Escola do Mar
Angra dos Reis - RJ
ESCOLA DO MAR: O CURSO DA VIDA
No início da década de 1980 o tema de preservação ambiental ainda não era tão difundido, mas os alunos do Colégio Objetivo já manifestavam preocupação com a sobrevivência da natureza. Os professores criaram então o POEMA (Programa Objetivo do Ensino do Meio Ambiente), voltado aos alunos do Ensino Médio. O primeiro passo do programa foi adicionar ao currículo do Ensino Médio a disciplina Ecologia. Na sequência, vieram as escolas ambientais.
A primeira escola ecológica, lançada pelo Objetivo em 1987, foi batizada de Projeto Paranoá. A bordo do aerobarco projetado pelos estudantes de Engenharia das Faculdades Objetivo – que um ano depois se tornaria Universidade Paulista-UNIP –, os alunos do Ensino Médio coletavam amostras da água para realizar estudos nos laboratórios da escola e elaborar relatórios com vistas à despoluição do lago.
Em 1988, em meio às ilhas da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, nasceu a Escola do Mar. Em 1989 surgiu, sob a exuberância da Floresta Amazônica e às margens do Rio Negro, a Escola da Natureza.
Noções sobre Ciências do Mar e Meio Ambiente (Oceanografia, Biologia Marinha, Planctologia, Maricultura etc.) são oferecidas a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio provenientes de todas as unidades do Objetivo do Brasil. E eles mergulham nos estudos de muitas maneiras. Na escuna de apoio os alunos navegam para pesquisar a biodiversidade existente em Angra. No manguezal encontram o berço das espécies marinhas. Caminhando, navegando ou mergulhando, os estudantes se deparam com animais como os caranguejos vermelhos, as tartarugas, as aves, os golfinhos saltitantes. Como cenário, as ilhas ladeadas pela bela Mata Atlântica.
Microscópios, projetores, computadores, kits de análise de água, mapas náuticos, enfim, equipamentos que dão suporte aos estudos dos jovens pesquisadores se encontram na sede da escola – uma charmosa construção erguida no século 18. Antes de sair ao mar, uma consulta na estação meteorológica para conhecer os sopros do vento.
Na sede acontecem reuniões, debates, aulas científicas ou de mergulho. Os alunos encontram dormitórios, refeitório, piscina e quadras de voleibol e de tênis. Como lazer, jogos, música e bate-papos sob a brisa marinha.
Na década de 1980 desembarcaram os primeiros jovens pesquisadores. Hoje, aportam os filhos deles. O brilho nos olhos é o mesmo. Ao final, o curso da vida sempre bate mais forte no coração de cada aluno que aprendeu com a sábia natureza, mestra na Escola do Mar.
Texto de Sandra Miessa
OBJETIVOS DO CURSO
Levar aos alunos as noções básicas da metodologia científica
Introduzir as noções de Ciências do Mar (oceanografia; química; biologia marinha; engenharia de pesca; aquacultura marinha; ecossistemas de manguezal; navegação)
Conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente marinho
Monitorar as possíveis alterações ambientais da baía da Ilha Grande
Descobrir novos talentos na área de Ciências do Mar
Servir de atualização para professores e coordenadores em áreas específicas referentes a biologia marinha
Conhecer os vários ecossistemas marinhos e suas variáveis ambientais
Estimular o trabalho em grupo e a participação e cooperação entre os alunos
METODOLOGIA
DE ENSINO
Organização de atividades científicas por meio de reuniões
Aulas expositivas de orientação para as atividades de campo
Atividades práticas de observação, coleta e análise de material componente da fauna e flora marinha através de mergulhos monitorados
Análise e discussões dos fundamentos básicos das Ciências do Mar
Projeção de filmes e slides (opcional)
Excursões em campo para observação, coleta e posterior devolução do material coletado ao seu local de origem
Confecção de Relatório Final de Atividades – REFA (nos moldes de um trabalho científico)
DURAÇÃO DO CURSO
50 horas/semana
HORÁRIO
Chegada dos alunos: segunda-feira às 16 horas
Saída dos alunos: sábado às 8 horas
QUANTIDADE DE ALUNOS/COORDENADORES
Número mínimo: 25
Número máximo: 30
Obs.: + 2 professores acompanhantes da Escola.
INFRAESTRUTURA
A Escola do Mar localiza-se na cidade de Angra dos Reis – RJ, com uma antiga casa-grande de fazenda de café do século XIX, transformada numa verdadeira Estação de Pesquisa Educacional Ecológica.
Alojamentos (feminino e masculino), Sala de Microscopia, Sala de Radiocomunicação e Informática, Biblioteca, recursos audiovisuais e uma Estação Meteorológica computadorizada, isso tudo distribuído numa área total de 8.225 m² frontal ao mar, formam sua estrutura de pesquisa e acomodação. Além disso, há quadra poliesportiva, piscina, quadra de vôlei gramada, cachoeira e um grande quiosque, onde são servidas as refeições, também utilizado para as aulas expositivas.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
As atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola do Mar foram elaboradas por biólogos professores da UNIP com larga experiência de pesquisa de campo, para levar o aluno a um contato direto com o meio ambiente por meio de experiências práticas e aulas que desenvolvam uma visão macroecológica de todas as inter-relações entre os vários ecossistemas marinhos.
CADASTRO ESCOLA AGENDAMENTO DE TURMAS
CONTATO
Endereço:
Av. Antônio Bertoldo da Silva Jordão, 1.500
23916-700 – Monsuaba – Angra dos Reis – RJ
Tel: 55 (24) 3361-3242
Localização GPS:
S 23 1’12 850° - 0 44 13’ 26. 136’’
E-mail: escmar@objetivo.br