Encontro Pedagógico – 13 de abril – Porto Velho

Encontro Pedagógico em Porto Velho, sucesso total

Compartilhar informações, reforçar e elaborar novas possibilidades de atuação em sala de aula estão entre as propostas dos Encontros Pedagógicos. O Sistema de Ensino Objetivo promove aos educadores, nas escolas parceiras, uma programação permanente para o aprimoramento profissional. Em 13 de abril, foi a vez dos professores conveniados de Porto Velho, Guajará Mirim, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste vivenciarem a experiência.

Destacando o engajamento e dedicação dos participantes, o evento foi sediado no Centro Educacional Objetivo de Porto Velho (RO). “Pautado pela motivação dos profissionais, o Encontro Pedagógico foi muito gratificante. Além da recepção calorosa das conveniadas, houve um intercâmbio de experiências significativo”, comenta Marcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento de Apoio Pedagógico.

Ministrados pelas especialistas Andrea Cristina, Bruna Fonseca, Cecília Montanari, Kelly Trindade, Vanessa Martin, Magda Bertolini, Ivete Ramirez, Valnir Airold e Marcia Carvalhinha, os cursos oferecidos contemplaram da Educação Infantil ao Ensino Médio e proporcionaram aos professores, coordenadores e mantenedores de escolas conveniadas um dia dedicado à troca de experiências.

No curso de Linguagem e Matemática, por exemplo, destinado a professores da Educação Infantil 3 e 1º ano, explorou-se o tema  Crianças de 5 e 6 anos, a Linguagem e a Matemática em ação. Sequência didática, situações-problemas, pesquisa e incentivo da escrita permearam os estudos dos participantes, evidenciando um caminho possível para o desenvolvimento do pensamento crítico/criativo.

Em Experiências de ensino e aprendizagem-matemática significativa, os professores de Matemática do 2º ao 5º ano trabalharam os conteúdos da área, organizados em situações didáticas. Baseados na apresentação das ideias dos alunos sobre resoluções de problemas, eles fizeram comparações e discussões para que as hipóteses fossem rebatidas e/ou validadas.

Já com os docentes do 6º ao 9º ano, foram desenvolvidos trabalhos interdisciplinares. No curso Da leitura da palavra à leitura do mundo: estratégias para a boa compreensão textual, Português, História, Geografia e Artes uniram-se, com o intuito de ressaltar a importância da leitura para que os alunos sejam mais capazes de interpretações profícuas de qualquer produção literária. Foram abordadas estratégias, propostas metodológicas e enfatizou-se a importância da interação dos professores e alunos na ampliação e construção do conhecimento.

Ciência da Natureza e Matemática: discussão da teoria e da prática foi o tema do curso voltado aos professores do 6º ao 9º ano de Matemática, Ciências e Arte. Foram trabalhadas as seguintes questões: o respeito às diferenças de ritmo de cada aluno, como possibilitar experiências práticas para facilitar o entendimento dos conteúdos e quais as melhores maneiras de o estudante associar as áreas do conhecimento, estabelecendo a troca de informações, bem como a cooperação entre os envolvidos.

Pensando no Enem, os profissionais do Ensino Médio participaram do curso Saber relacionar linguagens: contextualizando as disciplinas de Ciências Humanas apoiadas pelo ensino de diferentes idiomas. Integrando Geografia, Sociologia, Filosofia, História, Arte, Inglês e Espanhol, a aula ofereceu uma preparação geral aos profissionais, que transmitirão aos educandos as técnicas metodológicas para a resolução de questões interdisciplinares. Dentro das propostas sugeridas pelo novo Enem, que totalizam 21 habilidades, o estudo contemplou os conteúdos programáticos solicitados pelos Parâmetros Curriculares, já elaborados pelo Sistema de Ensino Objetivo.

O curso destinado aos coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio falou sobre o Coordenador pedagógico, da prática à reflexão. Foram trabalhadas atividades que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades na formação continuada dos professores.

“A constante reciclagem da prática cotidiana é fundamental para que os educadores sejam impulsionados a agir sempre com liderança positiva, no sentido de refletir sobre as ações, buscando sempre o crescimento e o alinhamento dos atores que fazem a escola”, comenta Marta Eni de Jesus Souza, diretora da unidade 2, Porto Velho Médio.

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