Árvore de Natal
Uma história muito antiga: a da árvore de Natal
No próximo domingo, 25 de dezembro de 2022, é dia de Natal, uma festa que, no Cristianismo, celebra o nascimento de Jesus.
Mas, cerca de um mês antes dessa festa, uma tradição que alegra a todos é a decoração de um pinheiro. Nessa árvore, são colocados diferentes tipos de enfeites, como bolas, cordões metalizados (chamados de festões), miniaturas de brinquedos, cartões, bombons e muitos outros adornos. Mas o leitor sabe qual é a origem da árvore de Natal? Há muitas histórias, mas algumas se destacam:
Muitas das festas religiosas cristãs foram adaptadas de comemorações dos povos germânicos ou, se você preferir, bárbaros, assim denominados pelo Império Romano. Esses povos transitavam pelo norte da Europa e muitos dos grupos eram nômades, isto é, não ficavam por muito tempo morando no mesmo lugar. Para essas pessoas, a chegada de uma nova estação era motivo para enfeitar árvores. Consta, inclusive, que os druidas – sacerdotes dos povos celtas – enfeitavam pinheiros com flores e muitas bolas coloridas para comemorar a chegada da majestosa primavera. Aí, talvez, resida a origem da árvore de Natal.
Mas há mais hipóteses. Uma delas diz que, na Inglaterra, um príncipe, chamado Albert, enfeitou uma árvore no palácio real britânico em 1841, fazendo com que aquilo se perpetuasse entre os ingleses. E por aí vão as muitas histórias da criação da árvore de Natal.
O Colégio Objetivo deseja a todos um Feliz Natal!
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.