Encontro Pedagógico – 10 de novembro – Caraguatatuba (SP)

Sistema de Ensino Objetivo promove encontro em Caraguatatuba

Para proporcionar ensino de qualidade, existe um trabalho anterior e permanente voltado a quem dissemina o conhecimento: o professor e toda a equipe pedagógica. Com muito entusiasmo, criatividade e disposição em trocar experiências, os educadores de Caragatatuba (SP) participaram do Encontro Pedagógico promovido pelo Sistema de Ensino Objetivo. As atividades foram realizadas, em 10 de novembro.

Oralidade e escrita: como a exploração da linguagem oral pode contribuir para o trabalho de letramento e desenvolvimento da alfabetização foi a aula voltada para educadores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.  A proposta do curso ministrado pela educadora Fernanda Tavares foi apresentar possibilidades de trabalho para que a criança adquira a habilidade de escrever e demonstre bom desenvolvimento intelectual, emocional, social e motor.

Para Marina Dombrowsky, professora do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Ilhabela (SP), o tema da aula foi inspirador. “O encontro foi bem dinâmico, com trocas de experiências e de acordo com a realidade e faixa etária de cada sala. ”

A aula Aprendizagem significativa – como proporcionar situações que favoreçam a construção do conhecimento? apresentada pela professora Angela Mattei, discutiu a temática com os professores do Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano. A proposta de aprendizagem considera o alinhamento entre os conhecimentos prévios dos alunos com o conteúdo potencialmente revelador, que instigue a curiosidade e o desejo de saber.

O curso Metodologias ativas de aprendizagem – experiências e possibilidades foi oferecido por Sonia Bercito, coordenadora da produção do material didático do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O curso discutiu métodos ativos e criativos centrados no aluno, com o uso ou não de tecnologias digitais. São experiências e vivências que se caracterizam pelo aspecto participativo e colaborativo, ressaltam o protagonismo dos alunos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia e a autoria.

“O encontro foi de suma importância, pois houve uma troca de experiência e aprendizado muito importante para a nossa profissão”, declara Leticia Pires David, professora do Colégio Objetivo de Caraguatatuta (SP).

Novos desafios se apresentam ao exercício da função de professor. O curso Tempo de mudanças abordou a questão como os educadores do Ensino Médio. A professora Ivy Ramirez discutiu formas de produzir mudanças significativas na prática profissional de acordo com os novos paradigmas educacionais.

“Bastante proveitoso. Me posicionou num lugar de reflexão e também de perspectivas para as próximas etapas. O Encontro Pedagógico é essencial, pois é uma oportunidade para repensar as práticas em sala de aula e estimular a continuidade da formação", afirma Sibele Schimidtt de Paulo, professora do Colégio Objetivo Caraguatatuba (SP).

Gerenciar situações que fazem parte profissão, organizando uma rotina funcional, foi a proposta do curso A gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico. A aula voltada para coordenadores, diretores e mantenedores foi ministrado pela educadora Camila Vieira.

"O curso trouxe reflexão, aprendizagem e transformação a prática e a organização na gestão do tempo", comenta Vanessa Parleta, diretora do Colégio Objetivo Caraguatatuba (SP).

Os Encontros acontecem ao longo do ano letivo e são abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas. Os participantes do evento realizado em 10 de novembro poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Mais informações podem ser obtidas no Portal Objetivo, ou clicando aqui.

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.