Você está em: Objetivo / Saiba mais / Dengue

Dengue


A dengue é uma doença que está presente em regiões tropicais e subtropicais e tem por transmissor a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ele é menor que um pernilongo, é escuro e rajado de branco, e se desenvolve em água parada.

O Aedes alimenta-se de sangue e, ao picar uma pessoa, transmite para ela o vírus, deixando-a doente. A dengue não é uma doença transmitida de pessoa para pessoa, somente o mosquito é responsável pela sua transmissão, daí a importância de não deixar o mosquito se reproduzir.

Isso pode ser feito não acumulando água parada. Se você tem plantas em casa, coloque areia no fundo dos pratinhos, desfaça-se de pneus velhos, latarias e outros objetos que possam armazenar água. Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário, de tampões de caixas d’água ou de outros reservatórios. Essas são algumas medidas para que o mosquito da dengue não se reproduza.

A dengue parece com uma gripe, mas, se não for tratada, pode matar. Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz. Se você tiver sintomas parecidos com os descritos aqui, procure imediatamente um médico.