Encontro Pedagógico – 14 de abril – Araraquara

Professores de Araraquara e região participam de Encontro Pedagógico

O Sistema Objetivo de Ensino realizou, em 14 de abril, o Encontro Pedagógico para professores, coordenadores e mantenedores das escolas de Araraquara e região. Cursos e oficinas em diversas áreas promoveram uma valiosa troca de experiências e disseminaram novas possibilidades de utilização do material didático. O evento foi sediado no campus Araraquara da Universidade Paulista (UNIP).

Os educadores participaram de atividades práticas, experimentações e trabalhos diversificados, construindo juntos conceitos atualizados que poderão ser aplicados em sala de aula.

Um dos temas de discussão para educadores da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental foi Oralidade e escrita: como a exploração da linguagem oral pode contribuir para o trabalho de letramento e desenvolvimento da alfabetização. A proposta do curso ministrado pelas educadoras Cecilia de Cássia Montanari e Patricia Durães da Silva foi apresentar possibilidades de trabalho para que a criança adquira a habilidade de escrever e demonstre bom desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor.

Também com foco nos professores da Educação Infantil e 1.º ano do Ensino Fundamental, o curso A prática artística em sala de aula falou sobre a importância do conteúdo de Arte no desenvolvimento da criança. O educador Marcos Roberto dos Santosrealizou vivências que estimulou a criatividade, envolvendo a construção de brinquedos e brincadeiras do dia a dia.

O foco do curso Literatura infantil e formação de leitores: as múltiplas possibilidades de mediação foram os professores de Língua Portuguesa do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental. A educadora Silvia W. M. Spoltore discutiu estratégias de intervenção que mesclam teoria e prática aplicadas a textos verbais e visuais.

Um dos cursos oferecidos aos docentes de Matemática do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental foi Geometria: para desenvolver o raciocínio, a intuição e o pensamento espacial. A professora Vanessa Gervásio Martin propôs vivencias para que o educador estimule o aluno a desenvolver a abstração reflexionante, que se apoia na forma como o indivíduo capta conteúdos em suas atividades cognitivas. As diferentes representações – oral, escrita, gráfica e computacional – utilizadas pelos alunos ao resolverem problemas geométricos também foi tema de estudo.

Os professores de Ciências do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental participaram do curso Fonética acústica e outras atividades. Ministrado por Luana Cristina Silva Barros, o foco foi demonstrar a aplicação da Física e da Biologia em no cotidiano por meio de uma atividade prática que possibilitou compreender conceitos associados às ondas sonoras e ao funcionamento das pregas vocais.

Os professores de Geografia do Ensino Fundamental séries finais interagiram em atividades téoricas e práticas no curso Rochas, minerais e fósseis: contando a história da Terra. A aula foi ministrada pela professora Maria Elvira P. Alves.

O curso interdisciplinar Tensões, conflitos e tecnologia: o mundo da corrida espacial debateu com os docentesdo Ensino Médiode História, Química e Física os avanços científicos propiciados pela corrida espacial. Na primeira parte do encontro, houve demonstração do uso do material do Objetivo, com esquemas de aula, sugestões de materiais de apoio e ferramentas tecnológicas aliadas ao ensino, propostas para se trabalhar o conteúdo em cada disciplina. Na segunda parte, os professores Ricardo Felipe Di Carlo, Bruno Xavier do Valle e Valnir Rogério T. Airold se uniram para ampiar a discussão que associou os 50 anos dos movimentos de 1968, a ida do homem à Lua, a efervescência dos anos 60 e as várias inovações que foram capazes de garantir um dos marcos mais marcantes da tecnologia humana.

O curso Revisitando gêneros textuais: critérios e análises abordou com os professores de Português do Ensino Médio os principais gêneros textuais solicitados para produção textual nos vestibulares. A professora Cássia Regina F. Abreu discutiu sobre a “redação ideal” a partir de exemplos e segundo os critérios de avaliação dos mais renomados exames, como a Fuvest, Unicamp, Unesp entre outros.

Diretores e coordenadores de escolas tiveram cursos com temas específicos para gestão e liderança. Como ser um líder pedagógico dentro da escola, Pergunta: elemento essencial à aprendizagem, Coordenação pedagógica: rotina e gestão do tempo, Observação em sala: procedimentos em discussão, Registro: propósitos formativos e Aprendizagem e gestão pedagógica: possibilidades e desafios, fizeram parte das discussões.

Os Encontros acontecem ao longo do ano letivo e são abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas. Os participantes do evento realizado em 14 de abril poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Mais informações podem ser obtidas no Portal Objetivo, ou clicando aqui.

Confira os depoimentos de alguns participantes:

Marina Mondini, professora do Colégio Objetivo Matão, Matão (SP).
“Muito importante e 100% motivacional. O dinamismo e a didática da professora Júlia, juntamente com todo seu conhecimento e prática no manuseio do material físico e digital proporcionaram um curso muito agradável.”

Rodrigo Destefano do Carmo, professor de Arte do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional São Paulo Magnani de Souza, em Porto Ferreira (SP).   
“É um momento de troca de experiência, reflexão da prática e enriquecimento das atividades pelo palestrante e pelos professores.”

Cíntia Lidiane Pizetta Barreto, professora de Língua Portuguesa do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, do Centro Educacional São Paulo Magnani de Souza, em Porto Ferreira (SP).  
“Curso muito produtivo e instrutivo. Considero de extrema importância essa troca de informação entre os professores.”

Érica Cristina da Cruz, professora de Língua Portuguesa do 3.º ao 4.º ano do Ensino Fundamental, do Objetivo Ibaté, em Itabé (SP).  
“O curso foi ótimo. Importante para aprimoramento e troca de experiências. Por meio da teoria e prática pudemos abrir os olhares para novas propostas.”

Lívia Moreira da Silva, professora do 3.º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Objetivo Taquaritinga, Taquaritina (SP).
“Os pontos que mais me chamaram atenção foram as vivências apresentadas e as dicas para serem usadas em sala. Esses encontros são fundamentais para que o professor receba orientações e troque experiências.”

André Luiz dos Santos, professor do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Objetivo Duque, Araraquara (SP).
“Bom curso. Abriu espaço para conversa. Apresentou várias ideias e mostrou como utilizar as provas modelo Enem.”

João Batista Júnior, professor de Gramática e Redação do Colégio Objetivo, em Araraquara (SP).
“Os pontos positivos foram a dinâmica e a exposição do conteúdo, pois estes são pertinentes para o desenvolvimento profissional.”

Thais Bardasi Monteiro, professora do Colégio Objetivo Júnior Campos Salles, em São Carlos (SP).
“Perfeito! Muito construtivo e dinâmico. A professora Cássia transmite os assuntos com clareza e respeito. Gosto muito dos cursos que ela ministra. Já participei de vários.”

Joyce de Brito Costa, orientadora pedagógica no Objetivo Matão, Matão (SP).
“Adoramos o encontro na cidade de Araraquara e gostaríamos que continuasse. Será de grande valia para o dia a dia da escola.

Ariane Carolina de Barros, orientadora educacional do Colégio Objetivo São Carlos, São Carlos (SP).
“Os encontros proporcionam evolução, observação e aprendizagem para nossa profissão.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.