Encontro Pedagógico – 03 de setembro – São José do Rio Preto (SP)

Sistema de Ensino Objetivo promove Encontro Pedagógico com educadores de Rio Preto e região

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.
Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.”

Jean Piaget

O constante aprimoramento dos educadores é condição imprescindível para uma educação de qualidade. Pensando nisso, o Sistema de Ensino Objetivo promove periodicamente uma programação de cursos elaborados por especialistas para todas as escolas conveniadas. Em 3 de setembro, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e mantenedores da região noroeste de São Paulo participaram de um Encontro Pedagógico realizado no campus São José do Rio Preto da Unip. O evento proporcionou aprendizado, aperfeiçoamento profissional e troca de experiências.

Assuntos atuais e pertinentes a todas as disciplinas foram explorados no momento formativo. Temas como gestão de projetos educacionais, atividades interdisciplinares, vivências lúdicas, tecnologia, novas estratégias e possibilidades de ensino foram tratados de forma abrangente pelos profissionais de todas as áreas.

Um dos cursos programados pela coordenadora pedagógica Sandra Regina Carulli para os educadores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental foi Corpo, mente e emoção em movimento. Ministrado pelas professoras Cecília de Cássia Montanari e Regina Célia Gonçalves, ele promoveu a compreensão e a capacitação sobre aspectos e vivências referentes à área de Movimento.

Os professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram do curso Educação Física escolar: o lúdico e as atividades alternativas. Em sua pauta, o coordenador da área, Giorgio Falco, apresentou jogos esportivos inéditos e propôs novas possibilidades de vivências práticas em diversas situações de socialização, uma delas relacionada aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. “O intuito é levar os alunos a valorizar e reconhecer a simbologia que um evento internacional desse porte representa para todos os povos”, explica Falco.

Para os educadores do 2º ao 5º ano interessados em discutir propostas para a área de Matemática foi realizado o curso A formação de conceitos matemáticos considerando-se três perspectivas: a contextualização, a historização e a ideia de conhecimento em rede. As atividades foram ministradas pelas professoras Vanessa Gervásio Martin e Maria Cecilia Destito e destacaram que recorrer à contextualização e à história auxilia o aluno a desenvolver e a ampliar o saber formal a partir do que ele já consegue reconhecer. Também foram defendidas abordagens e relações interdisciplinares, propondo novas estratégias de ensino.

As transformações e inovações que estão ocorrendo na sociedade trouxeram uma nova dinâmica à maneira de se comunicar, de se informar e aprender. O conhecimento descentralizado e fluido, a partir de diversas linguagens e meios de comunicação, requer do educador novas competências e atitudes para que ele deixe de ser um transmissor de conhecimento e se posicione como mediador de diversas linguagens e oportunidades educativas. Essa temática atual foi abordada pelo professor Silvio Duarte no curso O professor mediador e os desafios de sua prática pedagógica no ensino da língua portuguesa, voltado para educadores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os docentes de Química do Ensino Médio participaram do curso O mundo nuclear, da sua gênese ao século XXI: dilemas do uso da ciência. Ministrado por Carlos Alberto Pereira Domingues, ele foi dividido em dois momentos: o primeiro consistiu em uma oficina, com a realização de experimentos e a apresentação de sugestões de atividades; o segundo tratou sobre a formação científica que resultou na era nuclear. Sob um viés interdisciplinar, partindo da esperança de uma ciência sem limites, idealizada pela Belle Époque, explorou-se as relações da radioatividade desde sua descoberta até os dias atuais.

Os cursos destinados aos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil ao Ensino Médio foram divididos em módulos. O módulo 1, ministrado por Fabiana Costa, reuniu coordenadores que participaram pela primeira vez do Encontro Pedagógico e discutiu o tema Como ser um líder dentro das escolas?! Falou-se sobre a importância de se ter na escola um profissional que possa liderar pedagogicamente o trabalho educacional desenvolvido pelos professores, tendo em vista suas atribuições como coordenador.

Os módulos 4 e 5 Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica e Observação em sala: procedimentos em discussão – destinados aos coordenadores veteranos – focaram na reflexão sobre o aprofundamento do papel do coordenador, enfatizando assuntos de grande relevância para os líderes pedagógicos.

O curso Gestão, comunicação e aprendizagem discutiu a relação intrínseca entre o papel e as funções do gestor, a comunicação e os processos de aprendizagem para os diferentes públicos que transitam no ambiente educativo, visando desenvolver um trabalho voltado para os objetivos gerais da Educação.

Abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas, os Encontros Pedagógicos continuarão ao longo do ano letivo. Os educadores que participaram dos cursos e oficinas em São José do Rio Preto poderão inscrever-se novamente em outras formações, nas próximas edições do evento. Os procedimentos para a inscrição encontram-se na guia “Convênios”, no Portal Objetivo, ou clicando aqui.

Veja a opinião de quem participou do Encontro Pedagógico em São José do Rio Preto:

Ana Caroline Marques Zocal, professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Colégio Pré-Universitário Objetivo, de Nhandeara (SP)

“Achei excelente. Muito dinâmico, interativo, com atividades voltadas para as nossas necessidades de docentes, relacionadas diretamente ao material didático. A professora foi muito clara na sua exposição, ampliando nossos conhecimentos com práticas inovadoras.”

Maria Eliza Valério Penatti, professora de Geografia do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Objetivo de Presidente Prudente (SP)

“Excelente. A possibilidade de trabalhar a Geografia juntamente com as demais disciplinas possibilita a integração e o favorecimento da aprendizagem. O Encontro Pedagógico auxilia em nossa atualização, bem como nos fornece novas metas e conhecimentos que devem ser abordados no dia a dia em sala de aula.”

Lucélia Raquel dos Santos, professora da Educação Infantil do Colégio Objetivo Matão

“Os cursos são essenciais para meu crescimento pessoal. Adquiri novos conhecimentos. As atividades oferecidas promovem a interação com o outro, o que é muito interessante; promovem a socialização, o compartilhamento de ideias, novos aprendizados.”

Rosangela de Arruda Mattos, professora de Ciências do 9.º ano do Ensino Fundamental, e de Química do Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular do Colégio Objetivo de Presidente Prudente

“Gostei do curso: da troca de experiências, experimentação, das maneiras diferentes de ministrar as aulas, dos temas abordados, da interdisciplinaridade, das dicas de sites de pesquisa e de filmes para desenvolvimento de projetos. Sempre nos atualizamos com temas modernos nos Encontros Pedagógicos, e a troca de conhecimento entre disciplinas diferentes nos permite adquirir mais bagagem para desenvolver projetos escolares.”

José Carlos Rosa Guapyassu, professor de Matemática do Ensino Médio do Objetivo Barretos

“Um curso muito interessante no que diz respeito aos temas abordados. Ele nos dá a possibilidade de percebermos as dificuldades de organização de raciocínio encontradas pelos alunos.”

Adalto Tadaqui Kanashiro, professor de Física do Colégio Objetivo de São José do Rio Preto, Jales e Olímpia

“Todo curso traz um aprendizado. Toda novidade traz um conhecimento importante. Gostei muito do esquema de aula de termodinâmica e eletrostática apresentado pelo professor Polako.”

Vanessa Ghioti da Silva, professora da Educação Infantil do Colégio 20 de Novembro, de Guzolândia (SP)

“Muito produtivo. Tive a sorte de estar com a professora Ana Paula. Fico encantada com a forma com que ela conduz o curso; suas dicas são muito boas e têm me ajudado muito no meu desenvolvimento em sala de aula. A abertura que a professora dá para que possamos trocar experiências é de grande importância, mas quando ela conta algo que ela viveu e como se saiu de determinada situação traz segurança para nós, que estamos começando, o que é de grande ajuda.”

Thamires M. P. Morette, professora de Inglês da Educação Infantil do Colégio Abrahão Naime – Coopem, de Mirassol (SP)

“É o terceiro curso de que participo e, semelhante aos outros, esse se mostrou muito rico em ideias, sugestões e informações, contribuindo para a formação dos professores que tiveram a oportunidade de fazê-lo. O que mais chama a atenção é a maneira dinâmica com que as ideias de atividades são apresentadas, reproduzindo a realidade de sala de aula e motivando os participantes.”

Rosângela da S. D. Ferreira, professora do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo de Catanduva

“Dinâmico. O que mais me chamou a atenção foi o assunto atual e a diversidade. O tema abordado no curso me ajudará a trabalhar as diferenças com os alunos, além de respeito, humildade, solidariedade, compreensão, amor e tolerância.”

Vânia Cristina Belico Proni, diretora do Colégio Royal Objetivo, de Valparaíso

“Trabalhar na liderança requer uma atualização e também uma revisão de algumas situações e orientações. Os cursos sempre focam nessas ações, que são necessárias para o andamento da escola.”

Maria da Cruz Martins Viola, coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Votuporanguense de Ensino, de Votuporanga (SP)

“Somos conveniados com o Sistema Objetivo há 27 anos pela confiabilidade e pela qualidade do material. Ele sempre nos dá suporte e subsídios para o conhecimento e a troca de experiências.”

Regilene Aparecida dos Santos, diretora do Colégio Abrahão Naime – Coopem, de Mirassol (SP)

“Optamos pelo Objetivo pela complexidade de organização, pelo comprometimento com o ensino, pela constante atualização do material e suas ferramentas didáticas. Um dos pontos fortes dos Encontros Pedagógicos é a troca de experiências e a atualização em relação a assuntos relacionados à prática pedagógica e ao material.”

Galeria de Fotos

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.