Encontro Pedagógico – 05 de março – São Paulo 1
Encontro Pedagógico reúne educadores em São Paulo
Comprometido com uma educação de qualidade, o Sistema de Ensino Objetivo promoveu, em 5 de março de 2016, mais uma edição do Encontro Pedagógico. O evento que aconteceu no campus Cidade Universitária da Unip reuniu professores, coordenadores, diretores e mantenedores para um dia de aprimoramento profissional e troca de experiências.
Em Corpo, mente e emoção em movimento, ministrado pelas docentes Aparecida F. Maia Pagliarin, Cecília de Cássia Montanari, Regina Célia I. R. de Barros Gonçalves e Eliana Nunes Olivare, discutiu-se sobre a relação entre o corpo, a mente e as emoções. O curso destinado aos professores da Educação Infantil 1, (fase 2), 2 e 3 e 1.º ano do Ensino Fundamental promoveu a compreensão e a capacitação sobre aspectos e vivências referentes à área de Movimento.
“Interessante, motivador, pois esclareceu dúvidas e deu sugestões de como trabalhar a disciplina com as crianças”, comenta a professora Fabiana T. G. Silveira, do Colégio Limeirense, de Limeira (SP).
O professor Marcos Roberto dos Santos ministrou o curso Arte – fazer para quê?, destinado aos docentes da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental. A aula explorou a prática significativa, por meio da vivência, de modo a possibilitar que o professor explorasse e descobrisse o universo das artes.
Aos docentes de Informática da Educação Infantil e do 2.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, a coordenadora Mônica Moreira e a professora Nathaly Goulart Vales propuseram uma Oficina de criação e lógica de programação para crianças de 4 a 10 anos. O curso proporcionou o ensino das diferentes linguagens de programação e suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos e apresentou um ambiente para a criação de materiais educativos.
Coordenado por Verônica Neves e apresentado pelas docentes Suzane S. Mello, Danielle R. C. Padilha, Suzane S. Mello, Rosane Natalia de Oliveira e Magali E. B. de Oliveira, o curso de Inglês destinado aos professores da Educação Infantil e do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental trabalhou com o tema Ampliando a oralidade no uso da Língua Inglesa. A aula utilizou técnicas diferenciadas, vivências lúdicas e teatrais para destacar a importância da oralidade no ensino do idioma.
A professora Vivian Spina Zan, do Objetivo Alphaville, de Santana de Parnaíba (SP), afirma que o curso foi muito proveitoso. “Sempre discutimos atividades pertinentes ao nosso cotidiano”, complementa.
Língua, texto e gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)organizando essa relação foi o curso ministrado pela coordenadora Deborah Catarinacho e professoras Bruna Fabiani Carvalho Fonseca , Ilda Cristina Pereira Barbosa e Elizabeth Alves dos Santos Nascimento. Retomando a concepção que se tem de linguagem, gramática e texto e a direta inter-relação existente entre esses elementos na ação de ensino e aprendizagem, o curso propôs situações diversas de análise linguística. Tais atividades, contextualizadas, reforçam a intenção didática de aprimorar a capacidade de compreensão e expressão dos alunos, em situações de comunicação escrita e oral das quais participam socialmente.
“Interessante e dinâmica”, pontua Tânia Cristina Boucault, professora do Objetivo de Mogi das Cruzes (SP). “Vimos muitos exemplos de como trabalhar a gramática de maneira agradável e envolvente”, ressalta.
Os professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio conferiram o curso Educação Física escolar: o lúdico e as atividades alternativas. Apresentado pelos professores José Paulo de Moraes Junior, Genivaldo Severiano da Rocha, Marcos Fernando Larizzatti e Amador Serrano Paz Martin, com o apoio do coordenador Giorgio Falco, o curso mostrou jogos esportivos inéditos e propôs a ressignificação de jogos antigos, adaptados a novas possibilidades de vivências práticas em diversas situações de socialização. Uma das propostas apresentadas foram as atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O intuito é levar os alunos a valorizar e reconhecer a simbologia que um evento internacional desse porte representa para todos os povos.
Aos docentes de Matemática do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, a coordenadora Maria Ignez Gerote e as professoras Silvia Regina K. Bovino e Tatiana Morais Artese ministraram o curso O labirinto e a Matemática: saída e solução x caminhos e estratégias. A aula apresentou propostas diferenciadas, que fogem da rotina, por meio de atividades e oficinas, que levam os alunos a novos patamares de desenvolvimento.
O curso destinado aos educadores de História do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental falou sobre O lúdico e o jogo no ensino de História e na sociedade. Apresentada pela coordenadora Maria Teresa Van Acker e pelos professores Pedro Luiz Garcia e Thiago Azevedo Rodrigues de Oliveira, a aulamostrou a importância do jogo e da ludicidade na sociedade. Para abordar esse aspecto, foram explorados os valores social e político nos jogos e competições, como as Olimpíadas. Em relação ao lúdico e à importância do jogo no ensino de História, foram trabalhados conceitos como gameficação, jogos de interpretação de papéis (RPG) e a relação entre cognição e ludicidade. Cada um desses conceitos foi apresentado juntamente com uma proposta de atividade pedagógica.
Em Ciências, uma disciplina com vários interesses, o coordenador José Alencar, juntamente com os professores Luis Augusto M. de Vasconcellos, Angelo Agnello Jr e Vanessa Lourandi, abordaram a preservação ambiental e os efeitos de algumas drogas no organismo. O curso tratou também de atividades práticas relacionadas à programação.
Fabiana Paces Lopes, professora do Objetivo de Mogi das Cruzes (SP), sentiu-se motivada com os temas apresentados pelos educadores. “As experiências compartilhadas, principalmente pelo professor Angelo, nos impulsionam a agir como multiplicadores em temas como a preservação ambiental.”
A professora Cássia Regina Ferreira de Abreu ministrou o curso Produção textual / gêneros textuais, que tratou sobre as condições necessárias para o aprendizado do aluno quanto à percepção e ao reconhecimento dos diversos gêneros textuais, bem como às características pertinentes a cada gênero, visando a interpretação de textos verbais e não verbais, com enfoque nos gêneros mais abordados nas questões do Enem.
No curso destinado aos professores de Geografia do Ensino Médio, a professora Ivete M. S. R. Ramirez falou sobre Globalização contextual – temas e conceitos sociobiogeográficos e filosóficos preparatórios para Enem e demais avaliações. Sabendo-se que a Geografia é um dos componentes mais antigos nos currículos de Humanidades no Brasil, partimos de uma visão histórica de sua evolução em termos de pensamentos e construção dos espaços, trabalhando com uma linha metodológica que contextualiza o conhecimento geográfico, o histórico, o sociológico e o filosófico, envolvendo também as questões biológicas no que concerne à qualidade de vida, proliferação de doenças e biodiversidade.
“Foi produtivo, pois possibilitou muita troca de experiência. Com temas atuais, o curso é muito enriquecedor”, comenta Sônia Regina Pereira Ruivo, do Instituto Educacional Piritubano, de São Paulo (SP).
A genética em sala de aula: descobertas, aplicações e práticas pedagógicas foi ministrado pela professora Monica Segantini Bertoldo aos docentes de Biologia do Ensino Médio. A aula abordou as novas descobertas, curiosidades e aplicações do tema na era moderna, com o intuito de desmistificar a genética, assunto que desperta grande inquietação nos educandos. Indo além dos referenciais teóricos, o curso reuniu experiências práticas simples, para utilização em sala de aula, como uma alternativa para tornar o aprendizado mais significativo no Ensino Médio. Ampliando o repertório de ferramentas para um ensino contextualizado e eficaz, foram apresentadas a atividades para outros ramos da Biologia, como a Botânica.
Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram divididos em módulos. O módulo 1 foi ministrado por Ana Cristina P. P. Amorim e reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico e discutiram o tema Como ser um líder dentro das escolas?! O curso falou ainda sobre a importância de se ter na escola um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.
Um dos cursos apresentados aos coordenadores veteranos dos Encontros Pedagógicos foi Quando perguntar não basta! Apresentado por Mércia Montoro Flaith, o curso apontou a problematização como um dos procedimentos metodológicos mais importantes, porque uma vez adotado pelos coordenadores pedagógicos, durante o desenvolvimento de suas tarefas, irá desencadear processos reflexivos sobre a prática docente, tendo em vista elevar padrões de qualidade no atendimento aos alunos na escola. Foi destacada a importância de adotar uma prática metodológica que propõe a problematização como principal ferramenta de gestão ao formar professores.
Os módulos a seguir destinam-se àqueles que já fizeram, anteriormente, os módulos 1 e 2. Denominado A tarefa de tematizar a prática da sala de aula, o curso é considerado o 3.º módulo e tem o intuito de promover uma análise sobre a prática educativa. Nele, a professora Camila Clemente Vieira mostrou a importância de uma reflexão feita em parceria com os professores. Feita a partir de intervenções fundamentadas, a aula discutiu sobre temas que oferecem segurança e orientam as decisões, quer sejam didáticas ou metodológicas.
“A temática foi apresentada de forma prática e elucidativa”, diz Betina Ferreira dos Santos Oliveira, do Objetivo de Itupeva (SP).
O curso Gestão e liderança na escola foi direcionado aos diretores e mantenedores das escolas. Ministrado pelas professoras Cássia Barreto e Mônica Cristina de Souza, o encontro abordou os desafios comuns a todos os sistemas de ensino na atualidade, delineados por um contexto social que se transforma de maneira dinâmica e global. Um foco de análise foi o papel da liderança e o acompanhamento das práticas pedagógicas e administrativas dos profissionais de forma participativa.
“É muito importante estar sempre atualizado profissionalmente. Precisamos acompanhar as mudanças e saber das nuances que existem dentro da área de educação. Cursos como esses nos ajudam a entender mais sobre o sistema de ensino”, comenta Maurício Gomes da Silva, coordenador do Colégio Rumo Inicial, de São Paulo (SP). Para Márcia R. P. Silva, diretora do Colégio Metodus, de São Bernardo do Campo (SP), o curso também foi muito proveitoso, “possibilitou a reflexão sobre a nossa postura como gestores. Compartilhamos nossas experiências e nos atualizamos profissionalmente”.
Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram deste Encontro, realizado em 5 de março, poderão inscrever-se novamente nas próximas edições do evento. Os procedimentos encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou clicando aqui.
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