Encontro Pedagógico – 16 de janeiro – São Paulo – Materiais Novos

Encontro Pedagógico apresenta novidades no material didático do Sistema de Ensino Objetivo

As perspectivas que se abrem para os mais diversos campos do saber implicam em um modelo educacional permanentemente acessível ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento

Visando ao melhor aproveitamento dos recursos pedagógicos oferecidos pelo Sistema de Ensino Objetivo, no dia 16 de janeiro, foi realizado o 1º Encontro Pedagógico de 2013, no campus Cidade Universitária da Unip.

Em um dia dedicado ao aprendizado, os docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas conveniadas participaram de cursos de apresentação e esclarecimento sobre a reformulação do material didático das disciplinas de Matemática e Linguagem, ambos da Educação Infantil 3; Natureza e Cultura e Arte, do 1º ano; Matemática do 2º ano, e Ciências do 9º ano.

Os cursos exercitaram e ampliaram os conhecimentos por meio de diversas atividades que convergiram em um único interesse: atingir a excelência no processo de ensino e aprendizagem. A cada coleção de livros reformulada, novas sugestões didáticas são oferecidas aos educadores, proporcionando condições de assimilações mais efetivas e, consequentemente, maior reflexão e desenvolvimento da autonomia do aluno.

Seguindo uma sequência didática que respeita o desenvolvimento de um único conceito, e apresenta o professor como um mediador fundamental para produção de conhecimentos, o novo material da Educação Infantil 3 e 1º ano traz uma organização diferenciada, que respeita o saber, a expressão e o ritmo das crianças.

“Desafiar e sempre instigar a criança para busquem novos saberes e construam novos conhecimentos, são ações que integram a proposta de letramento dos alunos nessa fase”, explica Sandra Carulli, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

Na área de Linguagem da Educação Infantil 3, foram incluídos novos textos que favorecem o letramento da criança. Na Matemática as crianças são desafiadas pela didática de resolução de situações-problemas.

Em Natureza e Cultura, do 1º ano do Ensino Fundamental, foram integrados conceitos de outras disciplinas, como História e Geografia. Relacionando o passado e o presente, as crianças são estimuladas a estudar a história e identificar as mudanças geográficas que ocorreram em determinada região, por exemplo. Neste momento, também são discutidas questões atuais, como formas de prevenção da natureza e a sustentabilidade do planeta.

O 1º ano abordará em Arte três grandes momentos: a leitura, a produção e a contextualização das obras. Serão exploradas diferentes linguagens artísticas: desenho, pintura, escultura, recorte e colagem, instalação, grafite, fotografia, manifestações regionais e de artesanato, que se somam à música, dança e ao teatro.

O material de Matemática do 2º ano do Ensino Fundamental também foi reformulado e reestruturado em contextos de situações-problemas que permeiam todas as unidades de trabalho. Este modelo de ensino, além de oferecer aos alunos problemas verdadeiros e genuínos, durante discussões e contrapontos, socializações, permite que os conhecimentos evoluam e que os já adquiridos sejam utilizados.

A atualização do caderno de Ciências do 9º ano completa o ciclo de materiais reformulados pelo Sistema de Ensino Objetivo. Com textos atuais e buscando proporcionar atividades mais interativas, a programação serve como uma introdução ao Ensino Médio. “O material traz os pré-requisitos necessários que o aluno deve ter para chegar ao Ensino Médio melhor preparado. Informações atuais, de fácil leitura e entendimento também estiveram entre as prioridades”, afirma o coordenador de Ciências do 6º ao 9º ano, José Alencar.

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