Você está em: Objetivo / Saiba mais / O handebol

O handebol


A prática de jogos com bola remonta à Antiguidade. Muitos deles tinham nomes e formas de se jogar diferentes das de hoje em dia, como é o caso do handebol.

Em 1848, ele era conhecido como haanbold, mas teve suas regras remodeladas por Holger Nielsen, professor dinamarquês, que o tornou parecido com o atual. O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

Naquela época, o professor de ginástica Max Heiser criou um jogo ao ar livre (derivado do Torball) para as operárias da fábrica Siemens. Após um tempo, os homens também passaram a praticá-lo, mas aumentando as medidas do campo como as do futebol.

Em 1919, um outro professor, chamado Karl Schelenz, reformulou o jogo,
alterando o nome para como conhecemos hoje. De lá para cá, esse esporte foi tornando-se cada vez mais conhecido em outros países, participando, inclusive, de competições olímpicas e mundiais.

No Brasil, como modalidade de campo, o handebol foi introduzido em São Paulo, principalmente pelos imigrantes alemães no início de 1930.