Você está em: Objetivo / Acontece / A história de meus antepassados: alunos entrevistam avós para atividade de História

A história de meus antepassados: alunos entrevistam avós para atividade de História


Dona Neiva Lorenzetti relembrou sua infância em Tupã, interior de São Paulo. Lá, para manter a disciplina, menino e menina não podiam estudar juntos na escola. Seu João Cancio da Graça mostrou uma caixinha de madeira, chamada Do Fundo do Baú, em que guarda seus brinquedos da época de criança. Dona Therezinha Hornink contou que aos seis anos já tinha obrigações e responsabilidades dentro de casa. Ela, por exemplo, tinha de ajudar a mãe nos afazeres domésticos. Em comum há o fato de serem avós e bisavós de alunos do 6º ano, que foram convidados a participar das aulas de História para relatar memórias da infância.

“Conhecer nossas origens é um importante passo para compreender melhor o mundo em que vivemos. Essa atividade complementou a aula 1 e 2 do caderno de História. Os alunos exercitaram a escuta dos idosos e entraram em contato com fontes orais de informação”, explica a coordenadora de História, Maria Teresa Van Acker.

O interesse em descobrir fatos de um passado distante instigou a curiosidade dos estudantes. Também foram abordados aspectos da vida na cidade, no bairro, educação, meios de transporte, comunicação, lazer, vestuário, alimentação e comportamento.

“O acesso à escola era mais difícil naquela época. Quando acabávamos o 5º ano, não podíamos entrar no 6º ano direto. Todos os estudantes eram obrigados a fazer um exame de admissão, como se fosse um vestibular. As melhores escolas eram as mais concorridas, nem todos tinham acesso. Muitos inclusive desistiam de estudar no 5º ano e iam trabalhar,” comenta a professora Ana Maria Marino. 

A aluna Adriana Nunes gostou muito da atividade. “Tudo mudou. Hoje temos muitas facilidades. Foi legal saber da infância deles e que, assim como nossos avós, nós também fazemos parte da história.”

Além das entrevistas também houve leitura de textos complementares, elaboração de árvore genealógica, pesquisa fotográfica e de objetos antigos dos familiares. O resultado da atividade culminará na produção de um livro ilustrado, feito individualmente, intitulado A história de meus antepassados.

online book

Fotos Relacionadas