A Páscoa


A Páscoa, do ponto de vista litúrgico, é a festa mais importante para os cristãos. Ela é comemorada na Semana Santa, período em que católicos dedicam-se a fazer orações e penitências. A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo no domingo (o Domingo de Páscoa).
Os judeus também comemoram a Páscoa (em hebraico, Pessach, que significa passagem), mas por um motivo diferente dos cristãos. Para os judeus, a comemoração representa a saída do seu povo do Egito (sob o comando de Moisés), onde eram escravos. A Páscoa judaica é celebrada durante oito dias.

Os ovos de Páscoa...

Conta a história que, muito antes do nascimento de Cristo, era costume dos egípcios e dos persas presentearem amigos com ovos pintados no início da primavera. De fato, é uma combinação perfeita, já que o ovo representa a vida e a primavera, o renascimento.
De lá para cá, muito tempo se passou e foi mais precisamente do século 18 em diante que o hábito de dar ovos e coelhos de chocolate no Domingo de Páscoa se fixou. O coelho é o símbolo de continuidade da vida, pois costuma ter muitos filhotes em curtos espaços de tempo.

Você sabia?

A palavra Easter, que significa Páscoa em Inglês, originou-se de uma festa dedicada a uma deusa pagã chamada Eastre, que representava a primavera nos países do norte da Europa até o século 8. Nessa festa, os europeus comemoravam, no mês de abril, a chegada da estação com ovos pintados de cores brilhantes que lembravam a luminosidade do sol e, por conseqüência, a continuidade da vida.

A Páscoa cristã é comemorada de várias maneiras no mundo. Em Portugal, na Espanha, na Hungria e na Polônia costuma-se pintar ovos cozidos para que as crianças os rolem por uma ladeira. Quem conseguir rolar o ovo mais longe sem ele se quebrar vence a competição.

Já nos Estados Unidos, a brincadeira preferida das crianças na Páscoa é a caça ao ovo, porém, de chocolate. Esses ovos são escondidos pelos adultos para serem descobertos pelas crianças no dia da Páscoa. É uma festa.

No Brasil também costumamos presentear com ovos de chocolate na Páscoa. Embora essa comemoração seja uma data religiosa, o ovo de chocolate passou a ser comercializado independentemente da sua simbologia.

E você, resiste a um ovo de chocolate?