Encontro Pedagógico – 19 de Março – São Paulo

Professores, coordenadores e mantenedores de escolas conveniadas ao Sistema Objetivo de Ensino tiveram a oportunidade de compartilhar boas experiências em mais um Encontro Pedagógico. Realizado em 19 de março, o evento reuniu cerca de 1.200 educadores no campus Cidade Universitária da UNIP.

Cursos e oficinas em diversas áreas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio proporcionaram aos participantes um dia dedicado ao aprendizado. Temas como aulas diferenciadas, gestão de projetos educacionais, tecnologia e atividades interdisciplinares foram tratados de forma abrangente.

Assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas são constantemente explorados. Os cursos Energia para a vida e Fontes de energia alternativa, voltados aos docentes do Ensino Médio, foram um exemplo disso. Foram abordados o emprego de biocombustíveis, células combustíveis e energias eólica e nuclear, estimulando a reflexão sobre os aspectos físicos, químicos e biológicos envolvidos.
O curso de Informática para educadores do 6.º ao 9.º ano e do Ensino Médio enfocou o tema Robótica educacional e projetos interdisciplinares. Segundo o coordenador Esmeraldo Caniloi Júnior, o curso apresentou propostas para a aplicação do conteúdo em sala de aula. “A Robótica une interesse, criatividade e integra disciplinas. Os alunos vivenciam as teorias aprendidas em sala de aula por meio da construção de maquetes, protótipos e robôs controlados por computador”, explica.

Durante a atividade, todos acompanharam na prática o funcionamento de uma placa de circuitos lógicos e tiraram dúvidas de como trabalhá-la em sala de aula. “Apresentamos alguns projetos com sucata e material alternativo, além de kits existentes no mercado de robótica educacional”, comenta Caniloi.
Abordando temática semelhante, Ciências e tecnologia unem-se em uma oficina para explicar aos professores do 2.º ao 5.º ano possibilidades de aplicação de conceitos da eletricidade, magnetismo e robótica. Os participantes confeccionaram experimentos que priorizaram o uso de materiais recicláveis, sucatas, brinquedos usados, além de objetos específicos, como motor, fios etc. “A proposta é oferecer ferramentas para despertar o professor para o aprendizado criativo, realizando aulas práticas, que favorecem o prazer pelo estudo e pelo raciocínio científico”, explica a coordenadora Lais Lemes Costa.

Segundo a coordenadora Lais, a oficina que se intitula Olhos e pele: visão e tato – sentidos da conexão do homem com o mundo e suas sensações, convidou os educadores a observarem os sentidos. “Esses conceitos muitas vezes são esquecidos por serem pouco trabalhados. Embora o ser humano tenha cinco sentidos, ele utiliza mais a visão e a audição; os outros não são tão explorados e, por isso, acabam não sendo desenvolvidos. Na oficina, foram oferecidas sugestões de vídeos, livros e atividades para abordagem do tema, como a confecção de quadros com materiais de diferentes texturas, que estimulam o tato”, relata a coordenadora Lais.

Uma viagem pela literatura, novos tempos, novas posturas foi um dos temas trabalhados com professores da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental. ”Apresentamos a importância da literatura e suas diferentes técnicas e atividades, trabalhadas por meio da oralidade, expressão e representação no momento de contar histórias”, diz Sandra Regina Carulli, coordenadora geral da Educação Infantil.

“É muito gratificante, pois sempre estamos aprendendo coisas novas e trocando experiências. Os cursos são produtivos e sempre vêm ao encontro das nossas necessidades”, diz Maria da Penha Setti Bonaldo, professora do Objetivo Nova Odessa.

Elisabete Cristina da Costa, professora da escola Eco Aprender, participou da oficina de Matemática e está ansiosa para pôr em prática o que aprendeu. “Minhas expectativas para aplicar o conteúdo visto hoje são grandes. Espero atingir o máximo de aprendizagem em sala de aula”, afirma.

Os professores e coordenadores interessados em participar dos próximos encontros devem fazer a inscrição no site. É possível ter acesso aos procedimentos na guia “Convênios” do Portal Objetivo ou clicando aqui.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.