A arte e a criança promove a integração entre diferentes manifestações artísticas


Na atividade A arte e a criança não faltaram tintas, pincéis, papéis, histórias, criatividade e muito aprendizado nas oficinas artísticas especialmente programadas para as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (séries iniciais). 

As crianças tiveram contato com diferentes linguagens, desenvolvendo o senso crítico, a autoexpressão e, também, a socialização, de maneira prazerosa e prática.

O folclore brasileiro foi tema de diversas ações que integraram o fazer artístico e às festividades regionais. A festa junina, por exemplo, uma das principais manifestações populares do País, fortalece laços culturais, afinal, não há quem não se anime com as danças, as brincadeiras e as deliciosas comidas típicas. No Laboratório de Arte do Colégio Objetivo foram disponibilizados diversos materiais para que os alunos criassem cenários representativos da festa com seus costumes, danças e tradições.

Os trabalhos deram origem a diversos painéis decorativos, expostos na festa junina das unidades Cantareira, Teodoro, Vergueiro e Paz. Entre as peças produzidas, estavam pipas de papel paraná, lanternas, bambolês decorados, flores com tecido de chita e estandartes em tecidos variados. No Objetivo Teodoro, foram confeccionadas violas inspiradas na pintura O violeiro, de Almeida Júnior, enriquecendo a bagagem cultural dos alunos e homenageando a música caipira.

As crianças do Objetivo Alphaville participaram de uma atividade interdisciplinar que reuniu Arte e vivências nas áreas de Natureza e Cultura, Matemática, Movimento e Língua Portuguesa. A contação da história O desenhista, de Elias José, foi o tema inspirador para as diferentes dinâmicas realizadas com a turma, como a confecção de um disco voador com materiais diversos e a produção de uma luneta. “As crianças brincaram com as produções, o que estimulou a imaginação e a criatividade”, comenta Andrea Cristina, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Alphaville.

Valores foi o tema trabalhado com as turmas do Objetivo Granja Viana. Os alunos foram divididos em quatro grupos, representando a primavera, o outono, o verão e o inverno. Utilizando recortes, eles criaram e pintaram galhos, pássaros, folhas e flores para dar vida a diferentes árvores de ipê, que simboliza o ciclo da vida e as mudanças de estações.

“A proposta foi, por meio da Arte, cuidar da parte interior das crianças, mostrar a importância de olhar, respeitar e ajudar o próximo, pois, assim como a árvore, todos nós somos passíveis de transformação”, explica a coordenado Simone Rodrigues.

Confira as fotos: