Encontro Pedagógico – 02 de setembro – Ribeirão Preto (SP)

Novas experiências e didáticas em debate no Encontro Pedagógico em Ribeirão Preto

Conhecer novas didáticas, trocar experiências e esclarecer dúvidas figuraram entre as principais motivações dos educadores que participam dos Encontros Pedagógicos. Em 2 setembro, não foi diferente. Os profissionais se encontraram no campus Vargas da Unip MAR, em Ribeirão Preto (SP), e conferiram uma programação de cursos especiais para aprofundar os conhecimentos sobre o Sistema de Ensino Objetivo.

A aula A descoberta da arte através dos sentidos, ministrada pelo educador Marcos Roberto dos Santos, mostrou por meio do estímulo sensorial e prática, como explorar e descobrir o universo da Arte. O curso foi dirigido aos professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

Voltado para docentes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o curso Improvisação: criando o teatro no ato trabalhou a improvisação, um dos mais importantes instrumentos para a realização do teatro na escola. Para esse trabalho foram utilizadas diferentes fontes, como a criação de personagens, jogos e construção de bonecos. A educadora Patrícia Sartori Vanni foi a palestrante.

Uma reflexão sobre os movimentos migratórios atuais examinou a questão da globalização e do atual momento político. O curso propôs aos professores do 6º ao 9º do Ensino Fundamental uma reflexão sobre as condições que provocam os movimentos migratórios na atualidade; sua espacialização, seus agentes e como isso vem sendo tratado pelos governos, grandes corporações, mídia e movimentos sociais. A aula foi exposta por Ana Paula G. P Campolongo, coordenadora do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O curso Estratégias para produção dos diversos gêneros discursivos exigidos na redação/vestibular apresentou aos educadores do Ensino Médio caminhos conceituais e metodológicos para a construção dos textos exigidos no vestibular. Procedimentos da produção, como planejamento, escrita, revisão e reescrita, além dos fatores de textualidade, sobretudo, a coesão e a coerência, também foram tratados na aula ministrada pela professora Cássia Regina Ferreira de Abreu.

Diretores e coordenadores de escolas tiveram cursos com temas específicos para gestão e liderança. Os temas foram: Como ser um líder pedagógico dentro da escola?!; Quando perguntar não basta!; A gestão do tempo na rotina do coordenador pedagógico; Observação em sala: uma cumplicidade pedagógica; Observação em sala: procedimentos em discussão e Registro: o que não está escrito não existe!

Os Encontros Pedagógicos acontecem ao longo do ano letivo e são abertos a todos os profissionais das escolas conveniadas. Os participantes do evento realizado em 18 de março poderão se inscrever novamente em outros cursos e oficinas. Mais informações podem ser obtidas no Portal Objetivo ou clicando aqui.

 

Confira alguns depoimentos dos participantes:

Karen Adriana Godoy, professora do professora do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, do Objetivo Júnior Campo Salles, São Carlos (SP).
“O curso foi bastante dinâmico, completo. Apresenta ótimas dinâmicas e jogos teatrais que desenvolvem habilidades essenciais para o trabalho na escola.”

Patricia Machado Domingues, psicóloga da Escola Quarup Objetivo, Sertãozinho (SP).
“A aula trouxe informações relevantes e exemplos. As palestrantes são experientes e apresentaram ótima didática. Foi excelente.”

Pedro Xavier, professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do Colégio Objetivo Pirassununga, em Pirassununga (SP).
“O encontro é importante para a constante atualização e troca de ideias, práticas e desafios didáticos.”

Liliane Elias, coordenadora da CEI Sonho Meu Objetivo, em Pontal (SP).
“O curso foi motivador, descobri maneiras para que possa liderar pedagogicamente um trabalho educacional. É preciso saber o que acontece na sala de aula para buscar a solução para os problemas.”

Ana Paula Yoshioka, professora do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do Centro Educacional Raio de Sol, em Américo Brasiliense (SP).
“Foi muito interessante, importante para trocar ideias, informações, ampliar o conhecimento sobre o tema abordado, além de dividir vivências do cotidiano de sala de aula.”

Elvira Delfino, assessora pedagógica do Colégio Atenas, em Alfenas (MG).
“Cada encontro é inovador, renova nossa bagagem de conhecimentos, nossas práticas. Uma troca de vivências diversas, sempre nos enriquece.”

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.