Encontro Pedagógico – 10 de março – São Paulo

Encontro Pedagógico estimula de maneira interativa a criatividade, o aprendizado e a troca de experiências entre educadores.

A constante busca de aprimoramento e de avanços na metodologia de ensino faz o Objetivo realizar periodicamente cursos de capacitação, preparando educadores de todo o Brasil e integrando-os ao Sistema de Ensino Objetivo, o que resulta na excelência da educação.

Em mais um Encontro Pedagógico realizado em 10 de março, no campus Cidade Universitária da Unip, professores, coordenadores e mantenedores de escolas conveniadas tiveram a oportunidade de compartilhar boas experiências, reforçar o que sabiam e descobrir novas possibilidades de atuação em sala de aula.

Cursos e oficinas de todas as disciplinas do currículo escolar, contemplando da Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionaram aos participantes um dia dedicado ao aprendizado. Temas como aulas diferenciadas, gestão de projetos educacionais, tecnologia e atividades interdisciplinares foram tratados de forma abrangente.

Em todas as salas, recursos multimídia possibilitaram o uso de vídeos, apresentações com a lousa digital, que aliados a uma infinidade de técnicas e outros materiais estimularam de maneira interativa a criatividade, o aprendizado e a troca de experiências. 

Entre os cursos voltados aos professores da Educação Infantil, foram abordadas as temáticas Atitudes desafiadoras frente à aprendizagem, Música erudita para crianças e Apreciar para conhecer a arte, propostas pela coordenadora Sandra Carulli. Os educadores que ministraram os cursos preocuparam-se em explorar amplamente as capacidades dos profissionais presentes por meio de vivências, que incluíram diversas dinâmicas.

Passeios pela Matemática: uma aventura divertida foi um dos cursos programados para os educadores do 6º ao 9º ano. A ideia foi desmistificar conceitos e mostrar que a Matemática está presente em diversas situações. “Se olharmos ao redor, notaremos sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, no lazer e nas brincadeiras. Apresentamos diferentes atividades para explorar esses conceitos em sala de aula”, comenta a coordenadora Maria Ignez Gerote.

Já os docentes de História do Ensino Médio centraram as discussões na temáticasobre mulheres, escravos, judeus, índios e homossexuais. “O curso apresentou e discutiu questões envolvidas na história dos excluídos, criando um painel das diversidades”, explica o coordenador da disciplina Daily de Matos Oliveira.

Os cursos de Física e Química do Ensino Médio uniram-se em uma atividade interdisciplinar. Entre os assuntos explorados pelos coordenadores Eduardo Figueiredo e Antonio Mário Salles estavam as novas tecnologias utilizadas nos vestibulares e as ferramentas tecnológicas que podem contribuir na preparação das aulas e em sala.

Nas oficinas, além de muito conteúdo e interação, os professores do 2º ao 5º ano envolveram-se em atividades práticas com trabalhos diversificados. Em Língua Portuguesa, por exemplo, foram propostas duas oficinas em que foi ressaltada a importância do trabalho com poesia e contos de ficção. “Um dos pontos mais instigantes da literatura, seja ela infantil ou não, é a possibilidade do contato com textos carregados de ficção e poesia, que permitem utilizar a linguagem com liberdade, numa interação plena, passível de reflexão a respeito das experiências humanas,” comenta a coordenadora Deborah Cristina Catarinacho.
A oficina de Artes Visuais Lugar de criação: o encontro entre o artista foi inspirada em Wassily Kandinsky.  Os participantes fizeram um passeio pelo universo da cor, da linha e das formas que compõem uma obra de arte, interagindo com a linguagem corporal. Em outra dinâmica, proposta pela coordenadora da área Elizabeth Sennes, os docentes refletiram sobre a contribuição da arte contemporânea no pensar artístico e estético do século XXI. Já Mídias, músicas e escola: a articulação necessária propiciou a análise sobre a importância do uso de recursos midiáticos no cotidiano escolar, especialmente nas aulas de Música.

O curso A tematização da prática do professor foi direcionado aos mantenedores e coordenadores. Marcia Carvalhinha, coordenadora responsável pelo Departamento Pedagógico, propôs a reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico como formador de professores.
Em cada Encontro Pedagógico, os visitantes também podem conhecer os estandes que complementam o espaço, os quais oferecem materiais didáticos diversos, livros, uniformes e muitas novidades relacionadas à escola.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão acontecendo ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram do Encontro realizado em 10 de março poderão se inscrever em outros cursos e oficinas. Os interessados devem conferir a programação no Portal do Objetivo. Acesse os procedimentos para a inscrição na guia “Convênios” ou clicando aqui.

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