Encontro Pedagógico – 2 de junho – Bauru – SP

Encontro Pedagógico reúne educadores de Bauru e região

O universo educacional está em constante transformação e, por essa razão, é tão importante que os profissionais dessa área estejam atentos às mudanças e tendências. Bons educadores têm consciência da necessidade de aprimorar seus conhecimentos e o Sistema de Ensino Objetivo oferece essa oportunidade por meio de suas diferentes formas de aprimoramento, entre elas o Encontro Pedagógico.

Em 2 de junho, foi a vez de os educadores de Bauru e região participarem de um desses encontros. Foram 19 cursos e 14 oficinas de todas as disciplinas do currículo escolar, contemplando da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professores, coordenadores, diretores e mantenedores de escolas conveniadas ao Sistema estiveram presentes.
Depois de um dia inteiro explorando métodos modernos e interessantes voltados ao ensino, os educadores deixarão as aulas ainda melhores, afinal, esse é o principal intuito dos Encontros Pedagógicos.

Oficinas, palestras, exposições, dinâmicas de grupo e discussões pensadas cuidadosamente para compor o evento favorecem a troca de experiências e conhecimentos. Abertos a essa integração, os profissionais adquirem novas informações e levam o que há de melhor para a escola.

Aoscoordenadores, diretores e mantenedores, foi ministrado o curso A tematização da prática do professor. Marcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento Pedagógico, e a professora Vera Lúcia Ribeiro propuseram uma discussão sobre o papel do coordenador pedagógico como formador de professores, refletindo sobre os desafios que naturalmente enfrenta, e a tematização da prática educativa, condição essencial para viabilizar, com efeito, a tarefa que lhe cabe.

Jorge Augusto Nascimento de Andrade, coordenador pedagógico da Sociedade Educativa Equilíbrio, escola de Duartina, ficou satisfeito com a qualidade dos materiais e com a equipe de Apoio Pedagógico do Objetivo. Ele comenta que os Encontros são também uma forma de motivar os professores e as interações com outras unidades enriquecem o trabalho. “O encontro supriu nossas necessidades e expectativas, instigando nossos mestres a buscarem novas perspectivas. O evento foi muito bem estruturado, a começar pela boa recepção,” diz Andrade.

Nas oficinas, os educadores interagiram em atividades práticas, experimentações e trabalhos diversificados. Os professores de Inglês do 2º ao 5º ano participaram de Working with projects… context, meaning, fun!!! (O trabalho com projeto é uma ação pedagógica), desenvolvido pela professora Suzane Soares Mello. Teoria e prática uniram-se na construção de caminhos que visaram proporcionar maior qualidade e eficiência no ensino do idioma.

Os docentes de Informática participaram de duas oficinas comandadas pelo professor João Roberto da Silva. Em Uso de software de autoria para o desenvolvimento de games educacionais foi apresentado um novo software para a criação de aplicativos, jogos e atividades educacionais interativas para computadores e tablets. Já na oficina Uso de software livre para a produção de atividades educacionais e interativas foram apresentados recursos de aplicações didáticas e interativas, baseando-se em pré-formatos, como quebra-cabeças, associações, estudos de texto, entre outros.

Temas como lixo e sustentabilidade, e o Projeto Saúde e Nutrição, com destaque para o Festival de Receitas Saudáveis, que vem estimulando os alunos a refletirem sobre hábitos mais nutritivos, foram alguns dos assuntos abordados no curso Desafios para o ensino de Ciências, voltado aos educadores do 6º ao 9º ano. A professora Luana Cristina Silva Banos apresentou diferentes atividades práticas que poderão ser aplicadas em sala. Também foram explorados assuntos como aplicação de situações-problema e critérios para elaboração e correção de provas.

Mostras de arte e processos criativos foi o assunto abordado no curso realizado pela professora de Arte do 6º ao 9º ano, Mariane Cavalheiro.  Partindo de apresentações, discussões e vivências, os docentes tiveram a oportunidade de discutir práticas pedagógicas voltadas para a questão estética. “No curso discutimos o papel dos museus, bienais e exposições nos métodos de ensino e da arte, e como aproximar os estudantes deste universo, entre outros. Essas questões permitiram uma reflexão sobre a produção artística e suas implicações no ensino/aprendizagem,” afirma.
Os professores aprovaram as dinâmicas e aulas oferecidas. Simone Pollo Tisseu, professora de Arte, Matemática e Ciências do Unicolégio Araçatuba, comenta que os cursos são uma forma de aprimorar a prática pedagógica. “É uma chuva de criatividade. As ideias e a proposta de oferecer algo novo são os pontos fortes dos cursos e oferecem uma experiência diferente daquilo que já praticamos.”

Para a professora de Ciências Patrícia Paraíso, do Colégio Holus de São Manuel, o evento proporcionou uma experiência bastante construtiva que auxiliará na rotina em sala de aula. “A troca de informações e as atividades práticas contribuem para a renovação de ideias. Estas vivências facilitam a aplicação dos conceitos no dia a dia.”

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram deste último poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios” ou clicando aqui.

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