Encontro Pedagógico – 19 de maio – São José do Rio Preto (SP)

Educadores de São José do Rio Preto e região participam de Encontro Pedagógico

Professores, coordenadores e mantenedores de escolas conveniadas tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, ampliar e vivenciar novas possibilidades de atuação em sala de aula. O Encontro Pedagógico realizado em 19 de maio no campus São José do Rio Preto da UNIP reuniu educadores da cidade e região. Especialistas do Sistema de Ensino Objetivo prepararam uma programação de cursos de todas as disciplinas do currículo escolar, contemplando da Educação Infantil ao Ensino Médio, o que proporcionou aos participantes um dia dedicado ao aprendizado.

Destinado a professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, o curso “A utilização dos instrumentos musicais no universo da musicalização infantil” proporcionou diversas possibilidades para o trabalho com instrumentos musicais em sala de aula usando dois estimulantes artifícios do mundo infantil: as cantigas e as brincadeiras musicais. A atividade foi ministrada pelo educador Renato Cardoso.

Em uma outra proposta, a aula Educação Física escolar: o circo e os jogos cooperativos apresenta aos professores de Educação Física ferramentas teóricas e práticas para se trabalhar o tema circo com as crianças da Educação Infantil. O curso ministrado pelo educador José Lucimério Leite da Silva discutiu os benefícios dos jogos cooperativos que contribuem psicologicamente e emocionalmente ao minimizarem a competitividade e propiciam o desenvolvimento físico do educando.

O curso Tecnologia, lógica de programação e atividades “desplugadas” ministrado por Nathaly Goulart Vales aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental apresentou atividades que estimulam a programação, utilizando a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.

Um dos cursos oferecidos aos docentes de Inglês da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano foi o Kids & performances. A educadora Danielle Padilha explorou a oralidade por meio de dramatizações, execuções musicais, jograis e gestos ritmados tendo como foco as atividades do material didático.

O curso Literatura infantil e formação de leitores: as múltiplas possibilidades de mediação, discutiu estratégias de intervenção que mesclam teoria e prática aplicadas a textos verbais e visuais. As atividades foram apresentadas pelas educadoras Elizabete Alves dos Santos Nascimento e Ilda Cristina Pereira Barbosa aos professores de Língua Portuguesa do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os professores de Ciências do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram da aula Conscientização e ampliação dos saberes sobre os elementos essenciais à manutenção da vida em nosso planeta, ministrada pela educadora Fátima Bezerra. Foram desenvolvidas oficinas práticas que evidenciaram a necessidade de se preservar o meio ambiente, cuidando do equilíbrio entre os elementos água, ar e solo objetivando uma maior qualidade de vida.

Um dos cursos oferecidos aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental foi As maravilhas da Matemática. O curso teve como objetivo despertar o prazer de ensinar e aprender Matemática por meio de atividades que ofereçam novas possibilidades, possibilitando a construção do conhecimento crítico/argumentativo. O curso foi apresentado por Luciana Baia Lopes.

A coordenadora de História Maria Teresa V. Van Acker discutiu com os professores do 6.o ao 9.o ano do Ensino Fundamental a temática Ensinar História: criar situações e atividades didáticas, avaliar. Foram propostas oficinas e atividades didáticas elaboradas a partir de diferentes narrativas históricas encontradas em filmes, imagens, textos literários, documentos históricos e jogos. As oficinas geraram reflexões sobre processos de aprendizagem e sobre possibilidades de avaliação formativa.

O curso Revisitando gêneros textuais: critérios e análises abordou com os professores de Português do Ensino Médio os principais gêneros textuais solicitados para produção textual nos vestibulares. A professora Mariana Masotti discutiu sobre a “redação ideal” a partir de exemplos e segundo os critérios de avaliação dos mais renomados exames, como a Fuvest, Unicamp, Unesp, entre outros.

A Biologia é uma das ciências que mais se desenvolve nos dias de hoje, influenciando de maneira marcante nossa vida. A educadora Monica Segantini Bertoldo discutiu com os professores do Ensino Médio a temática Entendendo melhor a Biologia. Para entender melhor essa ciência, foram apresentados alguns avanços conquistados e houve aprofundamento de discussões sobre assuntos ligados às áreas de citologia e ecologia.

Diretores e coordenadores de escolas tiveram cursos com temas específicos para gestão e liderança. Os cursos propostos pelo Sistema de
Ensino Objetivo foram Como ser um líder pedagógico dentro da escola, Pergunta: elemento essencial à aprendizagem, Coordenação pedagógica: rotina e festão de tempo, Observação em sala: procedimentos em discussão, Registros: propósitos formativos e Aprendizagem e gestão pedagógica: possibilidades e desafios.

Os Encontros acontecem ao longo do ano letivo e são abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas. Os participantes do evento realizado em 19 de maio poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Mais informações podem ser obtidas no Portal Objetivo ou clicando aqui.

Seguem alguns depoimentos:

Emelyn Regalau Borges Mathias, vice-diretora e coordenadora do Colégio Royal Objetivo, Valparaíso (SP)
“Um dos pontos que mais chamou atenção no curso foi a aproximação do conteúdo à nossa realidade na instituição.”

Claudia Ap. Coronado, coordenadora do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental da Escola 13 de junho,
Junqueirópolis (SP)
“Tudo o que é colocado para reflexão nos faz pensar em sempre melhorar e tentar fazer o nosso melhor. Gostei muito do curso, pois todo o conhecimento agregado traz bons frutos.”

Terezinha Lima Pagnossi Grossi, coordenadora do Colégio Objetivo, Fernandópolis (SP)
“Excelente! Possibilitou um maior conhecimento sobre a rotina do coordenador e como adequar o tempo em benefício do aluno, da escola e do professor. São encontros que nos desafiam a refletir sobre nosso trabalho como coordenador.”

Mayra Júlia Adorno, coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Américo de Campos, Américo de Campos (SP)
“O curso foi muito significativo. A abordagem dinâmica ao tratar um assunto tão complexo garantiu que a mudança e ou adequação da prática de coordenador aconteça de forma mais efetiva possível.”

Ana Claudia Alves Pereira, coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Pingo de Gente, Estrela d’Oeste (SP)
“Ótimo. Troca de experiências, vivências, exemplos de atitudes e conhecimentos que ajudam a prosseguir nossa caminhada com vontade e dinamismo.”

Eliane Ap. Mazieri Bresqui Carreira, professora da 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Barretos Objetivo, Barretos (SP)
“Achei interessante. O tema abordado foi pertinente ao momento que o mundo vive. Compartilhar vivências e a troca de experiências vividas é de fundamental importância para aprofundar conhecimentos.”

Maria Stela Casaletti Teixeira de Mello, professora de Educação Física do Colégio Objetivo Catanduva, Catanduva (SP)
“Muito bom. Foi um encontro de trocas, de escutar e de transformação. Informações que viram conhecimento, vivências que viram experiências. Um excelente professor que conseguiu passar de forma bem lúdica a importância da Educação Infantil para crianças.”

Diogo Ananias Spera, professor do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Preve Objetivo, Marília (SP)
“A importância do encontro é dar subsídios para o desenvolvimento e planejamento das aulas. Foi muito bom o curso. Permitiu a troca de experiências entre os docentes.”

Luciana Silva da Cunha Andrade, professora da Educação Infantil do Colégio Barretos Objetivo, Barretos (SP)
“Maravilhoso, foi muito criativo, envolvente, aprendemos técnicas novas.”

Regiane Nascimento Zenerato, professora do 5.o ano do Ensino Fundamental do Unicolégio Objetivo, Araçatuba (SP)
“Acho importante a troca de ideias tanto do docente responsável pelo curso como também as observações feitas dos docentes vindos de várias cidades.”

Cacilda Márcia Guizo, professora da Educação Infantil do Centro Educacional Pingo de Gente, Estrela d’Oeste (SP)
“O Encontro Pedagógico é muito importante para obter mais conhecimento e aprimorar as atividades do dia a dia.”

Eliandro Brandão Spada, professor de Informática do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Catanduva, Catanduva (SP)
“Muito bom, com didáticas contemporâneas e práticas para a sala de aula que irão colaborar e agregar nas aulas.”

André Luiz Carniello, professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Objetivo, Urupés e Itajobi (SP)
“Achei o curso excelente. Tanto a proposta teórica que fundamentou as nossas discussões como também as sugestões e dicas de como trabalhar a filosofia em sala de aula.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.