemáticas pedagógicas.”

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 22 de março poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios”, ou clicando aqui.

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