Encontro Pedagógico – 19 de março – São Paulo 2

Educadores participam de Encontro Pedagógico em São Paulo

O Sistema de Ensino Objetivo promoveu, em 19 de março, mais uma edição do Encontro Pedagógico. O evento que aconteceu no campus Cidade Universitária da Unip reuniu professores, coordenadores, diretores e mantenedores para um dia de aprimoramento profissional e troca de experiências.

No curso Diário de bordo – registros de conhecimentos, ministrado pela professora Ana Paula S. Margoni, os educadores da Educação Infantil 1, fase 1, refletiram sobre as orientações didáticas e metodológicas para o desenvolvimento das sequências didáticas apresentadas no material para as crianças de 2 e 3 anos.

“Um curso com uma ótima dinâmica que traz muitos exemplos de atividades. A professora sempre faz uma conexão entre a teoria e a prática. Nos encontros sempre temos a oportunidade de trocar experiências”, comenta a professora Patrícia Marques Bianchini, do Objetivo Freguesia do Ó (SP).

Os docentes da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental compartilharam experiências musicais em Música e ação: desafios e registros de conhecimentos. Apresentado pelo professor Renato Cardoso, a aula mostrou, por meio de desafios e situações-problema, atividades que podem ser aplicadas em sala de aula.

A formação de conceitos matemáticos considerando-se três perspectivas: a contextualização, a historização e a ideia de conhecimento em rede foi o curso dado pelas professoras Mariana da Silva Braga, Maria Luiza Ribeiro Cavalcante Rico, Danuza Duarte Caetano Santos, Maíra Campos dos Santos Portal Ulvo, Maria Fernanda Tedesco Scatena e Vanessa Gervásio Martin. A aula mostrou aos professores de Matemática do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental que recorrer à contextualização e à história da Matemática auxilia a desenvolver e a ampliar o saber formal dos alunos a partir do que eles já conseguem reconhecer, isto é, que em todos os momentos de evolução da humanidade os conceitos matemáticos estão presentes e são imprescindíveis.

Os professores de História e Geografia do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental trataram do tema Pedagogia da diversidade: ressignificando e construindo novos conceitos. Ministrado pelas professoras Cláudia Regina Santos, Fátima da C. Bezerra e pela coordenadora Luiza Nazário dos Santos Carneiro, a aula valorizou a diversidade (cultural, étnica, artística, estética, social etc.), construindo conhecimentos capazes de promover uma convivência saudável e práticas sociais contrárias a todas as formas de preconceito.

“Os exemplos apresentados foram muito bons e atuais. Eles possibilitam que a criança aprenda de maneira lúdica, mas com seriedade”, destaca a professora Maristela Peres Moreno Tardelli, do Objetivo de Piedade (SP).

A relação entre teoria e prática foi revista no curso A interligação dos ciclos da natureza e a interferência humana, ministrado pelas professoras Ana Claudia Barrack Mendes, Eliete Elena Arruda Geraldo e orientado pela coordenadora Laís Lemes Costa. Destinado aos docentes de Ciências do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, o curso mostrou formas de incentivar a transposição do conhecimento para a sala de aula sem perder o caráter científico ou lúdico.

Nadine Bonani Barbosa, professora do Colégio Objetivo Phoenix, de Atibaia (SP), elogia a didática das educadoras e ressalta que o curso foi muito proveitoso. “Refletimos sobre o tema e participamos de dinâmicas que trabalharam questões referentes ao meio ambiente de forma lúdica e envolvente.”

Em O professor mediador e os desafios de sua prática pedagógica no ensino da Língua Portuguesa, apresentado pelo coordenador Julio César Michelato e pelos docentes Daniela Ferreira de Oliveira Carvalho, Kelly Alessandra Trindade e Silvio Duarte, discutiu-se sobre as transformações e inovações da sociedade. Direcionado aos docentes de Língua Portuguesa do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, a aula falou sobre novas dinâmicas, maneiras de se comunicar, de se informar e aprender. Foi mostrado também como um conhecimento descentralizado e fluido, a partir de diversas linguagens e meios de comunicação, requer do profissional da educação novas competências e atitudes para que ele deixe de ser um transmissor de conhecimento para se posicionar como mediador de diversas linguagens e oportunidades educativas.

Norma Sueli Coelho Monteiro de Oliveiro, de Paraty (SP), ressalta que a aula reuniu muitas dicas de ensino. “Os cursos são sempre muito interessantes, toda vez que participo aprendo novas maneiras de trabalhar o material com os alunos.”

Os professores de Informática do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental ampliaram seus conhecimentos sobre a placa Arduino em Projetos de automação e robótica com o uso do Arduino, ministrado pelo professor João Roberto da Silva e pelo coordenador de Informática Esmeraldo Caniloi. Na aula foram produzidos experimentos e códigos, utilizando diversos tipos de sensores, componentes eletrônicos, motores e atuadores.

“Trocamos experiências e aprendemos novos recursos. Foi um curso excelente”, complementa Stenio Santos, professor do Colégio Objetivo de Caieiras (SP).

El cortometraje en las clases de Español lengua extranjera, apresentado pelo professor Eduardo Vagner da Silva, propõe a utilização de curtas-metragens nas aulas de Espanhol. As atividades focaram a compreensão auditiva, o reconhecimento e aplicação dos tempos verbais presentes no roteiro.

Os docentes de Química do Ensino Médio conferiram o curso O mundo nuclear, da sua gênese ao século XXI: dilemas do uso da ciência, ministrado por Carlos Alberto P. Domingues. Dividido em dois momentos, o primeiro consistiu em uma oficina, com realização de experimentos e sugestões de atividades. O segundo tratou sobre a formação científica que resultou na era nuclear. Sob um viés interdisciplinar, partindo da esperança de uma ciência sem limites, idealizada pela Belle Époque, explorou-se as relações da radioatividade desde sua descoberta até os dias atuais.

Alba Lúcia W. Antonelle, do Colégio Cristão Evolução Dinâmico, de Balneário Camburiú (SC), pôde compartilhar suas experiências com profissionais de diferentes regiões do país. “Foi um curso muito dinâmico, que possibilitou melhor entendimento do material e mostrou como apresentar um conteúdo interdisciplinar.”

Contextual globalization in English and Geography, apresentado pela professora Ivete M. S. R. Ramirez, enfatizou um vocabulário com termos econômicos e geográficos, focado na preparação para o Enem e vestibulares. Estimulando o estudo da língua inglesa, a aula capacitou os professores no âmbito profissional e também na formação cultural.

Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos. O módulo 1 foi ministrado por Ana Cristina P. P. Amorim e reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico e discutiram o tema Como ser um líder dentro das escolas?! O curso falou ainda sobre a importância de se ter na escola um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.

“Um curso muito enriquecedor que mostrou a importância de ter um trabalho focado”, acrescenta Durval Batista de Oliveira, diretor do Colégio Monteforte, de São Paulo (SP).

Os módulos seguintes destinaram-se àqueles que já fizeram os módulos 1, 2, 3 e 4. Considerado o 5.º módulo, o curso Observação em sala: procedimentos em discussão foi apresentado pela professora Norma O. G. Boacnin e proporcionou trocas de experiências acerca das condições para um aprofundamento da tarefa de observar em sala de aula, instrumentalizando o profissional ao fazer a análise sobre a prática, tendo em vista fundamentar o momento da devolutiva aos professores.

O 6.º módulo, denominado Registro: o que não está escrito não existe!, ministrado por Josiane Depoli, mostrou quais dimensões o registro alcança e como esse documento, escrito pelo professor de forma espontânea ou mesmo direcionada, contribui para desencadear processos reflexivos sobre a prática docente. Discutiu sobre como e por que implantar uma proposta para intervir na prática pedagógica, tendo o registro como recurso especial.

Rita de Cássia da Silva Joselavitch, coordenadora pedagógica e educacional do Colégio Objetivo de Vargem Grande Paulista (SP), diz que a troca com o grupo foi bem enriquecedora. “A professora demonstrou bastante conhecimento no assunto. O Encontro Pedagógico é fundamental para um trabalho de qualidade, pois nos oferece o subsídio teórico para aprimorar a nossa prática.”

O curso Gestão e liderança na escola foi direcionado aos diretores e mantenedores das escolas. Ministrado pelas professoras Cássia Barreto e Mônica Cristina de Souza, o encontro abordou os desafios comuns a todos os sistemas de ensino na atualidade, delineados por um contexto social que se transforma de maneira dinâmica e global. Um foco de análise foi o papel da liderança e o acompanhamento das práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais de forma participativa.

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