Você está em: Objetivo / Saiba mais / O Futebol

O Futebol


Ninguém sabe afirmar com exatidão quando surgiu o futebol, mas a primeira “notícia” sobre um jogo parecido data de 2500 a.C e vem da China. Naquela época, o imperador Huang Tse inventou um esporte chamado Tsu-chu (chute na bola). Mais tarde, os japoneses criaram o Kemari, um jogo praticado pelos nobres, no qual os participantes podiam também tocar a bola com as mãos, e não somente com os pés, como é o caso do futebol.

No século I antes de Cristo, a cidade grega de Esparta criou um jogo chamado Epyskiros, no qual 15 jogadores chutavam uma bexiga de boi cheia de areia.

Júlio César, ditador romano, também não deixou seu país fora dessa: criou o Harpastum, um jogo muito parecido com o atual futebol, pois os jogadores atacavam e defendiam áreas em um campo retangular com posições marcadas.

O futebol, mais ou menos como o conhecemos hoje, foi introduzido na Inglaterra por volta de 1660, entretanto, só no início do século XIX sua prática foi aceita nas universidades. Em 1848, a Universidade de Cambridge estabeleceu algumas regras gerais para o futebol; conhecidas como as “Quatorze Regras de Cambridge”, elas serviriam de base para a formulação das leis atuais desse esporte. Finalmente, em 26 de outubro de 1883, 11 clubes e colégios de Londres criaram The Football Association – modelo de todas as ligas e federações futebolísticas que se formaram posteriormente.

O futebol no Brasil

Charles William Miller, um paulista, descendente de ingleses e escoceses, passou dez anos na Inglaterra jogando no time de Southampton. Ao voltar, em 1894, trouxe, além de entusiasmo, duas bolas de couro e diversos apetrechos utilizados no futebol. Esse foi o ponto de partida para o início do esporte mais popular de nosso país.

Um ano depois, a cidade de São Paulo sediou a primeira partida de futebol realizada no Brasil, entre o time de Charles Miller, chamado São Paulo Railway, e o da Companhia de Gás. Daí em diante, foram criados inúmeros times. E, em 1901, surgiu a Liga Paulista de Futebol, que, no ano seguinte, organizou o primeiro Campeonato Paulista.

Oscar Cox foi outro responsável pela difusão do futebol no Brasil. Também filho de ingleses, estudou na Suíça e voltou para o Rio de Janeiro em 1896, fundando o time Rio Team.

Em 1901, Cox organizou os primeiros jogos entre paulistas e cariocas e, em 1902, fundou o Fluminense Futebol Clube. Em 1906, aconteceu o primeiro Campeonato Carioca.

De 1910 a 1919, os campeonatos e federações já estavam presentes em quase todos os Estados brasileiros. Em 1914, fundou-se a Federação Brasileira de Esportes, substituída depois pela Confederação Brasileira de Desportos.

Em 1979, o futebol brasileiro passou a ser administrado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Fifa

A Fédération Internationale de Football Association – Fifa surgiu na França em 1904. Ela foi criada por um grupo de apaixonados pelo futebol, que pretendiam organizar e difundir a realização de partidas e campeonatos internacionais.

Os países fundadores da Fifa foram: França, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda, Suécia e Suíça.

Em 1930, a Fifa criou a Copa do Mundo, destinada a ser o principal torneio futebolístico do planeta.