Encontro Pedagógico – 18 de agosto – São José do Rio Preto

Encontro Pedagógico estimula a criatividade e a troca de experiências

Depois de um dia inteiro explorando métodos modernos e interessantes, as aulas das escolas que fazem parte do Sistema de Ensino Objetivo ficarão ainda melhores, afinal, esse é o principal intuito dos Encontros Pedagógicos. Em 18 de agosto, foi a vez dos educadores do noroeste paulista comparecerem ao evento, realizado no campus São José do Rio Preto da Universidade Paulista (UNIP). Oficinas, palestras, dinâmicas de grupo e discussões pensadas cuidadosamente compõem o encontro e favorecem a troca de experiências entre os participantes.  

Débora Silvia Kharfan Lima, professora do Ensino Médio do Objetivo São José do Rio Preto, que ministra aulas há 21 anos, comenta que o Encontro é uma oportunidade de avaliar e rever a própria prática pedagógica, bem como enriquecê-la por meio de novas estratégias e orientações. “Os pontos fortes dos cursos são a atualização dos temas e as discussões proveitosas. Também é apresentada uma coletânea extensa de materiais extras e de apoio.”

Foram ministrados mais de trinta cursos e oficinas que abrangem assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas do currículo escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio. Esses trabalhos foram orientados pelos autores do material pedagógico do Objetivo.

Aos coordenadores, diretores e mantenedores, foi aplicado o curso A tematização da prática do professor. Marcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento Pedagógico, e a professora Sônia Lara Bento propuseram uma discussão sobre o papel do coordenador pedagógico como formador de professores, refletindo sobre os desafios que naturalmente enfrenta e a tematização da prática educativa.

Entre os cursos voltados aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental, foi abordada a temática Educação desafiadora: um novo cenário educativo na abordagem da Matemática, apresentada pela professora Katia Aparecida Oliveira. A educadora explorou amplamente as capacidades dos profissionais presentes por meio de vivências, que incluíram diversas dinâmicas.

“Gostei muito da parte teórica. Em seguida tivemos a apresentação em grupo das aulas do caderno de atividades. Pudemos ter várias ideias”, comenta Maria Stela Casaletti, professora do 1º ano do Colégio Objetivo Júnior de Catanduva, que participou do curso de Matemática.

Nas oficinas, além de muito conteúdo e interação, os professores do 2º ao 5º ano envolveram-se em atividades práticas diversificadas. Em Língua Portuguesa, por exemplo, foram realizadas as oficinas Histórias contadas e encantadas e Poesias de todos os jeitos pela professora Bernadete Guarato.“Um dos pontos mais instigantes da Literatura, seja ela infantil ou não, é a possibilidade do contato com textos carregados de ficção e poesia, que permitem utilizar a linguagem com liberdade, numa interação plena, passível de reflexão a respeito das experiências humanas”, comenta a coordenadora Deborah Cristina Catarinacho.

A diretora Regilene Aparecida dos Santos, do Colégio Abrahão Naime, sediado em Mirassol, avalia que as atividades propostas no Encontro Pedagógico superaram suas expectativas. “As oficinas são sempre muito produtivas, com temas que normalmente atendem aos interesses da maioria dos participantes. Um ponto forte é a metodologia usada de forma dinâmica, que torna as oficinas prazerosas e interessantes.”

Já os professores de Português do Ensino Médio participaram dos cursos: Critérios de correção de redação e Dificuldades do idioma, realizados por Vivian Fernanda Santos. No primeiro foram apresentadas as regras para a correção da redação do Enem, baseadas nas habilidades e competências exigidas pelo exame. O segundo foi dedicado à análise de testes e questões recorrentes nos vestibulares, envolvendo tópicos considerados difíceis por muitos alunos.

Um dos temas propostos aos educadores do 6º ao 9º ano foi Ensino de História: um diálogo das representações de professores e alunos, apresentado por Helena Gonçalves Cruz. Entre as reflexões discutidas, foram trabalhadas estratégias de diálogo em torno dos conceitos de humanidade, cidadania e passado, critérios para a escolha dos conteúdos e o modo como essas representações interferem no currículo da disciplina e na aprendizagem dos alunos.

Mostras de arte e processos criativos foi o assunto abordado no curso aplicado aos docentes de Arte do 6º ao 9º ano, por Paula Ariane da Silva Moraes.  Partindo de apresentações, discussões e vivências, os profissionais tiveram a oportunidade de discutir práticas pedagógicas voltadas à questão estética. “No curso discutimos o papel dos museus, bienais e exposições nos métodos de ensino e da arte, e como aproximar os estudantes deste universo. Essas questões permitiram uma reflexão sobre a produção artística e suas implicações no ensino/aprendizagem”, afirma.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram deste último poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios” ou clicando aqui.

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