O Sistema Apostilado de Ensino

A aquisição de um sistema de ensino por uma instituição requer, por parte da equipe técnica responsável pelo trabalho educacional nas escolas, um olhar minucioso acerca de como o material está organizado e, principalmente, qual é a base teórica que inspirou seus autores na sua produção como um todo.

Muitos têm dúvidas quanto a ser proveitosa a aquisição de um sistema de ensino, mas elas se dissipam quando informações seguras são fornecidas, demonstrando que a proposta  tem como premissa uma organização didática de excelência, que se traduz em aulas preparadas com base nas melhores práticas de sala de aula, acumuladas durante anos pelos autores e equipes que produzem o material, como é o caso do Sistema Objetivo Municipal de Ensino, SOME.

Uma boa aula, planejada detalhadamente, oferece as condições para a progressão continuada do processo de aprendizagem com mais eficácia. Bem elaborada, estimula a criatividade, em lugar de valorizar a memorização, vista hoje com várias restrições. Pesquisas indicam claramente que nos municípios em que foi adotado um sistema de ensino, os alunos estão meio ano à frente dos que não adotaram.

Outra vantagem é o respaldo que o SOME dá às Secretarias Municipais de Ensino. Equipes de especialistas desenvolvem projetos de atendimento pedagógico – presencial e a distância, para professores, coordenadores pedagógicos e diretores –, vinculados a um processo de avaliação inicial, processual e final, com foco na identificação de resultados e levantamento de necessidades, para ajustar ou mudar cursos de ação nas instituições parceiras.

Nós, da equipe do SOME, que implantamos o sistema e damos continuidade aos trabalhos nos municípios parceiros, acreditamos que são muitos os benefícios recebidos em razão da aquisição do material didático para alunos e professores, porque atuamos com total abrangência no que diz respeito ao desenvolvimento dos trabalhos educacionais em cada escola atendida.

Concebemos o nosso trabalho e seus resultados como parte de uma grande estratégia de transformação social, conscientes de que, mesmo nos bastidores, estamos educando crianças, nossa principal razão de ser e de estar atuando no mercado educacional brasileiro.