Encontro Pedagógico – 09 de abril – Bauru (SP)

Troca de experiências e muito aprendizado marcaram o Encontro Pedagógico em Bauru (SP)

Buscando uma educação de qualidade, educadores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores, diretores e mantenedores se reuniram em 9 de abril, no campus de Bauru (SP) da Unip para mais uma edição do Encontro Pedagógico.

Esse evento foi uma oportunidade para realizar trocas de experiências, além de ter possibilitado o aprimoramento profissional e aprofundado os conhecimentos sobre o Sistema de Ensino Objetivo.

Ministrado pela professora Andrea Cristina da Silva, o curso Diário de bordo – registros de conhecimento mostrou aos profissionais da Educação Infantil 1 (fase 1) como desenvolver as sequências didáticas apresentadas no material para crianças de 2 e 3 anos.  “Foram momentos com muita troca de conhecimentos. A docente mostrou novas visões e diferentes formas de trabalhar o assunto”, comenta a professora Ariana Lima, do Colégio Educacional Semear, de Bernadino de Campos (SP).

Alessandra Helena dos Santos, docente do Colégio Objetivo Palmital, de Palmital (SP), conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre o material: “A palestrante nos orientou sobre o planejamento e a elaboração das aulas.”

O curso Prática de repertório – integrando canto, flauta e percussão na sala de aula, ministrado pelo professor Renato Cardoso Bass, mostrou diversas canções com arranjo de voz, flauta e percussão.  “Uma aula dinâmica e esclarecedora. Vimos que o ensino da disciplina vai além da formação musical. Ela ajuda a despertar o interesse pela cultura e desenvolver a expressividade do aluno”, comenta a professora Mônica Cristina Otero Salvino, do Colégio Preve Objetivo, de Pederneiras (SP).

A professora Elaine Perrone, coordenadora de Inglês do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental explorou o tema Learning makes the world go round. Os docentes compartilharam ideias e viram como tornar o aprendizado globalizado e atraente. “Foi uma aula esclarecedora. A didática que devemos utilizar, como trabalhar o caderno e exemplos de atividades dissertaram sobre o tema”, diz Marlucy Porto, do Colégio Dimensão, de Avaré (SP),

Os docentes de Geografia do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental participaram do curso

A multidisciplinaridade para o entendimento do espaço geográfico. A professora Maria Elvira Alves, discutiu durante essa aula a importância das diferentes áreas do conhecimento para o entendimento de um mundo cada vez mais complexo, onde as inter-relações ocorrem em vários níveis: histórico, antropológico, econômico, político e tecnológico.

Tamires Moscardi da Silva, professora do Colégio Santo Antonio, de Ourinho (SP), achou a proposta do curso bem interessante. “A troca de experiências e a didática da docente foi bem enriquecedora.” Ana Célia Donzella, do Colégio Preve Objetivo, de Jaú (SP), também aprovou o conteúdo abordado: “A professora Vivi priorizou práticas pedagógicas e nos orientou sobre as atividades do caderno.”

O professor Pedro Augusto de O. Pinto, do Colégio Preve Objetivo, de Bauru (SP), esteve no curso

A genética em sala de aula: descobertas, aplicações e práticas pedagógicas.  Ele afirma que a didática da professora Monica S. Bertoldo foi excelente: “As informações nos incentivam a melhorar o preparo das aulas e das aulas práticas. Trocamos informações que aprimorarão o trabalho em sala de aula.”

Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil ao Ensino Médio foram divididos em módulos. O primeiro, apresentado pela professora Fabiana Costa, teve como tema Como ser um líder pedagógico dentro da escola?!. Já no segundo, a professora Camila Clemente Vieira tratou sobre A tarefa de tematizar a prática da sala de aula.  E a Monica Cristina de Souza discorreu sobre Observação em sala: procedimentos em discussão. Giovana Rocha Leite, coordenadora do Colégio Santos Anjos de Ensino Ltda., de Cândido da Mota (SP), gostou muito das reflexões trazidas pelo evento. “O evento dá o suporte às tarefas do cotidiano.” Para a coordenadora do Unicolégio, de Araçatuba (SP), Ângela Nubiato Lopes, os cursos tinham temáticas atualizadas: “Os Encontros Pedagógicos são muito importantes, pois nos atualizam profissionalmente e nos ajudam a refletir sobre nossas práticas pedagógicas.”

Susi Mansano Mendonça, coordenadora do Colégio Preve Objetivo, de Pederneiras (SP), e Iderlipes Luiz Carvalho Boscolani, coordenador do Unicolégio, de Araçatuba (SP), também saíram satisfeitos do evento.  “O conteúdo esteve alinhado o tempo todo com a nossa prática”, ressalta Iderlipes.

Veja a seguir outros depoimentos de profissionais que estiveram no Encontro Pedagógico.

  • Luciana Martinez dos Santos Borges, professora do Unicolégio, de Araçatuba (SP):

“O curso trouxe muitas informações. Compartilhamos informações, tiramos dúvidas e vimos muitas formas de enriquecer as aulas.”

  • Sumaida Gimenes, professora do Colégio Preve Objetivo, de Pederneiras (SP):

“Foi uma aula ideal, com muitas trocas de informações. Esclarecemos nossas dúvidas e vimos como trabalhar a música em diferentes atividades.”

  • Érika Mukai, professora do Colégio Preve Objetivo, de Bauru (SP):

“Uma oportunidade para falarmos sobre o material didático e como desenvolver as atividades em sala de aula.”

  • Maurício Toma, professor do Colégio Preve Objetivo, de Lins (SP):

“Muito proveitoso. A abrangência do tema proposto, as explicações e a interação entre os participantes possibilitou um breve debate sobre as particularidades e o que há em comum nos métodos e metodologias em diferentes unidades.”

  • Rosangela Aparecida Lossani Fenis, do Colégio Adamantina, de Adamantina (SP):

“O evento nos possibilita rever práticas pedagógicas, a troca de experiências e aprimorar nossos conhecimentos.”

  • Luiz Roberto Relvas, professor do Colégio Preve Objetivo, de Bauru (SP):

“O curso ministrado pela professora Monica Bertoldo foi muito bom. Compartilhamos experiências e pude rever colegas de profissão.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.