Encontro Pedagógico – 20 de outubro – Maringá (PR)

Novas experiências e didáticas em debate no Encontro Pedagógico de Maringá

Aprender novas didáticas, esclarecimentos de dúvidas e aprimoramento profissional figuram entre as principais motivações dos professores, coordenadores, diretores e mantenedores a participarem dos Encontros Pedagógicos. Em 20 de outubro não foi diferente. Os profissionais se encontraram no Colégio Objetivo – CESUMAR, em Maringá (PR), e conferiram uma programação de cursos especiais.

Os Educadores da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental participaram do curso Oralidade e escrita: como a exploração da linguagem oral pode contribuir para o trabalho de letramento e desenvolvimento da alfabetização. A proposta do curso ministrado pela educadora Patrícia da Silva foi apresentar possibilidades de trabalho para que a criança adquira a habilidade de escrever e demonstre bom desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor.

A aula Aprendizagem significativa – como proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento?, apresentada pela professora Debora Cruz, discutiu a temática com os professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O intuito foi provocar situações que favoreceram a reflexão sobre como o professor medeia e oferece condições para que o conhecimento possa ser construído pelos alunos a partir de suas experiências, proporcionando situações desafiadoras para que eles avancem e se apropriem do novo saber.

O curso Metodologias ativas de aprendizagem – experiências e possibilidades discutiu métodos ativos e criativos centrados no aluno, com o uso ou não de tecnologias digitais. São experiências e vivências que se caracterizam pelo aspecto participativo e colaborativo, ressaltam o protagonismo dos alunos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia e a autoria. A aula foi ministrada por Sonia Bercito, coordenadora da produção do material didático do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Novos desafios se apresentam ao exercício da função de professor. O curso Tempo de mudanças abordou a questão como os educadores do Ensino Médio. O educador Fernando de Paiva Santos discutiu formas de produzir mudanças significativas na prática profissional de acordo com os novos paradigmas educacionais.

Os coordenadores refletiram sobre a prática da profissão no curso A gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico, ministrado pela educadora Cassia Barreto, mostrou como gerenciar situações que fazem parte profissão, organizando uma rotina funcional.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram deste Encontro, realizado em 20 de outubro, poderão inscrever-se novamente em outros cursos e oficinas, nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou clicando aqui.

Confira os depoimentos de participantes:

“Inúmeras sugestões foram apresentadas e discutidas para serem inseridas neste contexto global. A troca de experiências foi valiosa”, Maria Eliza Valério Penatti, professora do Colégio Joaquim Murtinho – objetivo Presidente Prudente, Presidente Prudente (SP).

“O conteúdo me fez refletir sobre a prática pedagógica e me instigou a buscar alternativas para melhora. Compartilhar experiências e perceber que muitas vezes temos as mesmas dificuldades também teve um lado positivo”, Roseli Moreno, diretora do Colégio Objetivo Maringá, Maringá (PR).

“Vimos muitas atividades que possibilitam explorar o conteúdo do material didático”, Adriana Rodigues, professora do Colégio Objetivo Assis, Assis (SP).

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.