Dia de pesquisa científica no zoológico de biomas
Os alunos do Colégio Objetivo aprendem na prática, interagindo nas atividades em que observam a natureza e as suas condições in loco. As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental participaram do estudo do meio no Zooparque, em Itatiba (SP).
As atividades educativas abrangeram de forma lúdica e didática a conservação da biodiversidade, estimulando, por meio da interação e da proximidade com os animais, a importância do respeito à fauna e sua preservação.
O local preserva diferentes espécies em viveiros que lembram seus habitats naturais. “Eles têm o cuidado de mostrar os animais em um ambiente bem próximo daquele em que vivem na natureza. Preocupam-se também em manter um núcleo de educação que conscientiza os visitantes”, explica o coordenador de Ciências José Alencar Gomes da Silva.
Numa trilha em meio a um pedaço preservado da Mata Atlântica, os alunos viram de perto papagaios, tucanos, macacos, elefantes, girafas e rinoceronte. “Gostei de ver a maneira como eles tratam os animais. Eles vivem do jeito que tem que viver, no mesmo tipo de clima e bioma”, comenta Maria Luíza Miessa DG, aluna do Objetivo Teodoro.
Para Nícolas Machado Dalmolim, do Objetivo Pinheiros, a visita foi importante para complementar o conteúdo estudado. “Estamos estudando animais vertebrados, sua classificação e suas características. A experiência do contato diretamente com os animais foi excelente. Aprendi muito.”
O ponto alto da atividade foi a apresentação de alguns animais ao vivo, quando os alunos tiveram a oportunidade de tocar nos bichos e sentir as texturas deles. Apreciar a diversidade da fauna e da flora cria um vínculo poderoso e universal com a natureza.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.