Pequenos gestos podem mudar o mundo: muito aprendizado e estudo no Encontro Cultural do Objetivo
Um pequeno gesto pode mudar uma vida, pode mudar o mundo, e para ser solidário não é preciso muito: gestos simples geram ações grandiosas. O tema trilhou os trabalhos das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Encontro Cultural do Colégio Objetivo.
Divididos em grupos, os alunos montaram estandes criativos e ricos em conteúdo. Os trabalhos interdisciplinares reuniram informações, pesquisa e muita discussão em diferentes ações solidárias, como doação de órgãos, solidariedade em momentos de crise, músicas e shows beneficentes, doação de animais, e projetos sobre Ética e Inteligência Artificial, Carona Solidária, Transformando Vidas: Beleza Renovada, Esportes de Inclusão, Amigos Virtuais Inteligentes, Metaverso, entre tantos outros. O resultado foi apresentado aos pais, familiares, amigos e educadores, no mês de novembro.
Demonstrar como a tecnologia pode ser empregada em benefício da solidariedade foi a proposta do trabalho do aluno Davi Silveira, do 8º ano. “Explicamos sobre as contribuições da Robótica para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física. Achei o tema do Encontro Cultural deste ano muito importante para a sociedade, é um tema que deve ser abordado várias vezes.”
Um grupo de alunos do 7º ano chamou a atenção ao apresentar o tema “Ballet para Cegos”, projeto desenvolvido pela Associação Fernanda Bianchini. O público pôde interagir em uma oficina sobre a técnica empregada para ensinar dança a deficientes visuais. “Para simular uma situação, colocamos uma venda nos olhos. A metodologia para realizar os movimentos consiste basicamente em estralar os dedos e bater as mãos. É muito importante as pessoas saberem que existe esse trabalho. Ser deficiente visual não é empecilho para nada. A dança proporciona inclusão e integração social”, comenta Alicia Bertol.
Auxiliar abrigos com pessoas em situação de rua, ensinar crianças carentes, cuidar de animais abandonados, contribuir com a conservação do meio ambiente: o voluntariado abrange uma variedade de áreas e causas. Maria Clara Bahia, do 8ª ano, conta que o trabalho voluntário desenvolvido pelos pais em abrigos e entrega de doações inspirou seu grupo a explorar o assunto. “Todos têm que fazer sua parte. Queremos mobilizar as pessoas a serem mais solidárias. Colocamos uma caixa para arrecadação de roupas e brinquedos que serão doados a instituições sociais.”
“Objetivo Solidário” foi o tema do trabalho do grupo da aluna Luiza Asencio, do 9º ano. A proposta foi apresentar as diversas ações solidárias realizadas no Colégio Objetivo. “Na Gincana, por exemplo, uma das tarefas é a arrecadação de alimentos que são doados a diferentes instituições. Nosso grupo enfatizou esse importante trabalho desenvolvido pela nossa escola.”
Foram dias, meses de muito aprendizado e estudo. Com certeza uma mensagem ficará guardada na memória dos alunos do Ensino Fundamental: grandes mudanças podem começar com pequenas iniciativas!
Vídeos Relacionados
- Pequenos gestos podem mudar o mundo
- Ballet para cegos, Objetivo Solidário e muito mais — assista ao vídeo
- Encontro Cultural : Trabalhos destacam Inteligência Artificial e os benefícios para a sociedade
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.