Encontro Pedagógico – 14 de maio – Porto Velho (RO)

Encontro Pedagógico em Porto Velho (RO) compartilha boas práticas pedagógicas

“Excelente maneira de inovar a prática pedagógica”, comenta Maria José Santos Lima, diretora do Colégio Uniouro de Ouro Preto do Oeste (RO), sobre o Encontro Pedagógico que aconteceu em 14 de maio em Porto Velho (RO). Realizado no Centro Educacional Objetivo, o evento reuniu professores e coordenadores em cursos dedicados ao aprimoramento dos educadores.

O Encontro Pedagógico contou com uma programação de cursos especiais, ministrados por profissionais especializados para aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema de Ensino Objetivo.

Rejane Ramalho de Sousa Sampaio, do Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO), e Francirene Bastos Cláudio, do Colégio Uniouro de Ouro Preto do Oeste (RO), participaram do curso Corpo, mente e emoção em movimento, proferido pela professora Ana Paula Setembre Margoni. As educadoras afirmaram que o encontro foi muito proveitoso e possibilitou muitas trocas de informações. “Compartilhamos muitas práticas pedagógicas e aperfeiçoamos os estudos no tema”, complementa Rejane.

A aula da professora Norma O. Giordano Boacnin também recebeu muitos elogios. Sob o tema Ler e escrever: processos indissociáveis?, a aula, destinada aos docentes de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, fez os profissionais refletirem sobre os aspectos que envolvem o trabalho com a linguagem. Genilza Teles Leles Lenk, do Colégio Uniouro de Ouro Preto do Oeste (RO), sentiu-se motivada com o material estudado. “O aprendizado nunca chega ao fim e poder ouvir novas experiências sempre é uma forma de ampliarmos o nosso horizonte. A palestrante nos apresentou novas perspectivas sobre a linguagem e a escrita, que poderão ser aplicadas nas minhas aulas”, reflete.

Reconhecendo a importância de estar em constante aprendizado, a professora Renata Régia Freire Vasconcelos, do Colégio Objetivo – Unidade II – de Porto Velho (RO), participou da aula da professora Maria Alice Lacerda Albuquerque, que ministrou o curso Jogos – uma estratégia didática, destinado aos profissionais do Ensino Fundamental. “Compartilhamos experiências e vimos como oferecer aos alunos situações com jogos que tenham uma estratégia didática, apoiando a aprendizagem de conteúdos”, lembra Renata.

Degilene Rodrigues da Silva, do Colégio Objetivo – Unidade I – de Porto Velho (RO), também esteve no curso de Matemática. “Foi uma formação que enriqueceu a prática docente. Quem ensina aprende e quem aprende também ensina. A aula foi imprescindível, pois saímos dela com uma bagagem rica em teoria e prática.”

As reflexões do Ensino Fundamental também tiveram como tema Ler para aprender: a competência leitora e aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento. O curso ministrado por Sonia Bercito, coordenadora da produção do material didático do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, abordou a importância de se desenvolver a competência leitora nos alunos. Ana Cláudia da Silva Mendes, do Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO), considerou que as estratégias apresentadas foram bem significativas. “Vimos como aplicar a metodologia na prática. Foi um momento de suma importância para alinharmos as expectativas quanto à utilização do material.”

O professor Fernando de Paiva Santos esteve com profissionais de Matemática, Inglês, Português, Geografia, Biologia, Educação Física, Espanhol, Filosofia e Sociologia do Ensino Médio e falou sobre Origem e aplicação da interdisciplinaridade – reflexões e sugestões. Edione Silva de Souza, professora do Colégio Uniouro de Ouro Preto do Oeste (RO), afirmou que a dinâmica, conteúdo e cronologia do docente foram enriquecedores. “Ele mostrou exemplos práticos de atividades multidisciplinares. Falou ainda da importância de aulas que instiguem a curiosidade dos alunos.”

Os coordenadores da Educação Infantil ao Ensino Médio assistiram à aula da professora Camila Clemente Vieira. Intitulada Observação em sala: procedimentos em discussão, possibilitou um aprofundamento sobre o tema, instrumentalizando o profissional ao fazer a análise sobre a prática. Aparecida Teixeira Fernandes, diretora pedagógica do Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO), reconhece que uma educação de qualidade está diretamente condicionada ao fazer pedagógico. “O Encontro Pedagógico proporciona novos conhecimentos, reflexão da prática, troca de experiências e mais importante: Inovação. O tema tratado no curso é muito relevante e exigirá da nossa equipe uma quebra de paradigmas, organização e planejamento para colocar em prática.”
Confira a seguir outros depoimentos de profissionais que estiveram no Encontro Pedagógico:

Larrubia Ferreira Alves, professora do Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO):
“O evento contribuiu muito para minha prática de ensino. Os temas abordados foram atuais e pertinentes ao cotidiano do aluno.”

Humberto Bacic, professor do Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO):
“Foi fundamental, pois refletimos sobre as práticas pedagógicas. As técnicas apresentadas nos ajudaram a rever a forma como estamos transmitindo as informações. Precisamos estar disponíveis para mudanças.”

Alessandra Garcia Hoffmann, professora do Colégio Uniouro de Ouro Preto do Oeste (RO):
“O curso foi ótimo, me mostrou como melhorar as aulas de História para alunos do Ensino Médio. Vimos novas abordagens, como fazer um trabalho interdisciplinar com Química e Física, recortes de filmes e como podemos organizar o conteúdo.”

Cícero Rochester Landim de Castro, professor do Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO):
“Foi esclarecedor. Dividimos conhecimentos e vimos como trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula.”

Marcelo Batista de Oliveira, do Colégio Objetivo – Unidade I – de Porto Velho (RO):
“É sempre importante essa troca de experiências e o aprendizado de novas técnicas de ensino. Vimos muitos exemplos de como tornar as aulas mais dinâmicas.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.